É cada vez mais comum no esporte que os atletas tenham seus representantes. É neste sentido que atua o agente de futebol, que irá desempenhar este papel ao trazer oportunidades e ao defender os interesses do jogador.
No entanto, será que você sabe como escolher o seu agente? O que observar na hora de buscar o ideal? Para resolver este problema, separei alguns pontos que todo jogador deve observar. Leia para entender!
Entenda para que serve o agente de futebol
O primeiro passo para escolher o agente de futebol certo é saber o que de fato como este profissional atua. Afinal, somente assim você saberá o que pode ou não esperar que o seu agente faça, não é mesmo?
Os principais papeis do representante são os de defender o interesse do jogador, de forma geral, colocá-lo em evidência no mercado. Ou seja, ele atua em questões como a busca de novas oportunidades de transferência, viagens de testes, renovação de contrato e até mesmo na construção da imagem.
Sendo assim, somente no Brasil, por exemplo, existem mais de 200 agentes devidamente registrados. Eles fazem exatamente este papel, tanto com jogadores que desejam permanecer no país quanto com aqueles que realizam sua transferência internacional.
Dessa maneira, então, também é possível dizer que este representante acaba sendo um intermediário entre os clubes e o jogador. Esta função acaba sendo vista como benéfica tanto pelos jogadores (que têm mais contatos de clubes) quanto dos clubes (que possuem uma oferta maior e, em geral, pode tornar o processo até mais barato).
Saiba quem mais é representado por ele
Pois bem, agora que você já sabe como atua um agente de futebol, há uma nova etapa a cumprir. Para saber o quanto este profissional é sério, o ideal é encontrar outros atletas que também sejam representados por ele.
Com isso, você consegue entender melhor se este profissional realmente tem sucesso nas suas funções e se ele atua com valores éticos. Para isso, inclusive, se você conseguir contatar alguém que ele já representa, melhor ainda.
Observe se o agente de futebol é licenciado
Hoje em dia, há algumas licenças que o agente de futebol pode ter. Como falei antes, por exemplo, há mais de 200 somente no Brasil. Ao redor do mundo, em cada federação, também existem outros agentes cadastrados.
Neste caso, como saber se o seu empresário está devidamente licenciado? Na verdade, é simples: basta entrar no site da FIFA ou da federação/associação à qual ele diz fazer parte (como da CBF).
Em todo caso, é sempre indicado ter em mãos todos os dados relativos ao seu agente, seja ele brasileiro ou estrangeiro. Por exemplo, com nome completo, endereço, número do documento de identidade/passaporte, e-mail, etc. Assim, você fica preparado em emergências.
Não aceite irregularidades
Em quarto lugar, é importante que o jogador jamais aceite qualquer tipo de irregularidade vinda do seu agente. Este é um mau indício, uma vez que apenas atuando dentro da legislação o atleta tem suas garantias jurídicas.
No caso das transferências, por exemplo, é importante atuar dentro dos sistemas existentes. Isto é feito atuando nos sistemas TMS FIFA e ITC FIFA, como já expliquei em postagens anteriores.
Tenha uma boa assessoria jurídica
Por fim, tenha uma boa assessoria jurídica. Dessa forma, você vai garantir que tudo que está fazendo está dentro da legislação e que, de fato, seus interesses como atleta estão sendo respeitados.
Para isso, entre em contato com a Advocacia Maria Pessoa! Somos especializados em direito esportivo com assessoria a atletas, empresários e associações ligadas ao esporte. Clique aqui e converse conosco!
No Comments