Orientações Gerais

Aprenda como melhorar o seu condicionamento físico no futebol

fevereiro 18, 2022
Aprenda como melhorar o seu condicionamento físico no futebol
Compartilhe este conteúdo

Se os outros atletas conseguem correr mais do que você ou se você está cansando muito rápido, é sinal de que o seu condicionamento físico no futebol não está adequado. Por isso, é necessário melhorar.

Nestes casos, ter um condicionamento físico esportivo melhor é possível através de treinos específicos. Assim, são esses treinamentos que garantem que você vai ter mais fôlego para aguentar o exercício de alto rendimento por mais tempo. Leia e entenda!

Métodos de treinos físicos

condicionamento físico

Hoje em dia, existem muitos tipos de treino para o condicionamento físico no esporte. Dessa forma, por existirem tantos, você deve saber selecionar qual é o melhor para o seu caso. Afinal, cada um desses treinos visa aprimorar algo um pouco diferente.

Por exemplo, existem alguns que são voltados para prover mais velocidade e agilidade. Outros, no entanto, são específicos para aumentar a flexibilidade. Ainda, há aqueles que fornecem resistência ou coordenação, e assim por diante.

Ou seja, é necessário compreender quais habilidades motoras você deseja aprimorar. Então, a partir disso, será possível determinar qual tipo de movimento será realizado. Algumas opções são as descritas abaixo:

  • Barreiras para salto: o ideal é realizar duas a três séries, de 10 a 20 repetições, pulando as barreiras.
  • Cone: neste treino de agilidade, utilize de 8 a 10 cones espalhados em paralelo, a uma distância de alguns passos. Então, corra em volta deles, como num zigue-zague.
  • Corrida: a simples corrida de cerca de 30 minutos já é capaz de aumentar a sua resistência. Você pode optar também por intercalar minutos de maior intensidade com descanso.
  • Escalada: visando aumentar a agilidade, você pode colocar cordas de amarelinha no chão. Então, faça movimentos de dentro para fora, com 10 a 20 repetições.
Leia mais:  Agente de futebol: como escolher o seu?

Note que aqui temos apenas alguns exemplos. Contudo, para ter o melhor rendimento possível e melhorar seu condicionamento físico no futebol de forma segura, o ideal é treinar com um profissional de sua confiança para auxiliá-lo.

Dicas para aprimorar os treinamentos

Agora que você já sabe o principal sobre os treinos de condicionamento físico no futebol e no esporte em geral, vamos para algumas dicas. Dessa forma, é imprescindível que você siga algumas etapas para ter maior sucesso e evitar se lesionar.

Primeiramente, lembre-se sempre de realizar alongamentos e aquecer corretamente. Assim como fazer os exercícios da forma correta, isso é essencial para evitar que você tenha alguma lesão.

Além disso, seguindo nesta linha, evite realizar mais de um treino intenso por vez. Quanto mais cansada a musculatura estiver, maior será a propensão a lesões. Lembre-se, igualmente, de não fazer exercícios com cargas mais pesadas antes de treinos explosivos.

Outro fator importante tem a ver com a ordem dos treinos de futebol. É mais indicado que os de caráter técnico e/ou tático venham antes dos físicos para não prejudicar o aprendizado.

A tecnologia a favor do condicionamento físico no futebol

condicionamento físico

Para finalizar, saiba que a tecnologia é aliada do desempenho no esporte. E isso vale inclusive para quando falamos do condicionamento físico. Portanto, ela pode atuar como uma aliada importante.

Nos dias atuais, existem diversas ferramentas tecnológicas que podem ser empregadas com sucesso. Desse modo, por exemplo, podemos citar os softwares, a big data avaliando dados, as roupas e materiais esportivos que aprimoram desempenho, entre outros.

Portanto, o mínimo que você deve fazer é estar com as roupas e os materiais esportivos ideais para realizar o exercício a que está se propondo. Seja pela absorção do suor ou do impacto, por exemplo, eles ajudam a melhorar o seu rendimento.

Leia mais:  Quais as consequências legais para atletas flagrados em exames de antidoping?

Dessa forma, note que existem muitas maneiras de melhorar o seu rendimento através do condicionamento físico no futebol. Quer saber mais como melhorar para ser um jogador? Então clique aqui e veja mais publicações em nosso blog!

Você sabe com quantos anos o menor pode assinar um contrato como jogador de futebol? Você sabe quais os direitos trabalhistas que o jogador de futebol possui? Nós, da Advocacia Maria Pessoa estamos à disposição para te auxiliar! Somos um escritório de Advocacia com assessoria jurídica desportiva especializada que conta com profissionais capacitados para as mais diversas demandas. Atuamos na área do Direito Desportivo, Direito Trabalhista, Direito Cível, Direito de Família e Direito Previdenciário. Podemos te auxiliar? Entre em contato conosco e agende sua visita em nosso escritório: (11) 2403-3180, (11) 97053-3654 (Whatsapp), e-mail: maria.pessoa.lima@terra.com.br . Ficaremos honrados em atendê-lo!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply