Direito Desportivo

Como jogar futebol em Portugal? Saiba o que é necessário!

novembro 17, 2020
jogar futebol em Portugal
Compartilhe este conteúdo

É comum que atletas brasileiros busquem informações sobre como jogar futebol em Portugal. Afinal de contas, por todas as questões culturais e até mesmo legais, esta acaba sendo uma importante porta de entrada no continente europeu.

Aliás, o futebol é um esporte tão popular lá quanto aqui e muito aberto a estrangeiros, motivos pelos quais também atrai a atenção. Então, preparei este post especial para que você saiba tudo sobre como jogar futebol em Portugal!

O sucesso dos brasileiros em Portugal

Quando falamos sobre estrangeiros no futebol português e, mais especificamente, sobre brasileiros que procuram jogar futebol em Portugal, alguns dados saltam aos olhos.

Isto porque este país, apesar de não ser uma potência econômica, é conhecido como um grande importador no esporte. Veja você mesmo alguns dados:

  • Somente na primeira divisão, cerca de 60% dos jogadores é estrangeiro (total de 345)
  • No começo de 2020, o Vitória de Guimarães tinha 27 estrangeiros, sendo o mais numeroso da liga
  • Boavista, Famalicão e Marítimo têm, cada um, 24 jogadores de fora
  • Os gigantes Benfica e Porto possuem 20 e 19, respectivamente

Estes dados são ainda mais interessantes quando se olha no comparativo. Isto porque, de acordo com o Centro Internacional de Estudos Esportivos (CIES) no início de 2020, dos 1600 brasileiros no exterior, Portugal era o que mais recebia.

Sendo assim, jogar futebol em Portugal era uma realidade para 260 atletas brasileiros. Em comparação com outros países, a Itália, segundo país que mais recebeu atletas do país, teve um total de 69.

Ou seja, de fato jogar futebol em Portugal é uma oportunidade interessante para quem é brasileiro. O país europeu demonstra ter suas portas abertas para estrangeiros de todas as nacionalidades, sobretudo brasileiros.

Leia mais:  Quais são os meses da janela de transferências europeia no futebol?

Jogar futebol em Portugal tem menos burocracia?

jogar futebol em Portugal

Como acontece no futebol europeu em geral, algumas burocracias existem para quem quer jogar futebol em Portugal. No entanto, como você vai ver agora, neste caso é um pouco mais fácil para os brasileiros.

Antes de tudo, é necessário entender que as ligas europeias, em geral, têm um limite máximo para jogadores que não sejam cidadãos europeus. Ou seja, cada equipe deve ter um número limitado de jogadores nascidos em outros continentes.

Neste caso, na Liga I portuguesa, que é a primeira divisão de lá, cada equipe pode ter até 6 jogadores estrangeiros e levar a campo 4. Só que há um porém quando tratamos dos brasileiros que jogam lá.

Isto porque existe algo chamado Estatuto da Igualdade, algo sobre o que podemos falar mais detalhadamente no futuro. Por agora, basta entender resumidamente o que isto significa na prática.

Este Estatuto da Igualdade é um instrumento formulado na Convenção de Igualdade de Direitos e Deveres, assinada em 7 de setembro de 1971 em Brasília. Este instrumento trouxe uma grande chave, que é a sua base no princípio da reciprocidade.

Isto tem, na verdade, muitas implicações até mesmo na vida como cidadão de direitos para os brasileiros que residem em Portugal ou vice-versa. No entanto, o que nos cabe neste momento é focar no futebol.

Neste sentido, a implicação mais direta e simples é que os brasileiros podem jogar futebol em Portugal sem contarem como estrangeiros. Ou seja, aquelas restrições que mencionei antes não se aplicam a quem nasceu no Brasil, mesmo que não sejamos europeus.

Como resultado, você pode atuar no futebol português sem contar como estrangeiro, e isso traz um benefício às equipes de lá. Assim, você não ocuparia uma vaga extra, deixando margem para que elas contratem outros jogadores de fora.

Leia mais:  Desafios Jurídicos no Mundo do Esporte: O Papel da Advocacia Esportiva em 2024

Quanto ganha um jogador profissional em Portugal?

Para finalizar, resta uma última pergunta sobre jogar futebol em Portugal. Afinal, qual é a média salarial de um jogador profissional neste país?

Por certo, tudo depende do escalão em que você irá atuar, visto que os clubes têm capacidades financeiras distintas dependendo da divisão em que se encontram. Ainda assim, existem estimativas bastante elucidativas das duas principais ligas.

Primeiramente, na elite do futebol português, retirando-se os principais clubes (Porto, Sporting e Benfica), a média salarial é de 5.500 euros (algo em torno de R$ 35.200,00 na cotação atual).

Já na segunda divisão, a média é de mil euros por mês (cerca de R$ 6.400,00 na cotação atual). Contudo, embora o valor seja menor, os atrasos são raros. Vale ressaltar que ainda existem outras ligas inferiores, mas com estimativas menores de vencimentos.

Só que isso não basta. Para que você consiga iniciar da melhor forma sua carreira profissional no exterior, precisa de auxílio profissional. Nisto, o escritório de advocacia Maria Pessoa pode ajudar você!

Deixe seu comentário e compartilhe a publicação em suas redes sociais! E não deixe de conferir também nossas outras publicações.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply