Orientações Gerais

Entenda o que é e qual a importância da psicologia esportiva

fevereiro 12, 2020
psicologia esportiva
Compartilhe este conteúdo

Para os atletas, o suporte psicológico é tão importante quanto uma boa alimentação e preparação física. Afinal, a saúde mental e a saúde física são as duas faces do bem-estar e ambas precisam estar alinhadas na busca pelo equilíbrio. Isso mostra como a psicologia esportiva exerce um papel importante no desenvolvimento dos jogadores.

Apesar de ainda pouco divulgada, essa nova ciência do treinamento esportivo vem ganhando destaque na área do esporte. Vemos aumentar o número de psicólogos se especializando na área e que reconhecem sua importância na formação dos atletas.

Para saber mais sobre este assunto e entender a importância desse profissional para a carreira no esporte, continue a leitura!

O que é a psicologia esportiva?

Trata-se de uma área da ciência que lida com as emoções, os comportamentos e os pensamentos que influenciam o desempenho dos atletas. Não visa analisar o indivíduo em seu cotidiano, como outras áreas da psicologia, e sim considerar as atitudes significativas ao ambiente da prática esportiva.

Seu principal objetivo é melhorar a performance do atleta, por meio do controle das emoções e dos pensamentos prejudiciais em relação a si mesmo e aos demais membros da equipe.

Qual é o seu papel?

O papel do psicólogo do esporte depende do cenário em que ele atua e do objetivo do cliente. Para atletas de alto nível, sua atuação é focada em ajudar o indivíduo a atingir o estado mental que permita alcançar um melhor resultado. Para isso, o profissional orienta o cliente a controlar o estresse e a ansiedade, e gerar motivação para não desanimar diante de resultados insatisfatórios.

Como ela ajuda os jogadores em sua jornada?

Além da preparação física, técnica e tática, o preparo psicológico também é um fator importante que precisa ser trabalhado com a mesma atenção. Assim, a preparação psicológica deve ocorrer como parte do processo de treinamento, pois a variação de desempenho também se deve ao emocional dos atletas.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Quais são os pilares trabalhados pela psicologia esportiva?

O psicólogo esportivo não atua com psicologia clínica nem faz tratamento psicoterápico. Ele utiliza algumas estratégias que servem como pilares no seu trabalho e embasam o preparo pré-competição, como:

  • estabelecimento de metas;
  • técnicas de relaxamento;
  • mentalização;
  • motivação e automotivação;
  • aumento da confiança;
  • diminuição da tensão;
  • controle da ansiedade;
  • autoconhecimento;
  • controle do foco.
Leia mais:  Conheça e se inspire com as histórias de 5 atletas femininas

Cabe lembrar que cada situação e cada modalidade exige um trabalho diferente, pois existem necessidades específicas que devem ser ponderadas para que os planejamentos e treinos atinjam os resultados desejados.

Como escolher um profissional da área?

Existem alguns critérios que valem a pena ser considerados para escolher adequadamente um psicólogo esportivo. O principal ponto é avaliar o quão qualificado esse profissional é. Isso pode ser verificado com uma análise dos cursos de especialização que ele tem. Vale ressaltar que, para atuar com a psicologia esportiva, é preciso se especializar na área após concluir a graduação em Psicologia.

Somente o curso superior não qualifica para essa atuação específica, sendo necessário se especializar nesse campo. Outro critério importante é avaliar a qualidade de atendimento desse profissional. Isso é facilmente verificado por meio das indicações de pessoas que já tenham sido atendidas por ele. As indicações demonstram a satisfação dos pacientes com o tratamento e os resultados obtidos.

A meta do psicólogo esportivo é compreender como os fatores psicológicos influenciam o desempenho físico. Para alcançar esse objetivo, ele precisa disponibilizar um tempo adequado de atendimento por paciente e uma duração suficiente do tratamento. Por isso, observe a duração do atendimento como um critério de escolha.

O ambiente esportivo é muito competitivo. Por isso, otimizar a performance para alcançar as metas no esporte é uma necessidade constante. Nesse sentido, a psicologia esportiva exerce um papel diferencial, pois impacta no resultado da preparação física, técnica e tática dos atletas.

Gostou das dicas que demos neste post? Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e ajude outras pessoas a conhecerem o papel da psicologia esportiva na preparação de atletas! 

Powered by Rock Convert
Você sabe com quantos anos o menor pode assinar um contrato como jogador de futebol? Você sabe quais os direitos trabalhistas que o jogador de futebol possui? Nós, da Advocacia Maria Pessoa estamos à disposição para te auxiliar! Somos um escritório de Advocacia com assessoria jurídica desportiva especializada que conta com profissionais capacitados para as mais diversas demandas. Atuamos na área do Direito Desportivo, Direito Trabalhista, Direito Cível, Direito de Família e Direito Previdenciário. Podemos te auxiliar? Entre em contato conosco e agende sua visita em nosso escritório: (11) 2403-3180, (11) 97053-3654 (Whatsapp), e-mail: maria.pessoa.lima@terra.com.br . Ficaremos honrados em atendê-lo!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply