Orientações Gerais

Entenda o que é a medicina desportiva e sua importância para os atletas

dezembro 2, 2019
medicina desportiva
Tempo de leitura 4 min

Que cuidar da saúde é fundamental para ter qualidade de vida, você já sabe. Mas, o que talvez ainda não tenha conhecimento, é de que a medicina desportiva tem grande importância na manutenção do bom funcionamento do corpo do indivíduo, atleta ou não.

Afinal, o exercício físico está inserido na vida de muitas pessoas, mesmo que elas não façam disso profissão. Nesse sentido, entender a influência das práticas esportivas na saúde também é importante.

Se você quer entender o conceito e a importância da medicina desportiva, além dos exames mais comuns, continue a leitura.

O que é e qual o papel da medicina desportiva?

A medicina desportiva consiste no ramo médico que estuda a influência da prática ou da ausência do exercício físico sobre a saúde das pessoas. Assim, ela serve tanto para quem realiza esse tipo de atividade profissionalmente, quanto para quem o faz por hobby ou para manter a boa saúde do organismo.

Nesse sentido, essa área busca compreender como o corpo se comporta durante a caminhada, a corrida, a natação, o tênis, o futebol, o vôlei etc. E, mais do que isso, ela também analisa as possíveis lesões que podem ocorrer nessas situações.

O objetivo é entender cada fenômeno e, com isso, desenvolver métodos adaptados para os praticantes de determinado esporte, evitando agravamento de condições físicas desfavoráveis. Ainda, busca-se promover pesquisas para buscar tratamentos e curas adequados a cada estado de saúde.

Qual é a sua importância para os atletas?

Talvez mais conhecida pelo atleta profissional, a medicina desportiva é muito importante para ele. Afinal, ela é capaz de garantir melhor desempenho, à medida em que proporciona cuidados para o corpo dos profissionais que dependem dele para obter o seu sustento. Com isso, ela consegue evitar ou amenizar os efeitos de lesões, impedindo interrupções que prejudiquem a carreira deles.

Ela também tem grande relevância para os praticantes amadores de atividades físicas, porque essa área médica atende pacientes que buscam uma melhor execução em suas práticas, fazendo, inclusive, uma avaliação antes e depois delas, garantindo mais segurança em questões físicas.

Powered by Rock Convert

Até mesmo pessoas ainda sedentárias podem se beneficiar das vantagens que a medicina desportiva oferece. Ela é capaz de lidar com casos de obesidade, problemas cardíacos, diabetes, asma, entre outros, indicando o exercício físico e a intensidade mais adequados a cada condição.

Quais são os exames mais comuns?

Nessa especialidade, uma análise completa acerca da saúde do paciente é sempre importante. Isso serve para garantir que a prática esportiva não vá proporcionar ou agravar um problema provável ou já existente.

Assim, em primeiro lugar, é feita uma anamnese completa, por meio da qual o médico busca saber o histórico do paciente, questionando a condição de saúde de parentes e a da própria pessoa, envolvendo doenças crônicas. É importante, ainda, verificar a ocorrência de dores no peito, falta de ar, desmaios, tonturas etc. durante a prática de atividades físicas.

Depois, é recomendado fazer exames como:

  • Eletrocardiograma;
  • Teste ergométrico;
  • Hemograma.

Eles servirão para observar o funcionamento do coração, além dos efeitos cardiovasculares e as respostas gerais do indivíduo diante de um esforço progressivo. Também para verificar a composição do sangue, a partir das hemácias, dos leucócitos e das plaquetas.

Dessa forma, pode-se perceber que o cuidado com a saúde é relevante em qualquer situação, mais ainda quando se trata da prática de atividades físicas. Nisso está a importância da medicina esportiva, voltada para o cuidado de atletas profissionais ou amadores. É ela quem investiga as causas de problemas como lesões físicas, além de buscar métodos de prevenção e cura para eles.

No entanto, você deve ter compreendido que ela não se restringe a quem já é adepto do exercício físico. Esse ramo também é fundamental para pessoas sedentárias ou com doenças crônicas. É ele que vai garantir que o início da prática ocorra de maneira segura e que seus efeitos sejam mesmo eficientes. Tudo isso gera uma rotina saudável e a tão sonhada qualidade de vida.

Por falar no assunto, o Direito Desportivo é outra ciência bastante ligada à prática esportiva. Entenda o que é e como ele pode ajudá-lo!

Sem comentários

Deixe um comentário