Para os atletas, o suporte psicológico é tão importante quanto uma boa alimentação e preparação física. Afinal, a saúde mental e a saúde física são as duas faces do bem-estar e ambas precisam estar alinhadas na busca pelo equilíbrio. Isso mostra como a psicologia esportiva exerce um papel importante no desenvolvimento dos jogadores.
Apesar de ainda pouco divulgada, essa nova ciência do treinamento esportivo vem ganhando destaque na área do esporte. Vemos aumentar o número de psicólogos se especializando na área e que reconhecem sua importância na formação dos atletas.
Para saber mais sobre este assunto e entender a importância desse profissional para a carreira no esporte, continue a leitura!
O que é a psicologia esportiva?
Trata-se de uma área da ciência que lida com as emoções, os comportamentos e os pensamentos que influenciam o desempenho dos atletas. Não visa analisar o indivíduo em seu cotidiano, como outras áreas da psicologia, e sim considerar as atitudes significativas ao ambiente da prática esportiva.
Seu principal objetivo é melhorar a performance do atleta, por meio do controle das emoções e dos pensamentos prejudiciais em relação a si mesmo e aos demais membros da equipe.
Qual é o seu papel?
O papel do psicólogo do esporte depende do cenário em que ele atua e do objetivo do cliente. Para atletas de alto nível, sua atuação é focada em ajudar o indivíduo a atingir o estado mental que permita alcançar um melhor resultado. Para isso, o profissional orienta o cliente a controlar o estresse e a ansiedade, e gerar motivação para não desanimar diante de resultados insatisfatórios.
Como ela ajuda os jogadores em sua jornada?
Além da preparação física, técnica e tática, o preparo psicológico também é um fator importante que precisa ser trabalhado com a mesma atenção. Assim, a preparação psicológica deve ocorrer como parte do processo de treinamento, pois a variação de desempenho também se deve ao emocional dos atletas.
Quais são os pilares trabalhados pela psicologia esportiva?
O psicólogo esportivo não atua com psicologia clínica nem faz tratamento psicoterápico. Ele utiliza algumas estratégias que servem como pilares no seu trabalho e embasam o preparo pré-competição, como:
- estabelecimento de metas;
- técnicas de relaxamento;
- mentalização;
- motivação e automotivação;
- aumento da confiança;
- diminuição da tensão;
- controle da ansiedade;
- autoconhecimento;
- controle do foco.
Cabe lembrar que cada situação e cada modalidade exige um trabalho diferente, pois existem necessidades específicas que devem ser ponderadas para que os planejamentos e treinos atinjam os resultados desejados.
Como escolher um profissional da área?
Existem alguns critérios que valem a pena ser considerados para escolher adequadamente um psicólogo esportivo. O principal ponto é avaliar o quão qualificado esse profissional é. Isso pode ser verificado com uma análise dos cursos de especialização que ele tem. Vale ressaltar que, para atuar com a psicologia esportiva, é preciso se especializar na área após concluir a graduação em Psicologia.
Somente o curso superior não qualifica para essa atuação específica, sendo necessário se especializar nesse campo. Outro critério importante é avaliar a qualidade de atendimento desse profissional. Isso é facilmente verificado por meio das indicações de pessoas que já tenham sido atendidas por ele. As indicações demonstram a satisfação dos pacientes com o tratamento e os resultados obtidos.
A meta do psicólogo esportivo é compreender como os fatores psicológicos influenciam o desempenho físico. Para alcançar esse objetivo, ele precisa disponibilizar um tempo adequado de atendimento por paciente e uma duração suficiente do tratamento. Por isso, observe a duração do atendimento como um critério de escolha.
O ambiente esportivo é muito competitivo. Por isso, otimizar a performance para alcançar as metas no esporte é uma necessidade constante. Nesse sentido, a psicologia esportiva exerce um papel diferencial, pois impacta no resultado da preparação física, técnica e tática dos atletas.
Gostou das dicas que demos neste post? Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e ajude outras pessoas a conhecerem o papel da psicologia esportiva na preparação de atletas!
No Comments