Orientações Gerais

Como chutar melhor no futebol? Veja dicas para treinar!

fevereiro 11, 2022
Como chutar melhor no futebol? Veja dicas para treinar!
Compartilhe este conteúdo

Melhorar a sua técnica e a sua habilidade são elementos fundamentais para se tornar um jogador melhor. Dessa forma, principalmente para aqueles que jogam no meio ou no ataque, chutar melhor no futebol é essencial.

Ainda assim, no futebol competitivo, todos os jogadores, independentemente da posição em que atuam, precisam ter uma noção básica dos fundamentos. Portanto, se você quer crescer como atleta para ser um jogador de futebol profissional, leia!

Chutar melhor no futebol exige visão e concentração

chutar melhor no futebol

Para começar, saiba que, para chutar, não adianta simplesmente fazer o movimento de qualquer jeito. Pelo contrário, isso envolve inclusive visão de jogo e capacidade de raciocínio rápido a respeito do que você quer fazer.

Por isso, chutar melhor no futebol exige que você consiga ter uma visão da jogada e de como deseja finalizar. Para isso, antes de chutar, levante a cabeça e observe ao seu redor.

Como os adversários estão posicionados? Além disso, o goleiro está deixando alguma parte do ângulo aberto? A qual distância você está do gol?

Assim, perceba que até mesmo o posicionamento dos adversários pode facilitar alguns tipos de chutes. Ademais, chutes de mais longe, exigem mais força, enquanto os mais de perto permitem ser mais colocados.

É sim possível que, com o passar do tempo, você comece a ter essa leitura de jogo sem precisar levantar a cabeça. No entanto, isso só vai acontecer quando dominar muito bem os fundamentos. Até mesmo muitos profissionais não conseguem isto.

Ah, e outra dica importante sobre como chutar melhor no futebol também diz respeito a olhar para a bola. Desse modo, não adianta ficar somente olhando para os adversários e tentar finalizar sem observar ela.

Leia mais:  Peneiras na Europa 2021: como encontrar?

Caso você não olhe para a bola, podem acontecer muitos erros. Assim, por exemplo, você pode acabar “furando” ou dando um chute muito ruim – não por falta de técnica, mas sim por não ter pegado na bola como gostaria.

Então, para resumir, há duas etapas principais. Primeiramente, antes de chutar, observe o espaço ao seu redor rapidamente. Em seguida, quando for efetuar o chute, olhe para a bola para não errar o movimento.

Faça o movimento do corpo corretamente

Além de observar o espaço ao seu redor e a bola, chutar melhor no futebol também requer muita técnica. E isso, felizmente, também pode ser treinado para que você consiga atingir um bom nível nas peneiras de futebol ou onde for jogar.

Dessa maneira, a técnica envolve algumas etapas que você pode aprender e simular em casa. Antes de mais nada, você deve saber posicionar o pé de apoio. Ele deve ficar próximo à bola, na lateral dela.

Após isso, na hora de efetuar o movimento do chute, leve a perna para trás. Se você quiser efetuar disparos mais potentes, leve a perna o máximo que for possível. Enquanto isso, flexione levemente a perna de apoio nos joelhos.

Enquanto isso, seus tornozelos devem permanecer travados e firmes. Se eles se mexerem, o mínimo que for, você pode acabar perdendo a precisão do chute. Ademais, com relação ao tronco, deixe-o ereto, de preferência sem se inclinar.

Saiba com qual parte do pé chutar

chutar melhor no futebol

Para chutar melhor no futebol, como você já deve ter notado, há diferentes opções. Dessa maneira, temos chutes mais colocados e os mais fortes, por exemplo. Mas como saber como fazer cada um?

Leia mais:  Saúde mental do atleta: como cuidar da sua

Até aqui, você já deve ter entendido um pouco com relação à movimentação do corpo. Contudo, a forma de bater na bola também influencia bastante na forma como a bola irá reagir.

Em geral, uma regra básica é sempre chutar no meio da bola. Assim, sendo seu chute mais forte ou mais colocado, ele vai ter a precisão que queremos e tende a ir onde você está mirando.

No entanto, a parte do pé que encosta na bola influencia em outros fatores. Em virtude disso, batendo na bola com o chamado peito do pé (onde ficam os cadarços), você tem um chute mais potente.

Já, se for com a lateral, próximo ao dedão, sairá mais colocado. Por isso, se você estiver mais perto do gol, normalmente essa é a forma mais recomendada de finalizar. À distância, utilize da força.

Aprendeu como chutar no futebol? Então venha ver nossa outra publicação sobre como melhorar seu condicionamento físico para ter um alto rendimento!

Você sabe com quantos anos o menor pode assinar um contrato como jogador de futebol? Você sabe quais os direitos trabalhistas que o jogador de futebol possui? Nós, da Advocacia Maria Pessoa estamos à disposição para te auxiliar! Somos um escritório de Advocacia com assessoria jurídica desportiva especializada que conta com profissionais capacitados para as mais diversas demandas. Atuamos na área do Direito Desportivo, Direito Trabalhista, Direito Cível, Direito de Família e Direito Previdenciário. Podemos te auxiliar? Entre em contato conosco e agende sua visita em nosso escritório: (11) 2403-3180, (11) 97053-3654 (Whatsapp), e-mail: maria.pessoa.lima@terra.com.br . Ficaremos honrados em atendê-lo!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply