Hoje em dia, praticamente todo jogador possui um intermediário de futebol cuidando da sua carreira. Essa prática garante diversos benefícios, como mais oportunidades e um contato mais especializado no trato com os clubes.
Contudo, ainda é normal que haja dúvidas em relação à atuação desse profissional. Se você quer saber qual a importância do intermediário de futebol na sua carreira, siga lendo!
O intermediário de futebol cuida da carreira do atleta
Para início de conversa, saiba que existem muitos nomes para se referir à mesma atuação. Dessa forma, talvez você conheça o intermediário como agente FIFA, empresário ou outros termos. Ao final, a atuação é similar.
Além disso, é importante destacar que o intermediário de futebol é o responsável por cuidar da carreira do jogador. Isto é, tudo que se refere à vida profissional do atleta deverá passar por ele.
Assim, a função primordial desse intermediário deverá ser a de oferecer uma maior tranquilidade e confiança ao atleta. Dessa forma, com as questões extra-campo sendo cuidadas por um profissional, o jogador poderá focar exclusivamente no seu jogo dentro de campo.
Com isso, então, a ideia é que todos saiam com algum benefício nesta relação. Ademais, como vamos falar mais à frente, o intermediário de futebol também cumpre um importante papel na relação com o clube.
A ponte entre clube e jogador
Falando, enfim, sobre a relação do intermediário de futebol com o clube, ele é quem faz uma espécie de ponte ou de meio campo entre os dois. Desse modo, ele apresenta os atletas às equipes, arrumando oportunidades para o seu jogador.
Dessa forma, há quem diga, inclusive, que é quase impossível um atleta conseguir ter grandes oportunidades sem um agente. Embora essa alegação seja um tanto exagerada, é bem verdade que ter um profissional auxiliando realmente faz a diferença.
Pense, por exemplo, que o intermediário de futebol tem contatos que o jogador não tem. Além disso, ele já está acostumado a lidar com os clubes, sabe como as negociações ocorrem e onde é mais fácil conseguir a tão sonhada oportunidade.
Ou seja, ele acaba servindo como um facilitador para que o atleta consiga ter uma oportunidade. Sendo assim, ele justifica o termo intermediário, uma vez que realmente serve para intermediar essa relação de mão dupla entre equipe e atleta.
Oferece suporte na negociação dos contratos
Um outro ponto importante é que o intermediário de futebol também oferece suporte em outras questões fundamentais, como a negociação de contratos. Como falei acima, o atleta provavelmente não possui experiência nisso, e então pode acabar pecando em algum momento.
Dessa maneira, tanto o agente quanto um profissional de assessoria jurídica são de grande relevância para a assinatura de contratos. Estes profissionais saberão entender se as cláusulas estão de acordo com o que se espera ou se são, de alguma forma, abusivas.
Infelizmente, na ânsia de assinar os primeiros contratos, alguns jogadores acabam assinando qualquer coisa, sem ler ou sem entender adequadamente o que estão assinando. Com isso, acabam se colocando em problemas futuros.
Sou jogador: devo ter um intermediário de futebol?
Se você é jogador de futebol, provavelmente essa é a questão que passa pela sua cabeça: devo ter um intermediário de futebol? A resposta, no fim das contas, depende apenas de você.
Como foi dito ao longo da publicação, um agente de confiança pode ser bastante benéfico. Ao lado do assessor jurídico, ele garante estabilidade e segurança à carreira do atleta, além das oportunidades, que são fundamentais.
No entanto, se você tem oportunidade, não decida por qualquer um. Antes de mais nada, avalie o intermediário que se apresenta a você, e busque informações com outros atletas agenciados por ele, por exemplo. Veja igualmente os profissionais cadastrados na CBF.
Ademais, saiba, também, que essa relação só pode começar a partir dos 14 anos, em virtude da Lei Pelé. Esta é, igualmente, a idade em que o atleta tem a permissão para assinar seu primeiro contrato.
Quer saber mais sobre o tema? Está procurando uma assessoria jurídica? Clique aqui e conheça a Advocacia Maria Pessoa!
No Comments