Direito Desportivo

Entenda o papel fundamental dos pais na formação de atletas mirins

março 8, 2019
Compartilhe este conteúdo

Intuitivamente, os pais costumam apoiar o desenvolvimento da carreira desportiva do filho, mas não têm consciência da importância de desenvolver o conhecimento da melhor maneira para apoiar.

Esse desenvolvimento do atleta está ligado à estrutura adequada de treino, aos bons treinadores, ao incentivo à prática do esporte com determinação e, principalmente, o suporte e o convívio social entre a família e os colegas de equipe.

Então, neste artigo buscamos entender o papel fundamental para a formação de atletas mirins. Confira!

Presença dos pais nos jogos e treino

No início da carreira, as crianças sempre buscam apoio em quem se espelham. Nesse momento, os pais devem incentivar a formação de atletas e ajudar participando: assistindo aos jogos e treinos, perguntando como está a prática desportiva, analisando os contratos da escola de futebol etc.

Após o filho decidir que quer fazer parte de competições e de peneiras para clubes ou procurar empresários do ramo do futebol, os pais devem apoiá-lo e ficar atentos em todo o processo quanto à segurança do filho. Se acharem necessário, devem solicitar ajuda de advogados desportivos, para evitar casos mais sérios.

Pensando nisso, listar algumas dicas para os pais sempre estarem atentos:

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

1.   Busque profissionais credenciados para a formação de atletas

Para seu filho crescer na carreira como atleta, o primeiro passo é fazer parte de algumas peneiras – termo usado para se referir ao olheiro ou treinador de algum clube que analisa o desenvolvimento do jogador em campo em dia de seleção – ou encontrar alguns olheiros do esporte.

Portanto, o pai deve verificar se os clubes são credenciados pela Fifa para a formação de atletas e se é seguro levá-lo para o teste, se aquele profissional que o abordou participa de algo enganoso. Assim, é importante sempre pesquisar ou buscar ajuda de profissionais dessa área para proteger o seu filho!

Leia mais:  Por que se preocupar com aposentadoria de atletas

2.   Analise o centro de treinamento e os meios de transporte

Após passar nos testes de peneira, o seu filho ficará no alojamento do time que o selecionou. Para evitar possíveis acidentes, como o recente fatídico incêndio no ninho do Flamengo que levou a várias mortes de jovens jogadores, é importante verificar as condições dos dormitórios, dos transportes e dos campos. Se necessário, solicite o alvará do centro de treinamento para comprovar o devido funcionamento do estabelecimento e saber se o ambiente é seguro.

3.   Evite excesso de treinamento

Outro ponto importante são os abusos da equipe e os excessos de treinamento dos jovens atletas. Às vezes, a equipe do clube pode solicitar mais horas de treino e propor menos tempo para o lazer, não sendo uma atitude correta para os jovens atletas. É necessário haver descanso, um tempo para a família e os amigos, e também para a musculatura se recuperar do esforço frequente a fim de evitar possíveis lesões. Então: pais, fiquem atentos!  

Por fim, os pais são fundamentais nesse processo de formação de atletas, pois o objetivo é sempre buscar maneiras de manter a segurança, a proteção e o amparo aos jovens.

Gostou do nosso artigo? Deixe o seu comentário. 

Contato EspecialistaPowered by Rock Convert
Você sabe com quantos anos o menor pode assinar um contrato como jogador de futebol? Você sabe quais os direitos trabalhistas que o jogador de futebol possui? Nós, da Advocacia Maria Pessoa estamos à disposição para te auxiliar! Somos um escritório de Advocacia com assessoria jurídica desportiva especializada que conta com profissionais capacitados para as mais diversas demandas. Atuamos na área do Direito Desportivo, Direito Trabalhista, Direito Cível, Direito de Família e Direito Previdenciário. Podemos te auxiliar? Entre em contato conosco e agende sua visita em nosso escritório: (11) 2403-3180, (11) 97053-3654 (Whatsapp), e-mail: maria.pessoa.lima@terra.com.br . Ficaremos honrados em atendê-lo!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply