Orientações Gerais

Esquema tático no futebol: organizando o seu time

março 22, 2022
esquema tático no futebol
Compartilhe este conteúdo

Um bom esquema tático no futebol oferece a organização necessária para a equipe. Dessa forma, é ele quem dita como os jogadores deverão atuar dentro de campo, também em acordo com o modelo de jogo.

Portanto, até mesmo para atletas é importante entender os conceitos básicos dos esquemas táticos. Assim, será possível ter uma compreensão mais precisa do que o treinador quer que você faça dentro de campo. Entenda!

O que é um esquema tático no futebol?

esquema tático no futebol

Um esquema tático no futebol é uma maneira de organizar a equipe. É claro que, dentro do campo, ninguém se comporta de uma forma completamente robótica.

Ainda assim, os esquemas são muito úteis porque dão uma ideia geral de quais devem ser os posicionamentos dos atletas e o que farão em campo. Isso diz respeito aos momentos ofensivos, defensivos e de transição.

Por certo, ao longo da história do futebol, foram criadas diversas posições. Com isso, também, uma série de esquemas táticos se desenvolveram, sendo alguns normalmente utilizados com ideias mais ofensivas e outros de forma mais defensiva.

No entanto, é importante salientar que, apenas pelo esquema, não há garantia de um time ofensivo ou defensivo. Portanto, não é porque joga com três zagueiros que a equipe necessariamente jogará recuada.

Neste caso, o sistema tático está relacionado com o modelo de jogo, sobre o qual falaremos mais adiante. Assim, a questão especial e os objetivos dentro do gramado se unem, complementando um ao outro.

Além disso, saiba que, em geral, os esquemas costumam ser categorizados por três números. O primeiro, diz respeito à quantidade de defensores; o segundo, à quantidade de meio-campistas; e o terceiro, à quantidade de atacantes.

Leia mais:  Quais são os meses da janela de transferências europeia no futebol?

Dessa forma, um 4-3-3, por exemplo, contém 4 atletas defensores, 3 no meio-campo e 3 atacantes. Outras formas comuns de organização das equipes são o 4-4-2, 4-2-3-1, 4-1-4-1, 4-1-3-2, 4-5-1, 3-5-2, 3-4-3, 5-4-1, entre outros.

O esquema e o modelo de jogo

Pois bem, na linha do que falei acima, o esquema tático no futebol é como uma espécie de organização inicial da equipe. Então, para que esse esquema se desenvolva, é necessário ter um modelo de jogo mais robusto.

Este modelo de jogo é o que dará a dinâmica necessária para que a tática flua. Isso requer muito treinamento orientado para o que o treinador deseja que a equipe faça no dia do jogo e como quer que ela se comporte em cada um dos momentos.

Ou seja, o modelo de jogo é como a equipe vai jogar. Pode ser que jogue no tiki taka do Barcelona, com um jogo mais direto, marcando pressão no campo de ataque, entre outros.

Em geral, um modelo de jogo, dentro do esquema tático no futebol, compreende o que a equipe irá fazer em cada um desses momentos do jogo:

  • Organização defensiva: a organização defensiva é, em resumo, como o time vai marcar enquanto o adversário tem a bola. Com uma linha bem recuada? Marcando pressão? Com uma linha de cinco na defesa? Conheça os tipos de marcação no futebol.
  • Organização ofensiva: por outro lado, aqui organiza-se o time quando ele detém o controle da bola. Ou seja, como irá atacar? Qual será a movimentação dos jogadores? Os passes serão mais diretos ou mais curtos?
  • Transição defensiva: bom, o ataque deu errado e a equipe perdeu a bola. Agora o adversário está com a posse da bola. Como o seu time irá reagir? Pressionar quem tem a bola? Recuar o mais rápido possível?
  • Transição ofensiva: por fim, a transição ofensiva ocorre quando o seu time recuperou a bola. O que ele fará agora? De que maneira irá atacar?
Leia mais:  Quais são as consequências das "drogas sociais" para jogadores de futebol?

Exemplo de como montar seu modelo e esquema

esquema tático no futebol

Agora que você já entendeu o que é um esquema tático no futebol e as ideias básicas de um modelo, é hora de tentar montar. Então, vamos começar com esse exercício mental e um exemplo para finalizar.

Primeiramente, responda as perguntas que fizemos nas seções anteriores. Portanto, como você quer que sua equipe se organize dentro de campo (tática)? E quais são os movimentos que deseja que ela faça em cada fase da partida (modelo)?

Vamos criar uma equipe imaginária. Digamos que ela irá jogar no 4-1-3-2. Aqui, a ideia básica é marcar por zona com a linha de 4 atrás, priorizando a defesa em bloco médio ou alto e tentando fazer com que o adversário leve sempre a bola para as laterais.

Assim que a bola é recuperada, a equipe deverá progredir com passes mais diretos, sempre priorizando inversões de jogo para pegar o adversário desprevenido e com atletas de velocidade. Caso o ataque tenha sido comprometido, o foco deverá ser na pressão intensa, tentando recuperar a bola o mais próximo do gol.

Entendeu melhor como funciona o esquema tático no futebol? Continue lendo nosso blog para aprender ainda mais sobre o esporte!

Você sabe com quantos anos o menor pode assinar um contrato como jogador de futebol? Você sabe quais os direitos trabalhistas que o jogador de futebol possui? Nós, da Advocacia Maria Pessoa estamos à disposição para te auxiliar! Somos um escritório de Advocacia com assessoria jurídica desportiva especializada que conta com profissionais capacitados para as mais diversas demandas. Atuamos na área do Direito Desportivo, Direito Trabalhista, Direito Cível, Direito de Família e Direito Previdenciário. Podemos te auxiliar? Entre em contato conosco e agende sua visita em nosso escritório: (11) 2403-3180, (11) 97053-3654 (Whatsapp), e-mail: maria.pessoa.lima@terra.com.br . Ficaremos honrados em atendê-lo!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply