Orientações Gerais

Tudo que você precisa saber para jogar futebol na Argentina

janeiro 5, 2021
jogar futebol na Argentina
Compartilhe este conteúdo

Muitos jogadores brasileiros têm o sonho de ir para o exterior. Neste caso, jogar futebol na Argentina pode ser uma possibilidade, em função da proximidade dos países e dos valores culturais comuns entre brasileiros e argentinos.

Ainda que exista uma rivalidade, é certo que o futebol é valorizado tanto aqui quanto lá. Não é à toa, aliás, que os dois maiores jogadores da história saíram destes países. Agora, para saber como jogar futebol na Argentina, siga lendo!

Como funciona o futebol argentino

Antes de mais nada, é importante saber como funciona o futebol argentino. Afinal, a forma através da qual ele está estruturado é importante para saber em que ambiente você irá se inserir.

Dito isso, o órgão regulador do futebol no país é a Asociación del Fútbol Argentino (AFA), que seria como a CBF do país. Sendo uma das instituições de futebol mais antigas da história, foi criada no ano de 1893.

Inclusive, a Argentina foi o terceiro país do mundo a estruturar ligas de futebol, apenas ficando atrás de Inglaterra e Holanda. Com relação ao futebol feminino, também é organizado há um certo tempo, desde 1991, e a seleção nacional já conta com títulos importantes.

Agora, como funcionam as ligas de futebol no país? Pois bem, elas são divididas em cinco divisões. A Primera División é equivalente à nossa série A, contando com 24 equipes.

Abaixo dela, há a Primeira Nacional, que é equivalente à segunda divisão. Já, nas divisões inferiores, tem-se a Primera B, a Primera C e a Primera D, que são chamadas popularmente de “zonas metropolitanas”, por contarem com clubes menores e locais.

Além disso, é claro, existem os torneios de futebol de base, além da Copa da Argentina, dos torneios de futebol feminino e os amadores. Ainda, a AFA também organiza o futsal argentino.

Leia mais:  Entenda a importância de contar com um agente de jogador de futebol

Os estrangeiros no país

jogar futebol na Argentina

Agora que já falamos sobre a estruturação para quem quer jogar futebol na Argentina, é hora de falar mais especificamente sobre os estrangeiros por lá. Isto é importante para avaliar se os argentinos costumam receber bem ou não atletas vindos de outros países.

Neste sentido, há uma notícia boa. De fato, a AFA e os clubes do país tendem a receber bem os jogadores de outros países. Somente no ano de 2019, por exemplo, eram mais de 100 jogadores profissionais do exterior por lá.

Com relação às regras, elas também são permissíveis para os times que desejem contratar atletas do exterior. Isto porque a AFA permite que cada equipe registre 6 desses jogadores e leve 5 a cada partida.

Ou seja, é mais ou menos como no Brasil, em que, embora cada equipe possa registrar quantos atletas quiser, só pode levar 5 a campo. Isso permite que muitos atletas do exterior possam ser contratados pelos clubes argentinos.

Documentos para jogar futebol na Argentina

jogar futebol na Argentina

Se é verdade que o futebol do país vizinho está aberto aos estrangeiros, esta realidade parece ser desconhecida pelos brasileiros. Isto porque, em geral, são poucos que vão jogar futebol na Argentina.

Entre os poucos jogadores profissionais do passado recente, estão Tiago Pagnussat, zagueiro ex-Atlético MG e ex-Bahia, e Guilherme Parede, atacante ex-Coritiba, ex-Internacional e ex-Vasco.

O argumento destes jogadores, que já deram entrevistas alegando que há desconhecimento e preconceito dos atletas brasileiros, parece verdade. A documentação não é mais complicada do que quem deseja jogar futebol em outros países.

Na verdade, basta seguir procedimentos internacionais da FIFA, como o TMS e o ITC. Assim, é importante que o atleta que deseja jogar futebol na Argentina, assim como em qualquer outro país, siga os procedimentos oficiais.

Leia mais:  6 vantagens da dupla cidadania para atletas e jogadores de futebol

Para isso, o melhor é que o jogador tenha o apoio de uma assessoria jurídica. Um profissional do direito esportivo poderá ajudá-lo a evitar problemas e garantir uma transferência segura.

Para isso, venha conversar conosco. Clique aqui e veja como entrar em contato!

Você sabe com quantos anos o menor pode assinar um contrato como jogador de futebol? Você sabe quais os direitos trabalhistas que o jogador de futebol possui? Nós, da Advocacia Maria Pessoa estamos à disposição para te auxiliar! Somos um escritório de Advocacia com assessoria jurídica desportiva especializada que conta com profissionais capacitados para as mais diversas demandas. Atuamos na área do Direito Desportivo, Direito Trabalhista, Direito Cível, Direito de Família e Direito Previdenciário. Podemos te auxiliar? Entre em contato conosco e agende sua visita em nosso escritório: (11) 2403-3180, (11) 97053-3654 (Whatsapp), e-mail: maria.pessoa.lima@terra.com.br . Ficaremos honrados em atendê-lo!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply