Orientações Gerais

Como treinar para se transformar no melhor jogador de base?

junho 15, 2022
Como treinar para se transformar no melhor jogador de base?
Compartilhe este conteúdo

Não tem segredo, se você deseja se tornar o melhor jogador de base, precisa treinar muito. Somente assim vai conseguir evoluir para um dia, então, conseguir finalmente se tornar um jogador de futebol profissional.

No entanto, qual é a melhor maneira de aproveitar o treinamento na base? O que o atleta deve fazer e o que deve evitar? Separamos algumas dicas para ajudá-lo a chegar mais perto do seu potencial, veja!

Treine fundamentos técnicos para melhorar como jogador de base

jogador de base

Em primeiro lugar, ter bons fundamentos é primordial para qualquer jogador de base que queira evoluir e se tornar profissional. Por isso, não basta apenas ir e jogar os treinos coletivos, sem se esforçar com o resto.

Pense, por exemplo, em atributos como passe, desarme, cabeceio, finalização e outros elementos básicos do futebol. Todos eles são fundamentos.

Agora, imagine um zagueiro que não sabe desarmar? Ou um atacante que não tem uma boa finalização? Em ambos os casos, é muito mais difícil que eles tenham sucesso no futebol, não é verdade?

Por isso, você deve se dedicar muito nos treinos de fundamentos. E, nesse caso, foque principalmente no que é mais importante para a sua posição, mas sem esquecer do resto. Tente ser um jogador completo.

Evolua o seu desempenho com o “pé ruim”

Um jogador que usa somente um pé, seja ele o esquerdo ou o direito, é muito mais previsível. Então, é como se esse atleta fosse “manco”, porque nunca é capaz de tomar qualquer ação com o pé ruim, seja passar ou finalizar, por exemplo.

Por essa razão, é sempre indicado treinar também esse seu pé ruim. Pense no que é mais eficaz: um atacante que é capaz de chutar bem com as duas pernas ou um atacante que somente chuta com um dos pés?

Leia mais:  Esquema tático no futebol: organizando o seu time

Se você é destro, por exemplo, e não sabe usar o pé esquerdo, sempre vai precisar virar o seu corpo. Isso faz com que o zagueiro já saiba qual pé deve marcar e que você vai perder boas oportunidades de bolas que vão cair na sua canhota. Portanto, treine para ser o melhor jogador de base!

Saiba se movimentar sem a bola

Quanto tempo um jogador de base ou profissional fica com a bola no pé? E quanto tempo fica sem ela? Perceba que a grande maioria do tempo você vai estar sem a bola. Portanto, não é somente com ela nos pés que você precisa ser bom.

Isso exige, então, que você saiba se movimentar sem a bola. Ou seja, estar bem posicionado para receber passes, saber marcar adequadamente, compor o time taticamente, etc.

Use os treinos para realmente melhorar como jogador de base

jogador de base

Por incrível que pareça, muitos atletas não conseguem sair de jogador de base para profissional porque não aproveitam os treinos. Não adianta ser muito promissor se você não consegue tornar isso em realidade.

Portanto, saiba a melhor forma de utilizar os treinos. Eles não servem para você se exibir com o que já sabe. Em vez de fazer isso, procure treinar aquilo que você ainda não é bom – como o pé ruim sobre o qual já falamos.

Siga as instruções do seu treinador

Nem sempre o treinador vai falar o que o jogador de base deseja ouvir. No entanto, ele é muito mais capacitado e é quem tem a função de orientá-lo da melhor maneira.

Dessa forma, ouvir o que o seu professor tem a dizer vai ajudar a evoluir o seu jogo. Ele tem um olhar diferente, por já estar há muito mais tempo no esporte e por já ter trabalhado com centenas de outros jovens atletas.

Leia mais:  Entenda o que é e qual a importância da psicologia esportiva

Além disso, é sempre muito importante estar atento aos aspectos burocráticos e jurídicos da sua carreira. Quando precisar de orientação, venha conhecer a Advocacia Maria Pessoa!

Você sabe com quantos anos o menor pode assinar um contrato como jogador de futebol? Você sabe quais os direitos trabalhistas que o jogador de futebol possui? Nós, da Advocacia Maria Pessoa estamos à disposição para te auxiliar! Somos um escritório de Advocacia com assessoria jurídica desportiva especializada que conta com profissionais capacitados para as mais diversas demandas. Atuamos na área do Direito Desportivo, Direito Trabalhista, Direito Cível, Direito de Família e Direito Previdenciário. Podemos te auxiliar? Entre em contato conosco e agende sua visita em nosso escritório: (11) 2403-3180, (11) 97053-3654 (Whatsapp), e-mail: maria.pessoa.lima@terra.com.br . Ficaremos honrados em atendê-lo!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply