Direito Desportivo

5 cuidados necessários com a condição física do atleta profissional!

maio 10, 2019
Tempo de leitura 3 min

Para um jogador de futebol profissional render nos campeonatos e treinos é necessário estar bem fisicamente, mas para chegar a esse desempenho excelente em campo, são necessários vários cuidados com a sua saúde.

Ou seja, a prática regular de atividades físicas beneficia e mantém o bom funcionamento do corpo e da mente, portanto promove saúde. Então, pensando nisso, neste artigo desenvolveremos o assunto sobre os cuidados necessários para a condição física do atleta profissional. Acompanhe!

Desenvolva a composição corporal

Primeiro de tudo, é buscar uma boa alimentação. Pois, refeições ricas em vitaminas, carboidratos, proteínas e gordura são as responsáveis por nutrir e promover o fortalecimento dos músculos, vasos sanguinos e demais partes do corpo.

Com a devida nutrição, a energia celular será maior ajudando no desempenho do atleta em campo e nos treinos, e ainda, ajudará na recuperação dos tecidos musculares esforçados durante as partidas. Por esses motivos, o ideal é planejar sua dieta!

Faça exercício de flexibilidade

O alongamento é uma dica para o início do treino esportivo. A condição física do atleta profissional terá um desempenho maior quando alongar os membros do corpo mais esforçados em partidas.

Ou seja, o alongamento promove a elasticidade do músculo e consequentemente evitará futuras lesões, com isso, facilita na agilidade e evita câimbras no atleta.

Faça exercício de força

Exercícios de força se referem à musculação, é a atividade que utiliza pesos para desenvolver a resistência do músculo.

Em relação a condição física do atleta profissional é desenvolvida com a frequência dessa atividade, pois com o tempo ficará mais forte, mais preparado e evitará lesões por falta de força do músculo.

Faça exercício de capacidade aeróbica

As atividades aeróbicas resume-se em atividades que fortalecem o aparelho respiratório do corpo humano, além dos órgãos cardiovasculares. São algumas dessas atividades:

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  • natação;
  • corrida;
  • pedalar;
  • polichinelos;
  • pular corda;
  • jump;
  • dança;
  • caminhada;
  • trote.

Portanto, qualquer atividade rítmica, que envolve grandes grupos musculares e que aumente a frequência cardíaca e cardiovascular, é denominada atividade aeróbica.

Essas práticas fazem as células, os órgãos, os sistemas e os músculos se beneficiam por meio da oxigenação de todos os tecidos do corpo, ou seja, essas atividades ajudam na circulação do oxigênio no corpo por inteiro, desde o pé ao cérebro, assim promovendo a melhora da condição física do atleta profissional.

Preserve o limite do corpo

Essa última dica é a mais importante! Tudo na vida exige desempenho, mas também exige descano.

A condição física de um atleta profissional será espetacular se ele respeitar o limite do seu corpo. Portanto, após desempenhar inúmeras atividades no treino ou em campo é necessário ter descanso do corpo para não fadigar os músculos e os demais órgãos.

Caso o contrário, o excesso de treino ocasionará lesões nos tecidos do corpo, facilitando um possível afastamento no atleta profissional de campo. Portanto, descanse! Tire um dia para você e suas atividades prazerosas.

Por fim, percebemos que a condição física do atleta profissional requer várias atividades simples, porém muito eficazes para a melhora do desempenho em campo.

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