Direito Desportivo

Entenda a função do árbitro de vídeo e seus direitos

junho 6, 2019
árbitro de vídeo
Compartilhe este conteúdo

A tecnologia cresceu nesta última década, e com ela vieram muitos benefícios. Um deles é o árbitro de vídeos, que prioriza a revisão de lances buscando a justiça entre as jogadas.

Pensando nesse novo assunto, neste artigo, vamos explicar sobre as funções do árbitro de vídeo e os seus direitos. Continue a leitura!

Como surgiu o VAR?

Na última Copa do Mundo, na Rússia, a Fifa (Federação Internacional de Futebol) implementou um sistema eletrônico chamado VAR (Video Assistant Referee), conhecido no Brasil como árbitro de vídeo.

Qual é o objetivo do VAR?

O VAR tem o objetivo de ajudar o árbitro que fica no meio do campo (árbitro principal), tomando as decisões de lances e atitudes duvidosas.

Portanto, esse sistema é gerenciado por uma equipe de juízes e ex-juízes de futebol. Os juízes ficam no meio do campo analisando a situação, e os ex-juízes ficam em uma sala com vários monitores de TV, atentos durante toda a partida.

Essa equipe conta com o auxílio de técnicos de vídeo para analisar os melhores ângulos do lance em dúvida, solicitando a revisão da jogada para suas conclusões.

Após os técnicos ampliarem o vídeo duvidoso, os árbitros analisam o vídeo e informam ao árbitro principal para rever o lance. Esse monitor de TV para revisão de jogadas fica na parte de fora do campo, apenas aguardando o juiz do campo para tomar a decisão.

A regra é o árbitro central pedir a revisão do lance fazendo gestos. O primeiro deles é colocar uma das mãos sobre a escuta no ouvido para indicar que está conversando com os VAR. Após entender que precisa realmente analisar o lance, o árbitro principal faz um desenho de um retângulo com as mãos, para definir que devem pausar o tempo para ele analisar o lance duvidoso.

Leia mais:  Qual é a alimentação adequada para o jogador de futebol de base?

Sempre será um posicionamento em conjunto entre todos os árbitros, tanto o principal quando os ex- árbitros que revisam os lances. Assim, é um trabalho em equipe objetivando a justiça entre as partidas. Lembrando que quem tem a decisão final sobre o lance é o arbitro principal.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Para a Fifa, o VAR somente é utilizado em momentos decisivos, que não foram claros para o juiz principal e para os seus assistentes na margem do campo devido à rapidez das jogadas.

Quis são os direitos dos profissionais envolvidos no árbitro de vídeo?

Os árbitros de futebol são profissionais desportivos e têm seus direitos garantidos por lei. Eles julgam os conflitos nos jogos com a intenção de eliminar possíveis controvérsias.

Qualquer pessoa com mais de 18 anos e em perfeitas condições físicas e mentais pode exercer essa profissão. A Lei de Arbitragem (lei nº 9307/93) não cria barreiras para o exercício da função de árbitro.

Por fim, no caso do VAR, como é algo novo e moderno, vem acompanhado de desacordos. Em uma competição de grande porte, como a Copa do Mundo, a remuneração do árbitro e o desempenho no trabalho são altos, com grandes exigências, ou seja, os níveis de impedimentos jurídicos poderão ser maiores.

No entanto, a profissão de árbitro é sempre rodeada de divergências. Sendo assim, é necessário um advogado especializado na área desportiva para a defesa em caso de descordo.

Logo, conforme este artigo, o árbitro de vídeo é importante para as partidas terem um final justo. Foi pensando nisso que explicamos a função dos árbitros de vídeo e seus direitos. Gostou do assunto? Assine nossa newsletter para saber mais.

Leia mais:  Quais os direitos do árbitro de futebol? Entenda!

Entre em contato com nosso escritório que daremos todas as informações para sanar suas dúvidas!

(11) 2403-3180
(11) 97053-3654 WHATSAPP

Site Oficial: http://www.advocaciamariapessoa.com.br/index.php

Contato EspecialistaPowered by Rock Convert
Você sabe com quantos anos o menor pode assinar um contrato como jogador de futebol? Você sabe quais os direitos trabalhistas que o jogador de futebol possui? Nós, da Advocacia Maria Pessoa estamos à disposição para te auxiliar! Somos um escritório de Advocacia com assessoria jurídica desportiva especializada que conta com profissionais capacitados para as mais diversas demandas. Atuamos na área do Direito Desportivo, Direito Trabalhista, Direito Cível, Direito de Família e Direito Previdenciário. Podemos te auxiliar? Entre em contato conosco e agende sua visita em nosso escritório: (11) 2403-3180, (11) 97053-3654 (Whatsapp), e-mail: maria.pessoa.lima@terra.com.br . Ficaremos honrados em atendê-lo!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply