Orientações Gerais

7 passos para ser um jogador de futebol profissional

junho 21, 2021
jogador de futebol profissional
Compartilhe este conteúdo

Ser um jogador de futebol profissional é o desejo de muitos jovens. No entanto, ao contrário do que muitos pensam, existem algumas etapas que podem ajudar a fazer esse sonho virar realidade.

Por isso, preparamos esta publicação especial com 7 passos para se tornar jogador profissional. Para evoluir e ter mais chances de sucesso, siga lendo!

1.      Melhore a sua técnica

Em primeiro lugar, para ser um jogador de futebol profissional, você deve ter uma boa técnica. Ou seja, deve procurar ser bom nas principais etapas do jogo: no passe, na marcação, nas finalizações, no cabeceio, e assim por diante.

Isto porque o futebol vai muito além da tática e a qualidade técnica é fundamental, especialmente para atletas jovens que estão buscando se destacar. Portanto, é imprescindível treinar estes aspectos.

Você pode, por exemplo, treinar com um amigo, com um familiar ou até sozinho. Procure alguma forma de melhorar os aspectos do seu jogo. Assim, treine chutes a gol, passes (à curta, média e longa distância), cabeceio, etc.

2.      Jogue sempre que puder

jogador de futebol profissional

Este segundo passo para se tornar um jogador de futebol profissional está relacionado ao anterior. Aqui, então, a ideia é jogar sempre que você puder, seja com amigos ou em escolinhas mesmo.

Dessa forma, é na partida que você vai colocar em prática aquilo que você vem treinando. Além disso, vai poder melhorar também outros aspectos, como a visão de jogo, a marcação dos adversários, o drible, entre outros elementos.

3.      Observe como joga um jogador de futebol profissional da sua posição

Você não é o primeiro atleta da sua posição na história do esporte. Isto é bastante óbvio, não é verdade? Então, nada mais interessante do que também observar aqueles jogadores de alto nível que jogam na mesma posição que você.

Leia mais:  Alimentação para jogadores de futebol de base: saiba o que comer

Digamos, por exemplo, que você seja um centroavante. Pense, primeiramente, em qual seu estilo de jogo. É mais físico, técnico ou como? A partir disso, procure entender como jogam os jogadores que possuem as mesmas características.

Ainda assim, lembre-se de que isso não significa que você deve focar somente num aspecto do jogo. Pense nos melhores atletas que você vai notar isso. Somente entre os centroavantes, Ibrahimovic, Benzema, entre outros, são muito físicos, mas também têm uma técnica apurada. Por isso, treine todos os elementos do jogo, mesmo que focando num estilo em particular.

4.      Treine o seu pé ruim

jogador de futebol profissional

A maioria das pessoas tem um pé bom e um pé ruim. São pouquíssimos os casos de atletas ambidestros. Ainda assim, isto não quer dizer que você deve simplesmente aceitar o fato de que você não tem qualidade com aquela perna.

Pelo contrário, algo a se fazer é treinar cada vez mais para que ela seja pelo menos útil. Imagina se aquela chance clara de gol cair no seu pé ruim? Ou então se, na hora da marcação, você precisar afastar a bola com ele?

Um jogador de futebol profissional tem de possuir pelo menos um nível básico no pé trocado. Por isso, sempre que for possível, inclua ele também nos seus treinamentos técnicos, a fim de aprimorá-lo.

5.      Saiba defender e atacar

É muito comum que os jovens foquem apenas nos pontos fortes do seu jogo. Isto é, naquilo que acreditam que é o maior diferencial da sua posição. Por exemplo, um camisa 10 apenas buscando atacar ou um volante somente querendo defender.

Leia mais:  Como será o esporte depois da quarentena? Entenda!

Só que, hoje em dia, as coisas não são mais assim. Atualmente, são valorizados os jogadores que sabem tanto atacar quanto defender. Por isso, mesmo dos goleiros, zagueiros e volantes, são exigidos bons passes, por exemplo.

Além disso, é comum que a marcação já comece com os atletas que jogam mais à frente. Portanto, esses jogadores devem saber se posicionar, pressionar, como se movimentar e saber o momento certo de roubar a bola sem fazer falta.

6.      Procure oportunidades de começar a carreira de jogador de futebol profissional

Via de regra, as oportunidades para ser jogador de futebol profissional não surgem do acaso. Em vez disso, o atleta tem de ir atrás delas, para se mostrar às grandes equipes e, então, ter uma chance de ser contratado.

Em outras publicações, já falamos, por exemplo, de como conseguir chances no Brasil e também de como conseguir no exterior. No entanto, no cenário de pandemia, o ideal é focar mais nas chances no território nacional, em função das barreiras impostas aos viajantes brasileiros.

Dito isso, entre as principais maneiras, as peneiras ainda são muito úteis. Uma vez que você tiver treinado e evoluído no seu jogo com as dicas anteriores, já estará pronto para seguir nesta etapa.

7.      Seja bem assessorado

Por fim, ser bem assessorado é muito importante para qualquer um que tenha aspirações de ser um jogador de futebol profissional. Neste caso, em especial, temos o papel dos agentes e da assessoria jurídica.

A assessoria jurídica protege o jogador legalmente, auxiliando em questões contratuais e garantindo a segurança jurídica. Os agentes, por outro lado, auxiliam na busca por oportunidades.

Leia mais:  Com quantos anos um jogador brasileiro pode tirar visto para jogar futebol na Europa?

Se você quer ser um atleta profissional e ainda não possui ninguém na área do Direito Esportivo para auxiliá-lo, venha falar conosco! Somos especializados na área com atuação há 28 anos.

Você sabe com quantos anos o menor pode assinar um contrato como jogador de futebol? Você sabe quais os direitos trabalhistas que o jogador de futebol possui? Nós, da Advocacia Maria Pessoa estamos à disposição para te auxiliar! Somos um escritório de Advocacia com assessoria jurídica desportiva especializada que conta com profissionais capacitados para as mais diversas demandas. Atuamos na área do Direito Desportivo, Direito Trabalhista, Direito Cível, Direito de Família e Direito Previdenciário. Podemos te auxiliar? Entre em contato conosco e agende sua visita em nosso escritório: (11) 2403-3180, (11) 97053-3654 (Whatsapp), e-mail: maria.pessoa.lima@terra.com.br . Ficaremos honrados em atendê-lo!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply