Orientações Gerais

Como será o esporte depois da quarentena? Entenda!

agosto 4, 2020
como será o esporte depois da quarentena
Compartilhe este conteúdo

A pandemia atribuída ao Covid-19 (Coronavírus) tem gerado transtornos em todo o mundo, como restrições ao funcionamento de diversos tipos de negócios e também a pausa nas competições esportivas. Todos querem saber como será o esporte depois da quarentena, pois enquanto não houver uma vacina, diversos cuidados continuarão a ser tomados.

Isso porque, em especial em relação aos esportes, há muito contato físico e também aglomerações nas torcidas, nos treinos, nos vestiários e nos jogos. Por tratar-se de um vírus de fácil propagação e de relevante letalidade, não há como ignorá-lo e voltar à normalidade sem adotar medidas de prevenção.

Quer saber o que se espera para o futuro do esporte depois da quarentena? Reunimos as principais possibilidades, sendo que algumas já estão sendo colocadas em prática. Confira!

Higienização de espaços

Um dos principais cuidados que tem sido tomado desde a descoberta da Covid-19 é a higienização de roupas, ambientes e utensílios, seja das mãos, seja de outras partes do corpo. O álcool em gel passou a ser utilizado em larga escala, bem como a água sanitária e o sabão.

Após a quarentena na Espanha, um dos países mais atingidos pelo novo coronavírus, uma das medidas aplicadas pelo Barcelona foi a esterilização do vestiário do seu centro de treinamento. Tal iniciativa do clube catalão deve ser seguida por outros clubes, com o intuito de diminuir as chances de contaminação dos atletas.

Esse cuidado relacionado à higienização também deve ser estendido aos equipamentos utilizados em treinamentos, nas academias dos clubes, bem como os de uso e proteção pessoal, como os uniformes e caneleiras/joelheiras.

Testagem constante

Enquanto não houver a mencionada vacina, uma das formas de aumentar a segurança dos atletas em treinos será a testagem constante para se verificar se há ou não infecção por coronavírus.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

É um expediente relevante, dada a facilidade de transmissão e a existência de quadros assintomáticos, que é quando embora a pessoa esteja infectada, não apresenta sintomas, mas ainda assim pode transmitir a doença.

Caso o exame apresente resultado positivo, o atleta será colocado em isolamento e somente poderá voltar aos treinos após 14 dias, que é o prazo comum para a recuperação e para se afastar a possibilidade de transmissão do vírus. Isso, claro, se não houver maiores complicações no quadro clínico.

Leia mais:  O que é e como funciona o bolsa atleta? Saiba aqui!

Novos protocolos para treinamento

Outra medida adotada pelos clubes para a volta aos treinamentos é separar as equipes em grupos menores, que treinarão em dias e horários específicos. Em vez de se ter 22 jogadores treinando juntos, devem ser formados grupos com em média 6 jogadores em cada turno de treinamento.

Antes dos treinos também será necessário o uso das máscaras de proteção individual e durante os treinamentos deverá ser mantido o distanciamento entre os jogadores. Uma realidade bastante atípica para um esporte de contato como é o futebol, mas necessária enquanto houver riscos relacionados ao Covid-19.

Volta dos jogos

Nesse cenário apontado, ainda que a bola volte a rolar, como tem acontecido em alguns países, será mantido o distanciamento entre os jogadores e os portões se manterão fechados para o público. Futuramente, pode ser que o público volte a ser bem-vindo aos jogos, mas certamente sem estádios lotados e com o distanciamento entre os espectadores.

Seguir os novos protocolos é uma imposição cujo cumprimento é necessário nesses tempos de pandemia, a fim de preservar a saúde individual e também a da coletividade. No entanto, o que se sabe é que nenhuma pandemia dura para sempre e, em algum momento, o esporte voltará a ser como era antes.

Agora que você sabe como será o esporte depois da quarentena, curta nossa página no Facebook e receba novos conteúdos em primeira mão!

Powered by Rock Convert
Você sabe com quantos anos o menor pode assinar um contrato como jogador de futebol? Você sabe quais os direitos trabalhistas que o jogador de futebol possui? Nós, da Advocacia Maria Pessoa estamos à disposição para te auxiliar! Somos um escritório de Advocacia com assessoria jurídica desportiva especializada que conta com profissionais capacitados para as mais diversas demandas. Atuamos na área do Direito Desportivo, Direito Trabalhista, Direito Cível, Direito de Família e Direito Previdenciário. Podemos te auxiliar? Entre em contato conosco e agende sua visita em nosso escritório: (11) 2403-3180, (11) 97053-3654 (Whatsapp), e-mail: maria.pessoa.lima@terra.com.br . Ficaremos honrados em atendê-lo!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply