Orientações Gerais

O que são e-Sports? Quais as principais modalidades?

maio 7, 2022
O que são e-Sports? Quais as principais modalidades?
Compartilhe este conteúdo

Os esportes eletrônicos, ou e-Sports, como também são chamados, estão cada vez mais populares. Por isso, é bem provável que você já tenha ouvido esse termo por aí, ainda que não entenda exatamente o que ele significa.

Então, para acabar de vez com as dúvidas, preparamos esta publicação sobre o que são e-Sports. Afinal, como eles podem ser definidos? Quais são os principais games que existem atualmente? E os principais campeonatos? Entenda!

O que é um e-Sport?

e-Sports

Para começar, saiba que existem alguns termos diferentes utilizados para se referir aos esportes eletrônicos. Eles podem ser conhecidos como ciberesporte ou, mais costumeiramente, como e-ports (com hífen ou na forma de eSports).

Embora eles sejam bastante atuais, o seu histórico vem de algumas décadas. Isso porque a primeira competição esportiva de jogos eletrônicos ocorreu em 1972, nos Estados Unidos, tendo como premiação uma revista.

Após isso, em 1980, a Atari, bem conhecida pelos mais experientes, começou a organizar o Space Invaders Championship, que chegou a reunir cerca de 10 mil pessoas nos Estados Unidos. Já, nos anos 1990, a Nintendo, também nos EUA, cria a Nintendo World Championships.

Em seguida, é a partir dos anos 2000 que vemos um grande aumento das modalidades e competições de e-Sports. Além disso, esses torneios romperam a barreira dos EUA e passaram a surgir em todo mundo, com alcance internacional.

Junto com esse crescimento, o mercado começou a se desenvolver bastante. Assim, passaram a surgir novas modalidades, empresas e times voltados especificamente aos eSports, novos patrocinadores, entre outros.

Ademais, outro combustível importante para que esses jogos eletrônicos se popularizassem foi o crescimento do streaming. Para quem não sabe, essa é uma forma de transmissão, como acontece na Twitch, por exemplo. É a partir delas que as transmissões acontecem.

Leia mais:  Entenda quais são as funções do intermediário no futebol

Hoje em dia, campeonatos como o The International do DOTA, o League of Legends World Championship e os Majors de CS:GO, por exemplo, lotam ginásios no mundo todo. Além disso, chegam a milhões de visualizações das partidas.

Tipos de games nos e-Sports

eSports

Assim como falamos acima, os e-Sports cresceram ao longo das últimas décadas. Mas, afinal, o que significa ser um esporte eletrônico? Como um jogo pode ou não ser caracterizado nesta modalidade?

Perceba, então, que é necessário traçar limites. Portanto, para um game ser eSport, é necessário que aconteça em plataformas digitais, com competidores e uma audiência. Vale ressaltar que eles podem ser jogados em equipes ou individualmente.

Dessa forma, há inúmeros jogos que podem se enquadrar nessas classificações. Abaixo, separamos alguns dos principais por gênero. Veja:

First Person Shooter (FPS)

Os e-Sports do tipo FPS são, em síntese, aqueles jogos de tiro, jogados na perspectiva do jogador (primeira pessoa). Entre os principais exemplos atuais, estão o Counter Strike: Global Offensive, o Overwatch e o Rainbow 6.

No caso do Brasil, o histórico é positivo nestas modalidades. Além de ser bastante competitivo no R6, o passado é de glórias no Counter Strike. Ainda no CS 1.6 (uma das versões anteriores), o país chegou a ser campeão mundial, fato que já se repetiu duas vezes no CS:GO.

Esportes nos e-Sports

Por que não eSports que simulam esportes? Desse modo, atualmente o futebol é a principal categoria que serve de exemplo. Assim, os dois principais títulos são os já conhecidos FIFA e Pro Evolution Soccer (PES).

Multiplayer Online Battle Arena (MOBA)

Os e-Sports da categoria MOBA são, talvez, os mais populares. Eles têm aspectos de ação, além de combinarem estratégia. Hoje em dia, o Defense of the Ancients 2 (DOTA 2) e o League of Legends (LoL) são os dois principais.

Leia mais:  Entenda o que é e qual a importância da psicologia esportiva

Dessa maneira, esses dois games, junto com outros como o CS:GO, estão entre os que mais premiam, chegando a milhões de dólares.

Battle Royale

Provavelmente você já ouviu falar do Fortnite, do PlayerUnknown’s Battlegrounds ou do Free Fire, não é verdade? Esses games são enquadrados na categoria de esports Battle Royale, tendo o objetivo de sobrevivência.

Algo interessante é que alguns deles não precisam de super computadores ou consoles. É o caso do Free Fire, por exemplo, que pode ser jogado diretamente do celular.

Jogos de luta

Para finalizar entre as principais categorias de esportes eletrônicos, temos os jogos de luta. Ainda que o Street Fighter seja provavelmente o mais conhecido, existem outros, como o Super Smash Bros e o Dragon Ball.

Você já conhecia os eSports? Conhece algum que não está em nossa lista? Comente!

Você sabe com quantos anos o menor pode assinar um contrato como jogador de futebol? Você sabe quais os direitos trabalhistas que o jogador de futebol possui? Nós, da Advocacia Maria Pessoa estamos à disposição para te auxiliar! Somos um escritório de Advocacia com assessoria jurídica desportiva especializada que conta com profissionais capacitados para as mais diversas demandas. Atuamos na área do Direito Desportivo, Direito Trabalhista, Direito Cível, Direito de Família e Direito Previdenciário. Podemos te auxiliar? Entre em contato conosco e agende sua visita em nosso escritório: (11) 2403-3180, (11) 97053-3654 (Whatsapp), e-mail: maria.pessoa.lima@terra.com.br . Ficaremos honrados em atendê-lo!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply