Direito Desportivo

Como pedir patrocínio esportivo? Confira como você pode fazer!

junho 10, 2020
como pedir patrocínio esportivo
Compartilhe este conteúdo

Um atleta em início de carreira precisa de dinheiro para comprar uniformes, realizar inscrições em eventos esportivos, custear despesas com médicos, fisioterapeutas e nutricionistas, entre outros gastos necessários para o desenvolvimento da sua carreira. Para custear essas despesas, é possível contar com o apoio financeiro de terceiros, mas você sabe como pedir patrocínio esportivo?

A falta de experiência e principalmente de contatos são dois fatores que influenciam fortemente na busca de patrocinadores. É por isso que os atletas em início de carreira e que querem crescer no esporte precisam de suporte de empresas e marcas que acreditem no seu potencial e ajudem na construção da sua história esportiva.

Neste artigo, você entenderá qual é a importância da captação de recursos para a carreira do atleta e o que precisa saber para buscar patrocínio esportivo no mercado. Ficou curioso? Então continue a leitura e descubra!

Qual é a relação entre a captação de recursos e a carreira do atleta?

A vida do atleta no Brasil não é tão simples, muitas vezes, é preciso conciliar trabalho, estudos e treino. O sonho de construir uma carreira está baseado na necessidade de ter disponibilidade financeira para cobrir os custos atrelados à rotina e aos compromissos do atleta.

Com uma rotina tão complicada, é comum que o desempenho do profissional não seja o esperado e isso faz com que milhares de pessoas desistam da prática do esporte profissionalmente, já que elas não alcançam os resultados pretendidos.

Dessa maneira, a captação de recursos via patrocínio é uma necessidade primordial, já que ela cobre custos com materiais, viagens, inscrições em campeonatos, tratamentos médicos, suplementação alimentar e tudo o que for necessário para a rotina do atleta no desempenho da prática esportiva.

Como o atleta pode buscar patrocínio esportivo no mercado?

Existem diversas alternativas para o atleta que deseja buscar patrocínio esportivo no mercado. Destacamos a seguir algumas das principais. Confira!

Leia mais:  O que é a nova liga brasileira de futebol discutida pelos clubes?

Patrocínio de empresas

O patrocínio de empresas é uma das formas mais conhecidas de apoio financeiro aos atletas. Ele ocorre quando uma empresa custeia financeiramente a carreira de um atleta, com fornecimento de materiais ou de dinheiro para cobrir as despesas.

Em troca, o atleta pode utilizar uniformes com a marca da empresa ou ainda realizar ações de marketing digital nas redes sociais, mencionando e indicando o seu patrocinador.

Crowdfunding

Outra modalidade de patrocínio que vem ganhando destaque nos últimos anos é o crowdfunding. Também conhecido como financiamento coletivo, esse tipo de solução possibilita que pessoas comuns contribuam financeiramente com projetos pessoais ou profissionais.

As campanhas são feitas em plataformas específicas e costumam oferecer recompensas para os doadores. A recompensa varia de acordo com as particularidades de cada financiamento.

Bolsa Atleta

A Bolsa Atleta é um benefício oferecido pelo governo federal e por alguns estados e municípios para atletas de alto rendimento. Os interessados podem se inscrever para concorrer a uma bolsa mensal pelo período de 12 meses.

Os valores podem variar de R$ 370 até R$ 15 mil no programa federal. Os critérios para obtenção da bolsa estão vinculados ao desempenho dos atletas no seu esporte e a possibilidade de conquistar campeonatos importantes.

Programa Atletas de Alto Rendimento

O programa, também conhecido como PAAR, foi criado pelo Ministério da Defesa em parceria com o Ministério do Esporte, e tem o objetivo de patrocinar atletas brasileiros com alto rendimento. Ele pode ser estendido para diferentes modalidades esportivas.

Caso aprovados, esses atletas são incorporados às Forças Armadas e passam a receber todos os benefícios de profissionais da área militar, tais como salário, férias e assistência médica.

Por que você deve ter um agente de futebol?

O agente de futebol, também conhecido como intermediário, é uma pessoa que pode ser física ou jurídica, devidamente registrada na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e que atua auxiliando jogadores na negociação, celebração, alteração, renovação de contratos e transferências de jogadores profissionais.

Leia mais:  Ética no esporte: conheça boas práticas sobre o assunto

Alguns agentes prestam este serviço de forma gratuita, geralmente para atletas em início de carreira. Entretanto, o serviço pode ser oneroso, neste caso é firmado um contrato entre o atleta e o agente formalizando o serviço e incluindo o pagamento pela assessoria que geralmente gira em torno de 10% do valor das negociações.

O agente de futebol tem um papel importante na captação de patrocínios esportivos já que ele conhece o mercado e é responsável por negociar com empresas patrocinadoras acerca dos interesses do atleta.

O grande benefício de contratar este tipo de assessoria é que o profissional consegue adentar no mercado com mais facilidade em razão do grande número de contatos que o costuma ter, além disso, há outros pontos relevantes nos quais a sua ajuda se torna um diferencial.

Cuidado com a imagem do profissional

Para conseguir um bom patrocínio esportivo é imprescindível que o atleta tenha a sua imagem preservada. Envolvimento em escândalos e polêmicas é algo que incomoda muito os patrocinadores.

Desta maneira, o agente auxilia no sentido de orientar e organizar a rotina do atleta a fim de evitar este tipo de situação já que ela afeta muito a obtenção de patrocínios esportivos. Afinal, qual marca que estar associada à um atleta envolvido em polêmicas?

Busca pelas melhores empresas

Outro benefício do agente no momento da busca por patrocínio esportivo, está relacionado à busca pelas melhores empresas e o fechamento de parcerias em redes sociais. Como mencionamos, o conhecimento de mercado e a quantidade significativa de contatos, ajudam muito na hora de negociar com as melhores empresas.

O seu agente terá contato e acesso à empresas que têm interesse em patrocinar atletas e que já o fazem com outros profissionais. A busca pelas melhores empresas também faz diferença já que quanto maior o patrocínio, melhor.

Leia mais:  A Regulação das Apostas Esportivas no Brasil: Oportunidades e Riscos Legais

É possível usar as redes sociais á favor do atleta?

A resposta é sim! As redes sociais se tornaram uma ferramenta poderosa na comunicação entre as pessoas. Os atletas podem usá-la como forma de aumentar sua renda, fazendo parceria com marcas que desejam associar o seu nome ao nome do atleta.

Geralmente, as grandes marcas procuram os agentes para fechar parcerias que podem envolver a compra de serviços de marketing ou a troca de marketing por outros serviços. Por exemplo, uma marca de tênis que patrocina o atleta para que ele apareça em suas redes sociais utilizando os produtos da marca.

Qual é a importância de uma assessoria jurídica neste processo?

A assessoria jurídica permite que os atletas profissionais tenham condições de organizar suas carreiras com planejamento legal e segurança jurídica.

Contar com o apoio de profissionais especializados é imprescindível para a manutenção e desenvolvimento de uma carreira como atleta. No que diz respeito ao patrocínio esportivo, além de orientar com relação à legislação, o apoio de advogados permite firmar contratos com empresas e patrocinadores, garantindo segurança e clareza nos direitos e deveres das partes envolvidas.

Agora que você já sabe como pedir patrocínio esportivo, que tal contar com o apoio de um advogado desportivo para a gestão jurídica da sua carreira? Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar na segurança e planejamento da sua carreira esportiva.

Somos especializados em Direito Desportivo. Maiores informações acesse o nosso site ou entre em contato nos telefones abaixo:

Fixo: (11)2403-3180

WhatsApp: (11) 97053-3654

Site: http://www.advocaciamariapessoa.com.br/

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply