Um atleta em início de carreira precisa de dinheiro para comprar uniformes, realizar inscrições em eventos esportivos, custear despesas com médicos, fisioterapeutas e nutricionistas, entre outros gastos necessários para o desenvolvimento da sua carreira. Para custear essas despesas, é possível contar com o apoio financeiro de terceiros, mas você sabe como pedir patrocínio esportivo?
A falta de experiência e principalmente de contatos são dois fatores que influenciam fortemente na busca de patrocinadores. É por isso que os atletas em início de carreira e que querem crescer no esporte precisam de suporte de empresas e marcas que acreditem no seu potencial e ajudem na construção da sua história esportiva.
Neste artigo, você entenderá qual é a importância da captação de recursos para a carreira do atleta e o que precisa saber para buscar patrocínio esportivo no mercado. Ficou curioso? Então continue a leitura e descubra!
Qual é a relação entre a captação de recursos e a carreira do atleta?
A vida do atleta no Brasil não é tão simples, muitas vezes, é preciso conciliar trabalho, estudos e treino. O sonho de construir uma carreira está baseado na necessidade de ter disponibilidade financeira para cobrir os custos atrelados à rotina e aos compromissos do atleta.
Com uma rotina tão complicada, é comum que o desempenho do profissional não seja o esperado e isso faz com que milhares de pessoas desistam da prática do esporte profissionalmente, já que elas não alcançam os resultados pretendidos.
Dessa maneira, a captação de recursos via patrocínio é uma necessidade primordial, já que ela cobre custos com materiais, viagens, inscrições em campeonatos, tratamentos médicos, suplementação alimentar e tudo o que for necessário para a rotina do atleta no desempenho da prática esportiva.
Como o atleta pode buscar patrocínio esportivo no mercado?
Existem diversas alternativas para o atleta que deseja buscar patrocínio esportivo no mercado. Destacamos a seguir algumas das principais. Confira!
Patrocínio de empresas
O patrocínio de empresas é uma das formas mais conhecidas de apoio financeiro aos atletas. Ele ocorre quando uma empresa custeia financeiramente a carreira de um atleta, com fornecimento de materiais ou de dinheiro para cobrir as despesas.
Em troca, o atleta pode utilizar uniformes com a marca da empresa ou ainda realizar ações de marketing digital nas redes sociais, mencionando e indicando o seu patrocinador.
Crowdfunding
Outra modalidade de patrocínio que vem ganhando destaque nos últimos anos é o crowdfunding. Também conhecido como financiamento coletivo, esse tipo de solução possibilita que pessoas comuns contribuam financeiramente com projetos pessoais ou profissionais.
As campanhas são feitas em plataformas específicas e costumam oferecer recompensas para os doadores. A recompensa varia de acordo com as particularidades de cada financiamento.
Bolsa Atleta
A Bolsa Atleta é um benefício oferecido pelo governo federal e por alguns estados e municípios para atletas de alto rendimento. Os interessados podem se inscrever para concorrer a uma bolsa mensal pelo período de 12 meses.
Os valores podem variar de R$ 370 até R$ 15 mil no programa federal. Os critérios para obtenção da bolsa estão vinculados ao desempenho dos atletas no seu esporte e a possibilidade de conquistar campeonatos importantes.
Programa Atletas de Alto Rendimento
O programa, também conhecido como PAAR, foi criado pelo Ministério da Defesa em parceria com o Ministério do Esporte, e tem o objetivo de patrocinar atletas brasileiros com alto rendimento. Ele pode ser estendido para diferentes modalidades esportivas.
Caso aprovados, esses atletas são incorporados às Forças Armadas e passam a receber todos os benefícios de profissionais da área militar, tais como salário, férias e assistência médica.
Por que você deve ter um agente de futebol?
O agente de futebol, também conhecido como intermediário, é uma pessoa que pode ser física ou jurídica, devidamente registrada na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e que atua auxiliando jogadores na negociação, celebração, alteração, renovação de contratos e transferências de jogadores profissionais.
Alguns agentes prestam este serviço de forma gratuita, geralmente para atletas em início de carreira. Entretanto, o serviço pode ser oneroso, neste caso é firmado um contrato entre o atleta e o agente formalizando o serviço e incluindo o pagamento pela assessoria que geralmente gira em torno de 10% do valor das negociações.
O agente de futebol tem um papel importante na captação de patrocínios esportivos já que ele conhece o mercado e é responsável por negociar com empresas patrocinadoras acerca dos interesses do atleta.
O grande benefício de contratar este tipo de assessoria é que o profissional consegue adentar no mercado com mais facilidade em razão do grande número de contatos que o costuma ter, além disso, há outros pontos relevantes nos quais a sua ajuda se torna um diferencial.
Cuidado com a imagem do profissional
Para conseguir um bom patrocínio esportivo é imprescindível que o atleta tenha a sua imagem preservada. Envolvimento em escândalos e polêmicas é algo que incomoda muito os patrocinadores.
Desta maneira, o agente auxilia no sentido de orientar e organizar a rotina do atleta a fim de evitar este tipo de situação já que ela afeta muito a obtenção de patrocínios esportivos. Afinal, qual marca que estar associada à um atleta envolvido em polêmicas?
Busca pelas melhores empresas
Outro benefício do agente no momento da busca por patrocínio esportivo, está relacionado à busca pelas melhores empresas e o fechamento de parcerias em redes sociais. Como mencionamos, o conhecimento de mercado e a quantidade significativa de contatos, ajudam muito na hora de negociar com as melhores empresas.
O seu agente terá contato e acesso à empresas que têm interesse em patrocinar atletas e que já o fazem com outros profissionais. A busca pelas melhores empresas também faz diferença já que quanto maior o patrocínio, melhor.
É possível usar as redes sociais á favor do atleta?
A resposta é sim! As redes sociais se tornaram uma ferramenta poderosa na comunicação entre as pessoas. Os atletas podem usá-la como forma de aumentar sua renda, fazendo parceria com marcas que desejam associar o seu nome ao nome do atleta.
Geralmente, as grandes marcas procuram os agentes para fechar parcerias que podem envolver a compra de serviços de marketing ou a troca de marketing por outros serviços. Por exemplo, uma marca de tênis que patrocina o atleta para que ele apareça em suas redes sociais utilizando os produtos da marca.
Qual é a importância de uma assessoria jurídica neste processo?
A assessoria jurídica permite que os atletas profissionais tenham condições de organizar suas carreiras com planejamento legal e segurança jurídica.
Contar com o apoio de profissionais especializados é imprescindível para a manutenção e desenvolvimento de uma carreira como atleta. No que diz respeito ao patrocínio esportivo, além de orientar com relação à legislação, o apoio de advogados permite firmar contratos com empresas e patrocinadores, garantindo segurança e clareza nos direitos e deveres das partes envolvidas.
Agora que você já sabe como pedir patrocínio esportivo, que tal contar com o apoio de um advogado desportivo para a gestão jurídica da sua carreira? Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar na segurança e planejamento da sua carreira esportiva.
Somos especializados em Direito Desportivo. Maiores informações acesse o nosso site ou entre em contato nos telefones abaixo:
Fixo: (11)2403-3180
WhatsApp: (11) 97053-3654
No Comments