Orientações Gerais

O que fazer se meu filho quer ser jogador de futebol? Entenda!

janeiro 24, 2022
meu filho quer ser jogador de futebol
Compartilhe este conteúdo

Um dos grandes sonhos da maioria das crianças é ser atleta. Por isso, uma pergunta muito comum é a seguinte: o que faço se meu filho quer ser jogador de futebol? Devo estimular ou interromper o sonho dele?

Na verdade, assim como já falamos em outras publicações, a melhor idade para começar é mesmo desde cedo. Portanto, a maior dúvida se torna sobre como fazer isso. Leia até o final para entender melhor!

Meu filho quer ser jogador de futebol, e agora?

meu filho quer ser jogador de futebol

Pois bem, vamos começar pelo início, certo? Se a sua dúvida é essa, se você se pergunta “o que fazer se meu filho quer ser jogador de futebol”, o primeiro passo é entender o sonho da criança.

É certo que existem muitas incertezas nessa carreira. Por exemplo, será que vou ter dinheiro para bancá-lo? Será que ele não vai acabar triste e arrependido caso não consiga alcançar o seu sonho de ser atleta?

Na verdade, a maioria das crianças gosta mesmo de jogar futebol, ainda que seja somente como lazer. Além disso, como todos sabemos bem, praticar esportes faz muito bem à saúde. Ainda mais hoje em dia, em que as redes sociais, os computadores e os celulares prendem muito a atenção dos jovens.

Sendo assim, saiba que inclusive a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que crianças realizem pelo menos 2h de atividades físicas por dia. Isso serve para garantir o desenvolvimento do corpo.

Ademais, as atividades físicas fortalecem o sistema cardiovascular, o neurológico, o muscular e o ósseo. Outro ponto positivo é que ensina os jovens a trabalharem em equipe e até mesmo a lidarem com o sofrimento das derrotas – afinal, não se pode vencer sempre.

Leia mais:  Quero jogar futebol na Escandinávia: como fazer?

Dessa forma, estimular a prática do esporte é sim saudável sob todos os sentidos. No entanto, não prometa à criança que ela irá se tornar igual ao ídolo dela. Por certo, ela pode visar ser como ele, mas deve saber que existe um longo caminho para percorrer.

Ou seja, seu filho não precisa visar ser um atleta de alto nível para se beneficiar da prática desse esporte. Por isso, note que é recomendável por uma série de razões, sobretudo se ele gosta do futebol.

Como estimular a carreira

Bom, se estamos falando sobre o tema “meu filho quer ser jogador de futebol”, inevitavelmente chegamos ao tema da carreira. Então, como a família pode fazer para ajudar desde cedo nessa jornada?

Primeiramente, é altamente aconselhável estimular a prática do esporte. Por isso, coloque a criança em escolhinhas, por exemplo, visando o seu desenvolvimento.

Por lá, deverão praticar os treinos específicos para crianças. Isso, então, já deverá ajudar a desenvolver técnica e taticamente. Além disso, vai ajudar seu filho a identificar a posição em que mais gosta de jogar.

Além disso, outra necessidade é ser visto pelas grandes equipes. Neste caso, um dos meios mais comuns é através das chamadas peneiras de futebol. Nelas, os jovens se inscrevem para serem observados e, se tudo correr bem, serem chamados aos clubes.

Ainda assim, é importante saber que nem sempre se passa na primeira peneira. Isto é até mesmo incomum. Inclusive grandes jogadores do futebol mundial, como o ex-lateral da seleção Cafu, foram rejeitados em diversos testes até serem aceitos.

Por isso, caso você tenha também a dúvida sobre o que fazer quando “meu filho quer ser jogador de futebol e não passa em peneiras”, a dica é continuar tentando. Assim, ajude-o a entender o que deu errado para tentar corrigir para a próxima.

Leia mais:  Aprenda quais são os principais tipos de marcação no futebol

A importância de uma assessoria jurídica

meu filho quer ser jogador de futebol

Por fim, saiba que existem alguns profissionais que têm como função auxiliar os jogadores, inclusive os mais jovens. Portanto, para finalizar essa publicação que responde à dúvida do que fazer se meu filho quer ser jogador de futebol, vamos falar deles.

Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre o agente de futebol, profissional o qual atua como um representante do atleta. Na prática, eles ajudam a defender os interesses do jogador, como na busca por um clube ou nas renovações contratuais.

Além disso, porém, existe algo que chamamos de assessoria jurídica no futebol. Neste caso, então, o objetivo é evitar que o atleta seja prejudicado em relações contratuais. Assim, o auxílio se dá nas negociações, na análise das cláusulas dos contratos e no suporte legal nas mais variadas formas.

Caso seu filho queira ser atleta profissional, venha conhecer a Advocacia Maria Pessoa! Somos especializados na assessoria jurídica de atletas e atuamos no mercado há mais de 28 anos.

Você sabe com quantos anos o menor pode assinar um contrato como jogador de futebol? Você sabe quais os direitos trabalhistas que o jogador de futebol possui? Nós, da Advocacia Maria Pessoa estamos à disposição para te auxiliar! Somos um escritório de Advocacia com assessoria jurídica desportiva especializada que conta com profissionais capacitados para as mais diversas demandas. Atuamos na área do Direito Desportivo, Direito Trabalhista, Direito Cível, Direito de Família e Direito Previdenciário. Podemos te auxiliar? Entre em contato conosco e agende sua visita em nosso escritório: (11) 2403-3180, (11) 97053-3654 (Whatsapp), e-mail: maria.pessoa.lima@terra.com.br . Ficaremos honrados em atendê-lo!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply