Noticias

Como a tecnologia no futebol tem ajudado os jogadores e os clubes?

janeiro 30, 2021
tecnologia no futebol
Compartilhe este conteúdo

Nosso mundo é marcado pelo avanço tecnológico há décadas, e no esporte não é diferente. Por isso, a tecnologia no futebol, por exemplo, está cada vez mais auxiliando clubes e atletas que desejam utilizá-la para obter melhora no desempenho.

Para chegar a este resultado, no entanto, é necessário entender a partir de quais ferramentas tecnológicas é possível melhorar a performance e o próprio esporte. Será que você já faz ideia de quais são? Acompanhe o post e veja!

Materiais e equipamentos para atletas

Um dos elementos da tecnologia no futebol que é mais importante é na evolução dos materiais e equipamentos para os atletas. Neste caso, basicamente todos os instrumentos do esporte (bola, chuteiras, calções, camisetas, etc) sofreram melhorias ao longo do tempo.

Tenha em mente que, no passado, a chuteira, por exemplo, tinha uma ponta de metal com pregos para sustentação. Hoje em dia, elas possuem formatos muito mais anatômicos, que absorvem o impacto, além de travas que dão mais estabilidade.

Com relação às camisas e aos calções, o atleta também deve ficar atento à utilização de materiais específicos. Se antigamente se jogava apenas com panos simples, hoje existem tecnologias que absorvem a umidade e o suor, dando leveza e conforto, como a Dry-Fit.

Além disso, caso o jogador esteja num local muito frio, é possível utilizar as chamadas camisetas térmicas. Elas auxiliam a manter a temperatura do corpo num nível adequado e cômodo, sem pesar no corpo.

Ah, e não podemos esquecer também da bola, não é mesmo? Hoje em dia, os avanços permitiram fazê-la de modo que absorva menos a água e que seja mais resistente mesmo em temperaturas, condições climáticas e campos em condições extremas.

Leia mais:  Paratletas e Paralimpíadas: como funciona?

Análise de desempenho

tecnologia no futebol

Outro fator que tem uma boa melhora com a tecnologia no futebol, sendo uma das áreas que mais avançou, é a análise de desempenho. Neste caso, ela pode ser benéfica tanto ao clube quanto ao próprio jogador.

Cada vez mais a equipe técnica das equipes consegue coletar mais dados que demonstram exatamente o que o atleta está fazendo em campo. Assim, é possível não apenas decidir quem vai ser titular ou reserva, mas também indicar ao jogador onde ele deve melhorar.

Além disso, há uma série de testes que podem ser realizados, inclusive com aparelhos de medição que são utilizados pelos atletas durante as partidas. Não é comum, por exemplo, vermos uma espécie de “sutiã” que alguns jogadores utilizam exatamente com esta finalidade (como da foto acima).

Por fim, estes dados ajudam também a entender como joga o seu adversário. De que forma o outro time tende a jogar? O que cada atleta tende a fazer em campo? Com informações como essas, você pode se preparar melhor. É o que fazem os grandes clubes atualmente.

Todos estes dados são coletados, inseridos e analisados em softwares específicos, que geram tabelas, gráficos, etc. Um deles é o Footbounaut, por exemplo, utilizado por equipes como o Borussia Dortmund.

Tecnologia no futebol durante as partidas

tecnologia no futebol

Para finalizar, a tecnologia no futebol também ajuda durante as partidas, com elementos que já são mais conhecidos – e até mesmo polêmicos, de vez em quando. Eles servem para trazer mais suporte às decisões dos árbitros dentro de campo.

Uma tecnologia no futebol que atua neste sentido é, por exemplo, o árbitro de vídeo, ou VAR. Este instrumento já é bem conhecido e utilizado no mundo todo, inclusive no Brasil. Nele, aliás, outros elementos tecnológicos são utilizados, como a linha de impedimento, extremamente precisa.

Leia mais:  Competições de futebol feminino: quais são as principais no Brasil?

Um outro exemplo é a tecnologia da linha do gol, para saber se a bola de fato entrou ou não. Para isso, é possível colocar um chip na bola. Essa tecnologia foi utilizada, por exemplo, durante a Copa do Mundo de 2014, no Brasil.

Agora que você já sabe quais são os principais avanços tecnológicos no esporte para auxiliar jogadores e clubes, de qual gostou mais? Deixe nos comentários e confira mais posts como esse em nosso blog.

Você sabe com quantos anos o menor pode assinar um contrato como jogador de futebol? Você sabe quais os direitos trabalhistas que o jogador de futebol possui? Nós, da Advocacia Maria Pessoa estamos à disposição para te auxiliar! Somos um escritório de Advocacia com assessoria jurídica desportiva especializada que conta com profissionais capacitados para as mais diversas demandas. Atuamos na área do Direito Desportivo, Direito Trabalhista, Direito Cível, Direito de Família e Direito Previdenciário. Podemos te auxiliar? Entre em contato conosco e agende sua visita em nosso escritório: (11) 2403-3180, (11) 97053-3654 (Whatsapp), e-mail: maria.pessoa.lima@terra.com.br . Ficaremos honrados em atendê-lo!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply