Direito Desportivo

Você sabia que os patrocínios no futebol feminino são cada vez maiores?

janeiro 31, 2023
Mulher segurando bola com fundo azul e rosa representando patriocínio no futebol feminino
Compartilhe este conteúdo

Os patrocínios no futebol feminino têm se tornado uma realidade cada vez mais presente. As grandes empresas têm demonstrado um interesse cada vez maior em expor sua marca com atletas, clubes e competições.

Entre os principais exemplos, talvez você se lembre da brasileira Marta, que chegou a usar batom da Avon e rendeu um retrospecto muito positivo do clube. Mas você sabe qual a situação atual? E por que as marcas investem nisso? Entenda!

Qual a situação dos patrocínios no futebol feminino?

Mulher dando carrinho em bola de futebol

O futebol feminino cresce cada vez mais no Brasil e no mundo. isso diz respeito tanto aos campeonatos, que são cada vez mais vistos, quanto aos clubes e às jogadoras, que conseguem receitas maiores de outras formas.

Nesse sentido, hoje os patrocínios no futebol feminino têm crescido em números e em valores. em linha do que falamos acima, isso está ligado a várias frentes. Assim sendo, existem patrocinadores interessados em investir em atletas, em campeonatos e, claro, em clubes também.

No fim das contas, essa acaba sendo uma via de mão dupla. Ao mesmo tempo em que a competição se torna mais atrativa para investidores por ter um público maior, também ajuda a fazer o público crescer.

Com isso, então, as entidades federativas, as equipes e as atletas podem ter uma estabilidade maior. Essa estrutura que tem crescido nos últimos anos no Brasil faz com que o futebol entre as mulheres esteja em um nível nunca antes visto.

Com relação aos clubes, por exemplo, existem alguns que já se destacam. Entre eles, estão o Inter, o Corinthians, o Atlético MG e o Corinthians, todos com patrocínios em suas camisas e com uma maior solidificação comercial.

Leia mais:  Qual a importância do seguro de vida para os jogadores de futebol?

Isso demonstra que, de fato, a modalidade está presente nas ambições das grandes empresas cada vez mais. Ao que tudo indica, isso veio para ficar, e será cada vez mais estruturado. Esse ambiente requer maior conhecimento, sobretudo jurídico, na hora da assinatura de contratos.

Por que investir no futebol feminino?

O número de novos acordos de patrocínios no futebol feminino é cada vez mais volumoso. Seguindo o que mencionamos acima, existe um interesse cada vez maior das empresas em estarem ligadas à modalidade. Mas por quê?

Bom, existem alguns motivos para isso. Entre eles, o mais óbvio é que o crescimento do futebol feminino no Brasil de fato atrai mais marcas. Quem não quer estar ligado a um esporte em pleno crescimento e que se torna cada vez mais atrativo?

Além disso, leve em consideração que a exposição não é apenas nacional. Isto é, as empresas não vão aparecer somente para o público brasileiro. Em vez disso, é algo maior, também com potencial internacional.

Uma vez que as equipes brasileiras estão entre as mais fortes do continente, sempre disputam competições continentais com chances de título. O Palmeiras, por exemplo, foi o grande campeão da Copa Libertadores feminina de 2022.

Esta modalidade apresenta uma grande resiliência, sobrevivendo a tempos ruins e tendo hoje um ambiente muito bom. Isso se sustenta ainda mais com o público feminino cada vez mais engajado, somado ao interesse dos homens e crianças também.

Até mesmo as conquistas sociais das atletas femininas têm crescido. Os recursos dos clubes e das federações também é mais numeroso. E, além disso, o uso das mídias sociais também ajuda a explorar o direito de imagem.

Leia mais:  Como a Advocacia Desportiva Pode Auxiliar em Casos de Lesões e Indenizações

Exemplo das marcas que patrocinam a Marta

Foto da jogadora Marta com logo da Avon, exemplo de patrocínios no futebol feminino

Um exemplo de caso de sucesso nos patrocínios no futebol feminino é referente à estrela brasileira Marta. Melhor do mundo por seis vezes, a brasileira joga atualmente nos Estados Unidos, além de defender a seleção. Ela já foi até considerada uma das 100 brasileiras mais influentes.

Uma das grandes campanhas envolvendo a jogadora foi com a marca de cosméticos Avon. Ela utilizava os batons da marca, como o de nome Power Stray, que tem como propaganda manter-se por um longo período sem borrar.

A propaganda com a jogadora brasileira foi um sucesso, em eventos como na Copa do Mundo de 2019. O público adorou e comentou muito nas redes sociais. Foi um assunto muito abordado e que levou a uma imagem muito positiva da marca.

Essa é uma tendência que deve se aprofundar nos próximos anos. Para analisar seus contratos de patrocínio, venha conhecer a Advocacia Maria Pessoa!

Você sabe com quantos anos o menor pode assinar um contrato como jogador de futebol? Você sabe quais os direitos trabalhistas que o jogador de futebol possui? Nós, da Advocacia Maria Pessoa estamos à disposição para te auxiliar! Somos um escritório de Advocacia com assessoria jurídica desportiva especializada que conta com profissionais capacitados para as mais diversas demandas. Atuamos na área do Direito Desportivo, Direito Trabalhista, Direito Cível, Direito de Família e Direito Previdenciário. Podemos te auxiliar? Entre em contato conosco e agende sua visita em nosso escritório: (11) 2403-3180, (11) 97053-3654 (Whatsapp), e-mail: maria.pessoa.lima@terra.com.br . Ficaremos honrados em atendê-lo!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply