Orientações Gerais

Tudo que você precisa saber para jogar futebol na Alemanha

fevereiro 8, 2021
jogar futebol na Alemanha
Compartilhe este conteúdo

Jogar futebol na Alemanha é o sonho de muitas pessoas, inclusive de atletas brasileiros. Isto não é por menos, uma vez que as ligas alemãs estão entre as melhores do mundo e são repletas de grandes jogadores.

No entanto, como fazer isso? O que é necessário saber para quem deseja atuar no futebol alemão? Para tirar todas as suas dúvidas, preparei esta publicação especial!

Como funciona o futebol alemão

jogar futebol na Alemanha

Antes de mais nada, é necessário entender, de fato, como funciona o futebol alemão. Afinal, para quem deseja jogar futebol na Alemanha, o básico é compreender o meio em que vai estar inserido, não é mesmo?

Neste sentido, o órgão que organiza o esporte no país é o Fußball-Bundesliga, ou Liga Federal de Futebol, numa tradução ao português. Ela é, portanto, a correspondente ao que CBF é no Brasil.

Ainda assim, é interessante notar que ela organiza as duas primeiras divisões, mas não as ligas inferiores. Isto porque, como você vai ver agora, existem várias ligas na Alemanha, sendo três delas profissionais.

A primeira, então, é a chamada 1 Bundesliga. Esta é a primeira divisão de futebol no país, onde se concentram os principais jogadores. Ela é considerada, inclusive, a quarta melhor competição nacional de toda Europa.

Em seguida, há a 2 Bundesliga, que é a equivalente à segunda divisão do futebol alemão. Já, a correspondente à terceira divisão, é chamada de 3 Liga. Todas estas três são consideradas profissionais.

No entanto, jogar futebol na Alemanha também é possível além dessas três. Isto porque existem divisões divididas em base regional abaixo destas – as Regionalligen, separadas em Norte, Sul, Nordeste, Sudeste e Oeste.

Leia mais:  Jogar futebol no Japão: o que é necessário?

Para complementar, ainda abaixo das Regionalligen, há as Oberligen, que são ligas locais. Neste caso, normalmente os clubes acabam sendo amadores, embora haja exceções.

Os brasileiros na Alemanha

Historicamente, o Brasil é um dos países que mais possui atletas atuando em países do exterior. Quando falamos em jogar futebol na Alemanha, esta realidade não é diferente, até mesmo pela receptividade dos alemães.

Atualmente, por exemplo, saiba que há cerca de 525 jogadores atuando somente na primeira divisão alemã, contando todas as nacionaidades. Deste total de 525, aproximadamente 300 são estrangeiros, ultrapassando os 55%.

Ou seja, este é um país que, de fato, está aberto aos atletas do exterior, sobretudo em sua primeira divisão. Ainda, na 2 Bundesliga, a segunda divisão, o número também é relativamente alto, com 150 estrangeiros.

Neste cenário, então, onde estão localizados os jogadores brasileiros? Será que eles são bem recebidos ou a realidade não é bem essa?

De início, uma simples pesquisa já demonstra o carinho que os alemães têm por jogadores brasileiros. Atletas como Lúcio, Juan, Zé Roberto, Élber, Grafite, Renato Augusto, Amoroso, Dedê, Rafinha e tantos outros foram ídolos por lá.

Hoje em dia, há alguns brasileiros no primeiro escalão alemão. São eles, por exemplo, os laterais Iago (Augsburg), Wendell (Bayer Leverkusen), Paulo Otávio (Wolfsburg) e William (Schalke 04), o zagueiro Tuta (Eintracht Frankfurt), os meias Paulinho (Bayern Leverkusen) e Reinier (Borussia Dortmund) e os atacantes Matheus Cunha (Hertha Berlim), João Klauss (Hoffenheim) e Victor Sá (Wolfsburg).

Quais são os documentos necessários para jogar futebol na Alemanha?

jogar futebol na Alemanha

Para finalizar, então, quais documentos são exigidos para quem deseja jogar futebol na Alemanha? Saiba, inicialmente, que existem duas opções.

Leia mais:  O que acontece com um jogador quando ele sofre acidente em campo?

Primeiramente, então, quem possui uma dupla cidadania com segunda nacionalidade europeia sai em vantagem. Isto porque, na Bundesliga, assim como em basicamente todas as outras ligas do mundo, há um limite para a inscrição de estrangeiros pelos clubes.

Neste caso, o limite imposto na primeira divisão alemã é de 5 jogadores por jogo, assim como no Brasil. Ou seja, cada clube não pode levar mais de 5 “extra-comunitários”, como são chamados, a cada partida.

No entanto, atletas que queiram jogar futebol na Alemanha não contam como estrangeiros se tiverem uma cidadania de outro país da União Europeia. Isto significa que se você também for português, espanhol, italiano, etc, não será extra-comunitário.

Dessa maneira, então, não irá contar naquele limite de 5, e o clube ficará livre para escalá-lo. Além disso, fique atento a outras documentações:

  • Atente-se para o visto e o que é exigido para tê-lo
  • Registre sua transferência nos sistemas FIFA ITC e FIFA TMS
  • Tenha seus documentos básicos, como o passaporte
  • Entenda como funciona um contrato de atleta

Depois disso, certamente você está mais preparado para jogar futebol na Alemanha. Agora, só falta uma assessoria jurídica para evitar problemas na sua transferência. Para isso, venha conversar conosco. Clique aqui e veja como entrar em contato!

 

Você sabe com quantos anos o menor pode assinar um contrato como jogador de futebol? Você sabe quais os direitos trabalhistas que o jogador de futebol possui? Nós, da Advocacia Maria Pessoa estamos à disposição para te auxiliar! Somos um escritório de Advocacia com assessoria jurídica desportiva especializada que conta com profissionais capacitados para as mais diversas demandas. Atuamos na área do Direito Desportivo, Direito Trabalhista, Direito Cível, Direito de Família e Direito Previdenciário. Podemos te auxiliar? Entre em contato conosco e agende sua visita em nosso escritório: (11) 2403-3180, (11) 97053-3654 (Whatsapp), e-mail: maria.pessoa.lima@terra.com.br . Ficaremos honrados em atendê-lo!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply