Direito Desportivo

Como jogar futebol em Portugal? Saiba o que é necessário!

novembro 17, 2020
jogar futebol em Portugal
Compartilhe este conteúdo

É comum que atletas brasileiros busquem informações sobre como jogar futebol em Portugal. Afinal de contas, por todas as questões culturais e até mesmo legais, esta acaba sendo uma importante porta de entrada no continente europeu.

Aliás, o futebol é um esporte tão popular lá quanto aqui e muito aberto a estrangeiros, motivos pelos quais também atrai a atenção. Então, preparei este post especial para que você saiba tudo sobre como jogar futebol em Portugal!

O sucesso dos brasileiros em Portugal

Quando falamos sobre estrangeiros no futebol português e, mais especificamente, sobre brasileiros que procuram jogar futebol em Portugal, alguns dados saltam aos olhos.

Isto porque este país, apesar de não ser uma potência econômica, é conhecido como um grande importador no esporte. Veja você mesmo alguns dados:

  • Somente na primeira divisão, cerca de 60% dos jogadores é estrangeiro (total de 345)
  • No começo de 2020, o Vitória de Guimarães tinha 27 estrangeiros, sendo o mais numeroso da liga
  • Boavista, Famalicão e Marítimo têm, cada um, 24 jogadores de fora
  • Os gigantes Benfica e Porto possuem 20 e 19, respectivamente

Estes dados são ainda mais interessantes quando se olha no comparativo. Isto porque, de acordo com o Centro Internacional de Estudos Esportivos (CIES) no início de 2020, dos 1600 brasileiros no exterior, Portugal era o que mais recebia.

Sendo assim, jogar futebol em Portugal era uma realidade para 260 atletas brasileiros. Em comparação com outros países, a Itália, segundo país que mais recebeu atletas do país, teve um total de 69.

Ou seja, de fato jogar futebol em Portugal é uma oportunidade interessante para quem é brasileiro. O país europeu demonstra ter suas portas abertas para estrangeiros de todas as nacionalidades, sobretudo brasileiros.

Leia mais:  Qual Seguro Desportivo o Clube é Obrigado a Contratar para Jogadores de Futebol?

Jogar futebol em Portugal tem menos burocracia?

jogar futebol em Portugal

Como acontece no futebol europeu em geral, algumas burocracias existem para quem quer jogar futebol em Portugal. No entanto, como você vai ver agora, neste caso é um pouco mais fácil para os brasileiros.

Antes de tudo, é necessário entender que as ligas europeias, em geral, têm um limite máximo para jogadores que não sejam cidadãos europeus. Ou seja, cada equipe deve ter um número limitado de jogadores nascidos em outros continentes.

Neste caso, na Liga I portuguesa, que é a primeira divisão de lá, cada equipe pode ter até 6 jogadores estrangeiros e levar a campo 4. Só que há um porém quando tratamos dos brasileiros que jogam lá.

Isto porque existe algo chamado Estatuto da Igualdade, algo sobre o que podemos falar mais detalhadamente no futuro. Por agora, basta entender resumidamente o que isto significa na prática.

Este Estatuto da Igualdade é um instrumento formulado na Convenção de Igualdade de Direitos e Deveres, assinada em 7 de setembro de 1971 em Brasília. Este instrumento trouxe uma grande chave, que é a sua base no princípio da reciprocidade.

Isto tem, na verdade, muitas implicações até mesmo na vida como cidadão de direitos para os brasileiros que residem em Portugal ou vice-versa. No entanto, o que nos cabe neste momento é focar no futebol.

Neste sentido, a implicação mais direta e simples é que os brasileiros podem jogar futebol em Portugal sem contarem como estrangeiros. Ou seja, aquelas restrições que mencionei antes não se aplicam a quem nasceu no Brasil, mesmo que não sejamos europeus.

Como resultado, você pode atuar no futebol português sem contar como estrangeiro, e isso traz um benefício às equipes de lá. Assim, você não ocuparia uma vaga extra, deixando margem para que elas contratem outros jogadores de fora.

Leia mais:  Vale a pena jogar futebol no Qatar? Como fazer?

Quanto ganha um jogador profissional em Portugal?

Para finalizar, resta uma última pergunta sobre jogar futebol em Portugal. Afinal, qual é a média salarial de um jogador profissional neste país?

Por certo, tudo depende do escalão em que você irá atuar, visto que os clubes têm capacidades financeiras distintas dependendo da divisão em que se encontram. Ainda assim, existem estimativas bastante elucidativas das duas principais ligas.

Primeiramente, na elite do futebol português, retirando-se os principais clubes (Porto, Sporting e Benfica), a média salarial é de 5.500 euros (algo em torno de R$ 35.200,00 na cotação atual).

Já na segunda divisão, a média é de mil euros por mês (cerca de R$ 6.400,00 na cotação atual). Contudo, embora o valor seja menor, os atrasos são raros. Vale ressaltar que ainda existem outras ligas inferiores, mas com estimativas menores de vencimentos.

Só que isso não basta. Para que você consiga iniciar da melhor forma sua carreira profissional no exterior, precisa de auxílio profissional. Nisto, o escritório de advocacia Maria Pessoa pode ajudar você!

Deixe seu comentário e compartilhe a publicação em suas redes sociais! E não deixe de conferir também nossas outras publicações.

Você sabe com quantos anos o menor pode assinar um contrato como jogador de futebol? Você sabe quais os direitos trabalhistas que o jogador de futebol possui? Nós, da Advocacia Maria Pessoa estamos à disposição para te auxiliar! Somos um escritório de Advocacia com assessoria jurídica desportiva especializada que conta com profissionais capacitados para as mais diversas demandas. Atuamos na área do Direito Desportivo, Direito Trabalhista, Direito Cível, Direito de Família e Direito Previdenciário. Podemos te auxiliar? Entre em contato conosco e agende sua visita em nosso escritório: (11) 2403-3180, (11) 97053-3654 (Whatsapp), e-mail: maria.pessoa.lima@terra.com.br . Ficaremos honrados em atendê-lo!

You Might Also Like

35 Comments

  • Responder Manuel Makamu janeiro 26, 2021 at 12:12 am

    Ola,espero que estejas bem, eu sou o Emanuel, tenho 20anos e sou orfao de pai e mae, sou um menino sonhador e batalhador,aprendi fazer certas coisas cedo para poder sobreviver e sou bom avançado, estou lutando desde 2018 aqui em Angola-Luanda, para conseguir emigrar para Portugal e seguir a minha carreira de futebool, preciso de algumas dicas…será que com os meus 20 anos ainda posso entrar numa escola de futebool em Portugal) obrigado pela atencao.

    • Responder Advocacia Maria Pessoa janeiro 27, 2021 at 5:31 pm

      Olá Emanuel, entre em contato diretamente com a Dra. Maria Pessoa de Lima que darei todas as informações corretas (11) 997912395. Email
      maria.pessoa.lima@terra.com.br

      • Responder Carlos Gourgel setembro 22, 2023 at 3:45 pm

        Saudações de acordo ao horário em que te encontras, chamo-me Carlos e sou angolano, jogo futebol desde pequeno e sou um bom atacante, mas no meu país o desporto não é muito valorizado, tenho 19 anos e sou ponta de lança, e estou a procura de oportunidades para imigrar para Europa para poder realizar os meus sonhos, podem me ajudar???

  • Responder Ana fevereiro 11, 2021 at 7:50 pm

    É possível ter 24 anos e tentar ser jogador em Portugal?

    • Responder Advocacia Maria Pessoa fevereiro 12, 2021 at 4:50 pm

      Não.

    • Responder Mohamad ghannam dezembro 11, 2022 at 12:34 pm

      Olá, chamo-me Mohamad e tenho 20 anos. Sou da Síria e vivo em Portugal há 4 anos. No próximo ano terei a nacionalidade portuguesa. Quero ser jogador de futebol profissional, mas não quero sei o que tenho que fazer para assinar com um clube. Sou talentoso e posso ser um jogador profissional, mas preciso de orientação e ajuda

    • Responder Fabio Silva março 11, 2023 at 4:03 pm

      Boa tarde, meu filho tem 10 anos, gostaria de saber a idade pra tentar engessar com ele em algum clube de Portugal. Recentemente ele passou por uma avaliação de um clube grande aqui do Brasil. Porém estamos indo embora pra Europa, e gostaria de saber quais as exigências pra criança da idade dele. Meio campo ou lateral esquerdo. Canhoto

      • Responder Advocacia Maria Pessoa março 13, 2023 at 4:48 pm

        Quer saber o segredo dos jogadores aprovados nos grandes clubes?
        Aprenda os 3 pilares fundamentais que farão você se destacar nas peneiras e se preparar para o profissional.

      • Responder Advocacia Maria Pessoa março 14, 2023 at 6:12 pm

        OLá Boa Tarde, Uma dica que dou para seu filho é ele focar mais no Futebol dele, Manda ele ver videos específicos de Lateral ou Meio Campo, isso irá ajudar bastante ele que esta na idade boa para isso, Começe a ir mais em peneira, Não deixe para mais tarde NUNCA!, Espero ter ajudado!

    • Responder Agostinho João outubro 9, 2023 at 3:22 pm

      Saudações de acordo a hora do dia.
      Sou Angolano e vivo cá no meu país, quero ser um jogador profissional de futebol em Portugal.

      Por favor, gostaria de saber o que é necessário fazer para ser um.

      Tenho 21 ano de idade, tenho muitas habilidades com a bola, jogo nas posições: ala direita e médio distribuidor.

      • Responder Maria Pessoa Lima outubro 11, 2023 at 11:42 am

        Boa Tarde, entre em contato atravez do nosso WhatsApp para que possamos te ajudar!!!

  • Responder Weverton da Silva Ribeiro março 12, 2021 at 8:14 am

    Quero ser jogador de futebol

    • Responder Advocacia Maria Pessoa março 16, 2021 at 6:52 pm

      Olá Weverton tudo bem? Parabens pelo seu sonho de ser jogador de futebol. Bom para se tornar um grande jogar você terá que treinar treinar treinar disciplina garra determinação somando a tudo isso ter amor pelo que faz e nunca desistir do seu sonho. Boa Sorte.

    • Responder Advocacia Maria Pessoa agosto 18, 2022 at 4:57 pm

      Olá, boa tarde, procure peneiras na internet, para que você consiga mostrar seu talento, espero que você consiga

    • Responder Vinícius Silva e Souza março 24, 2023 at 4:47 pm

      Boa tarde, meu nome é viniciis fiz 19 anos recentemente e vim morar aqui em Portugal e tenho interesse em entrar para algum clube aqui porém não sei por onde começar e se estão fazendo avaliação, no Brasil passei por alguns clubes e gostaria de jogar aqui em Portugal, jogo de lateral direito e volante se
      tiver algum meio que possa me ajudar

      • Responder Advocacia Maria Pessoa março 27, 2023 at 4:44 pm

        Olá vinicius, olha a sua idade já está bastante avançada para você se tornar jogador

        • Responder Mario junho 16, 2023 at 10:49 am

          Vinicius não ligue!

          Tente num clube federado umas divisões mais abaixo e treine e jogue tudo o que puder e conseguir!

  • Responder Luiz Carlos Pereira neto novembro 3, 2021 at 11:35 pm

    Queria ter uma oportunidade de fazer um teste em algum clube ,pois já joguei em alguns clubes no Brasil ,tenho 25 anos

    • Responder Advocacia Maria Pessoa novembro 9, 2021 at 11:22 pm

      Amigo infelizmente pela sua idade as portas dos clubes brasileiros e no Estrangeiro já não estão mais abertas para você pois os clubes visam mais dar oportunidades para jovens na esperança de descobrir grandes talentos para enriquecer cada vez mais os clubes de futebol Brasileiros e fazer grandes vendas para os times do estrangeiro.

    • Responder Victor Botas junho 24, 2022 at 3:05 pm

      Acho que a idade nao interfere desde que o jogador jogue bem e esteja em forma.Porque razao um treinador recusaria um jogador apenas pela idade sabendo que ele joga bem?

      • Responder Advocacia Maria Pessoa julho 5, 2022 at 6:02 pm

        Olá boa tarde, a idade interfere bastante para se tornar um jogador profissional, infelizmente os clubes preferem jogadores mais novos para que eles formem o atleta e adequem para diversas situações, nenhum clube quer um jogador de 20/25 anos sem currículo nenhum entende?

  • Responder David Saraiva Aguas julho 2, 2022 at 9:50 am

    Quero ser jogador profissional. Eu ja joguei em varias Equipas so que o problema e q sao Equipas pequenas e eu treino todos os dias para virar melhor mas cada vez o Sonho ta longe. E eu agora nao sei como continuar, tenho 16 anos e queria muito ja entrar numa Equipa boa ou fazer um teste pelo um Clube. So que eu moro na Suica e aqui e complicado arranjar isso.

    • Responder Advocacia Maria Pessoa julho 5, 2022 at 5:55 pm

      olá boa tarde, tenta procurar alguma peneira na internet para sua categoria, como estamos iniciando o segundo semestre, vários times estão abrindo portas para fazer peneiras para varias categorias, tenta ver algum time de base na sua cidade e entre em contato com eles para tentar participar de algum teste, espero ter ajudado!

      • Responder Leonel Cortez março 3, 2023 at 7:11 am

        É obrigatório ter cartão de cidadão Português para jogar futebol ou futsal nacional?ou so basta o cartão de residência? Por favor me responda.

        • Responder Advocacia Maria Pessoa março 13, 2023 at 4:53 pm

          Boa Tarde, Não sei muito bem se é necessario o Cartão de Cidadão Para jogar em Portugal, Da uma pesquisada no Google e vê certinho lá eles passam tudo completo para você, Espero ter ajudado!

  • Responder Advocacia Maria Pessoa julho 28, 2022 at 7:12 pm

    Olá boa tarde, se ele é um bom jogador e vc acredita no potencial dele, indico para vc ir para Portugal fazer algum teste, infelizmente não temos vinculo nenhum com nenhum clube em Portugal, deem uma pesquisada na internet sobre peneiras em clubes em Portugal, boa sorte!

  • Responder joao carlos wnuk outubro 27, 2022 at 11:36 am

    Bom dia ,meu filho ja joga profissionalmente a dois anos e quer se transferi pro futebol portugues, so que precis de alguem que tenha contato la emPortugal tem passe livre

  • Responder Cleidiane janeiro 7, 2023 at 8:41 am

    Estou em Portugal há 2 meses, meu filho de 16 anos sonha em jogar futebol, prometi que o colocaria em uma escolinha para treina, a primeira que fui disse que ele só consege treinar, que não conseguirá jogar se não tiver cartão cidadão, por causa das leis da UE.
    Não sei o que fazer, preciso muito colocar ele pra treinar, é o sonho dele. Pode me dar alguma informação mais clara sobre isso?

  • Responder Evander Candido fevereiro 14, 2023 at 5:15 pm

    Boa Tande, vivo em Lisboa-Odivelas e tenho talento e quero ser um jogador de futebol profissional, fiz 23 anos, o que eu preciso fazer?

    • Responder Advocacia Maria Pessoa março 13, 2023 at 4:59 pm

      Boa Tarde, Oque eu posso te passar a você conseguir se tornar um jogardor è, ter uma alimentação boa, Ir atras de Clubes para fazer teste, Sempre Praticar a academia, isso ira ajudar no fortalecimento dos seus Musculos.

    • Responder Advocacia Maria Pessoa março 14, 2023 at 6:14 pm

      Olá Evander, A sua idade está avançada demais acho muito dificil você conseguir se tornar Jogador

  • Responder Tomas junho 11, 2023 at 10:34 pm

    Boa noite meu nome é Tomas e eu quero muito jogar em Portugal

    • Responder Advocacia Maria Pessoa junho 19, 2023 at 4:16 pm

      Olá Thomas, já tem passaporte?

  • Responder DELCIO julho 15, 2023 at 9:59 pm

    Eu sou de Angola tenho 24 ano mas sempre joguei futebol de rua gostaria de sabe se ainda posso ser um jogador profissional gostaria de realizar meu sonho

    • Responder Advocacia Maria Pessoa agosto 3, 2023 at 4:53 pm

      Olá Boa Tarde, então por sua idade está muito avançada acho muito dificil você se tornar um jogador de Futebol

    Leave a Reply