Direito Desportivo

Ética no esporte: conheça boas práticas sobre o assunto

janeiro 28, 2020
ética no esporte
Compartilhe este conteúdo

Para manter a ordem nas relações sociais e evitar transgressões, é fundamental prezar pela ética nos mais diversos campos da atividade humana. Por ser importante em todos os setores da sociedade, ela exerce papel de destaque na prática desportiva, sendo indispensável desenvolver algumas ações que visem a ética no esporte.

Esses princípios morais garantem que o homem não ultrapasse alguns limites e mantenha o respeito ao próximo. Por isso, é importante que o atleta conheça as divisas éticas de sua atuação e evite situações que coloquem em risco seu bom relacionamento com a equipe e a sociedade.

Veja, a seguir, algumas práticas para trabalhar a ética no esporte!

Conheça o conceito de Fair Play

O Fair Play surgiu em 1896, nas Olimpíadas da Era Moderna em Atenas, como um conceito que se destaca pela ética no esporte. Ele se manifesta como respeito às regras, contra a prática de doping e no combate a atos de violência física e verbal. Além disso, engloba as noções de amizade e do espírito esportivo. 

Em tradução literal, Fair Play significa jogo justo, por isso seu conceito está totalmente ligado à ética, pois os jogadores buscam uma prática que não seja prejudicial ao adversário. Casos de violência, agressões e xingamentos não fazem parte de um ambiente saudável que preze pelo modo de agir com lealdade e justiça.

Pratique o trabalho colaborativo

Manter o espírito do trabalho em equipe é um modo de cooperação que estimula o crescimento dos indivíduos envolvidos por essa boa prática. Tanto um atleta individual quanto o participante de um time podem se beneficiar do trabalho colaborativo.

Vale ressaltar que boas atitudes contribuem para que outros atletas também passem a agir de forma colaborativa. Esses bons exemplos atingem outros participantes dos eventos esportivos, como o público e os árbitros. Cria-se uma corrente positiva que ultrapassa os limites do esporte.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Trabalhe com ética financeira

Na área esportiva, a ética financeira é conhecida como “Fair Play Financeiro”. Essa conduta foi criada em 2010 pela União das Associações de Futebol da Europa (UEFA), com o objetivo de incentivar o equilíbrio financeiro dos times. 

Os clubes e os atletas são estimulados a controlar suas despesas e ganhos nas contratações, a fim de evitar dívidas e analisar a origem do dinheiro utilizado nessas transações.

Leia mais:  Tribunal Arbitral do Esporte: o que é e como funciona?

Pratique atividades de team building

É importante cultivar as relações interpessoais para estreitar os vínculos e integrar os membros da equipe. Por isso, vale lançar mão de atividades de team building. Esse treinamento envolve a prática de dinâmicas e exercícios em grupo para fortalecer os laços entre os integrantes do time.

Evite as atitudes antiéticas

Durante uma partida, o atleta precisa superar muitos desafios rumo à vitória. Mesmo objetivando o sucesso, é importante que ele não se utilize de condutas antiéticas para alcançar seu objetivo. A vitória a qualquer custo não traz prestígio, muito pelo contrário.

Atletas que têm comportamentos sem moral passam uma imagem negativa e podem sofrer prejuízos na carreira em consequência disso. Dessa forma, é essencial que os jogadores não tomem atitudes antiéticas, como simular faltas ou tirar proveito de erros de arbitragem. Mesmo que, inicialmente, isso gere vantagens, é preciso agir com honestidade.

Para a construção de um ambiente ético, é importante considerar de que maneira o grupo pode contribuir com as boas relações. Seguir a ética no esporte deve ser um compromisso, com postura pautada nas regras morais da sociedade e da prática desportiva na qual atua. É preciso ser um modelo de conduta tanto para a equipe quanto para a torcida, e até mesmo para os adversários. Assim, o atleta se tornará um exemplo a ser seguido pela sociedade.

Gostou do nosso artigo? Agora que você conheceu mais sobre a ética no esporte, saiba o que é direito desportivo e como ele pode ajudar os jogadores!

Contato EspecialistaPowered by Rock Convert
Você sabe com quantos anos o menor pode assinar um contrato como jogador de futebol? Você sabe quais os direitos trabalhistas que o jogador de futebol possui? Nós, da Advocacia Maria Pessoa estamos à disposição para te auxiliar! Somos um escritório de Advocacia com assessoria jurídica desportiva especializada que conta com profissionais capacitados para as mais diversas demandas. Atuamos na área do Direito Desportivo, Direito Trabalhista, Direito Cível, Direito de Família e Direito Previdenciário. Podemos te auxiliar? Entre em contato conosco e agende sua visita em nosso escritório: (11) 2403-3180, (11) 97053-3654 (Whatsapp), e-mail: maria.pessoa.lima@terra.com.br . Ficaremos honrados em atendê-lo!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply