A Europa é o lugar preferido dos atletas brasileiros quando falamos de jogar futebol no exterior. Nestes casos, como jogar futebol em Portugal após a pandemia tem sido uma dúvida muito frequente de quem quer voltar a participar de testes.
Embora a covid-19 esteja impondo restrições inclusive quando o assunto é de peneiras de futebol, isto em breve deve mudar, especialmente com o avanço da vacinação. Então, para entender melhor, siga lendo!
Saiba o que é preciso para jogar futebol em Portugal
Para começar essa publicação sobre como jogar futebol em Portugal após a pandemia, indico que você já deixe preparado tudo que puder com antecedência. Isto é, mesmo que agora não haja testes em função da covid-19, já vá se preparando.
Como já falamos antes, para quem procura vagas no futebol europeu, jogar futebol em Portugal talvez seja a melhor alternativa. Isso por uma série de fatores, que vão desde aspectos culturais até os mais burocráticos.
Neste caso, saiba que há uma convenção firmada entre Brasil e Portugal, a qual é chamada Estatuto da Igualdade. Levando em consideração o futebol, o que ela determina é que qualquer atleta de um país pode jogar no outro sem contar como estrangeiro.
Ou seja, você, como brasileiro, pode ir a Portugal atuar como jogador e não vai gastar nenhuma vaga do limite de estrangeiros da equipe. Assim, embora cada time possa ter apenas 4 jogadores “extra-comunitários” em campo, você não irá contar como um deles, e será como um nacional.
Além disso, outra facilidade para quem quiser jogar futebol em Portugal é que o país, assim como outros da União Europeia, também não considera extra-comunitário todos os cidadãos de países da própria União Europeia. Dessa forma, também fica de fora do limite de 4. Por isso, leve também esse fato em consideração caso você tenha dupla cidadania europeia.
Em resumo, o que você deve fazer, nesse momento, é já preparar toda a sua documentação. Então, separe o passaporte, os documentos dos responsáveis pelo atleta menor de idade, os documentos de dupla nacionalidade se tiver, etc.
Atente-se para a abertura dos testes após a pandemia
Agora falando mais especificamente sobre a covid-19 e sobre como jogar futebol em Portugal após a pandemia, você deve ter em mente que os clubes estão tendo o máximo de cuidado possível. Até mesmo por isso, não estamos tendo muitos testes no momento.
Ainda assim, como já falamos acima, você deve estar preparado para quando tudo voltar à normalidade. Só que, justamente em função da covid-19, ao que tudo indica, devemos ter alguns requisitos a mais para quem deseja participar de peneiras em Portugal, por exemplo.
Neste caso, a grande dica é que você já vá se preparando para fazer um teste de covid-19. Isto porque é bem provável que os clubes exijam uma prova de que o atleta não tem a doença enquanto está participando dos testes.
No retorno gradual dos clubes brasileiros durante a pandemia, por exemplo, isso já é uma realidade. Além disso, outra medida que tem sido adotada é reduzir o número de responsáveis e acompanhantes do jovem atleta.
Esteja vacinado para viajar
Uma última dica de como jogar futebol em Portugal após a pandemia é, em primeiro lugar, estar vacinado e, em segundo, continuar com as medidas de prevenção à covid-19.
Com relação à vacinação, é esperado que os países europeus continuem exigindo comprovante dos estrangeiros que entrem no continente. Ou seja, você precisará estar imunizado para ir a Portugal, ou então não conseguirá viajar.
Mesmo assim, sabemos que nenhuma vacina, para nenhuma doença, possui 100% de eficácia. Dessa forma, isso significa que, mesmo imunizado, você pode pegar covid-19, ainda que, claro, em quadros mais leves.
No entanto, como falei antes, é esperado que os clubes não permitam que atletas com a doença participem de testes, e inclusive devem pedir exames que atestem isso. Portanto, além de se vacinar, siga com as medidas de prevenção para evitar se contaminar.
Gostou de saber as medidas para jogar futebol em Portugal após a pandemia? Siga nosso blog para mais dicas!
No Comments