Lesões são uma realidade inerente ao mundo esportivo. Entretanto, quando negligenciadas ou causadas por falhas na segurança, podem resultar em consequências negativas para os atletas. Nesse contexto, a advocacia desportiva aparece como uma aliada. Ela atua oferecendo suporte legal especializado para garantir que os direitos dos atletas sejam protegidos em casos de lesões e buscas por indenizações. Leia nosso artigo e saiba mais!
Qual é a responsabilidade dos clubes e das organizações esportivas?
Para começar sobre o assunto, saiba que os clubes e as organizações esportivas, de forma geral, possuem responsabilidade a respeito desse tema. Isso porque eles têm o dever legal de garantir a segurança dos atletas tanto durante os treinamentos quanto durante as competições.
Dessa maneira, um primeiro aspecto é observar essa responsabilidade do clube. Por exemplo, em casos de negligências, com instalações inadequadas ou quando há falta de equipamentos de proteção necessários.
Mas não é só isso. Infelizmente, há casos em que até mesmo os clubes não estão cumprindo normas de segurança estabelecidas pelas autoridades esportivas ou legislação local. E isso é outro aspecto para ficar de olho, uma vez que é responsabilidade deles oferecer isto.
Como resultado deste descaso, novamente, podem surgir lesões, até mesmo graves. Existem protocolos de segurança que devem ser seguidos, de modo que ofereça mais segurança ao atleta enquanto estiver praticando esportes.
Quais são os procedimentos legais para buscar indenização por lesão?
Como vimos acima, muitas vezes os clubes ou organizações esportivas podem ser considerados culpados por algumas lesões que venham a ocorrer com atletas, já que possuem responsabilidades. Assim sendo, se este for o caso, o esportista pode buscar o seu direito. E, para isso, há procedimentos legais a serem seguidos.
Desse modo, para começar a entender melhor se você tem esse direito e quais são os procedimentos jurídicos, é necessário buscar auxílio de advogados especializados em advocacia desportiva. Eles podem auxiliar os atletas lesionados a buscar indenizações justas por danos físicos, emocionais e financeiros.
Ao mesmo tempo, é claro, estratégias jurídicas serão formuladas. Elas servem para calcular os danos, incluindo perda de salários, custos médicos e perda de oportunidades futuras, por exemplo.
Porém, se você pensa que tudo deve ser decidido em um processo lento e caro, está equivocado. Hoje em dia, a advocacia pode facilitar a resolução de disputas por meio de métodos alternativos, como mediação e arbitragem, evitando processos longos e custosos.
Por que contar com uma assessoria jurídica especializada para atletas?
Os advogados especializados podem ajudar os atletas a entender e negociar cláusulas de contratos para garantir proteção adequada em caso de lesões. Esses profissionais são experientes nisso, e acostumados a lidar com questões dessa natureza no seu dia a dia.
Isso acontece nos mínimos detalhes. Costuma ser feita, por exemplo, até mesmo a revisão de contratos de patrocínio e transferência para garantir disposições claras sobre responsabilidade por lesões.
Os recursos e conhecimentos que os advogados especializados têm são capazes de aumentar as chances de sucesso até mesmo em questões legais mais complexas. Isso, por sua vez, é crucial em qualquer batalha jurídica.
Afinal, você quer contar sempre com os melhores, não é mesmo? É como no esporte: quanto melhor e mais especializado for o profissional, mais chances ele terá de obter sucesso naquilo em que trabalha e está atrás.
Aqui na Advocacia Maria Pessoa somos especializados na advocacia desportiva, buscando sempre o melhor para o nosso cliente. Venha conhecer agora mesmo!
No Comments