Orientações Gerais

8 dicas para conseguir oportunidades de jogar futebol no exterior e no Brasil

junho 1, 2021
jogar futebol no exterior
Compartilhe este conteúdo

Para muitos jovens brasileiros, a busca por oportunidades de jogar futebol no exterior ou dentro do Brasil é como a realização de um sonho. No entanto, é comum que haja um certo desconhecimento a respeito do que fazer para conseguir isso e como fazer, especialmente durante a pandemia de covid-19. Ou seja, como encontrar a oportunidade ideal?

Então, para estes casos existem algumas dicas especiais que servem para aumentar as suas chances de sucesso. Por isso, se você está procurando dicas para conseguir oportunidades de jogar futebol neste momento, siga lendo!

1.      Não tenha vergonha para jogar futebol no exterior ou no Brasil

É muito comum que, ao procurar oportunidades de jogar futebol no exterior ou mesmo no Brasil, os jovens se sintam com vergonha. Para entender melhor, basta se colocar no lugar de um desses jovens.

Pense, por exemplo, que é você quem está em outro país ou em uma região do Brasil diferente da sua, em meio a adolescência, buscando uma oportunidade que pode mudar a sua vida.

Assim, é natural se sentir um pouco envergonhado ou retraído. No entanto, lute contra isso. Quando o jogo começar, comunique-se com os outros jogadores, busque a bola e demonstre que você consegue jogar um esporte coletivo. Isto pode fazer a diferença diante dos olheiros.

2.      Leve a pandemia em consideração

jogar futebol no exterior

Jogar futebol no exterior certamente é o sonho de muitos jovens. No entanto, você não pode deixar de levar a pandemia em consideração quando fizer os seus planos.

Atualmente, muitos países estão impondo restrições à entrada de brasileiros, o que dificulta bastante para quem quer oportunidades para jogar futebol. Por isso, talvez seja mais indicado focar nas oportunidades no Brasil.

Leia mais:  Entenda como é estabelecida a relação de trabalho entre o clube e o atleta

Ainda assim, continue observando como avança a covid-19 e quando ultrapassar as fronteiras terá menos restrições. Ou seja, observe as oportunidades no Brasil, mas sem esquecer do exterior.

3.      Saiba como jogar futebol no exterior

Desconsiderando o período de pandemia, as oportunidades de jogar futebol no exterior são muitas. Dessa forma, como já falei nesta outra publicação, existem vários meios que o atleta pode conseguir jogar na Europa, por exemplo.

Veja alguns dos principais meios:

  • Peneira: as tradicionais peneiras ocorrem no mundo todo e contam com observadores de clubes de diversos países. Veja, por exemplo, como acontecem as peneiras em Portugal.
  • Escolas de futebol: muitas escolas de futebol no Brasil possuem convênios com alguns dos grandes clubes da Europa, de outros países da América do Sul e da Ásia.
  • Ser observado por olheiros: além de acompanhar as peneiras, os olheiros de clubes estrangeiros também costumam observar campeonatos de base. Por isso, é outra ótima forma de aparecer.

4.      Tenha uma alimentação responsável

Se você quer jogar futebol, o seu corpo é o seu instrumento de trabalho. Portanto, mantenha ele num bom estado, também através da alimentação.

Isso vai ajudar a ter um bom preparo físico, a ter um bom percentual de gordura, entre outros fatores. Portanto, saiba que isso é importante e que mesmo os jogadores mais consagrados se cuidam.

5.      Entenda qual é a posição ideal para você

Hoje em dia, existem parâmetros que ajudam a escolher qual é a posição ideal para você. Para isso, aliás, há muitos fatores que podem influenciar, dentre os quais alguns são prioritários.

Por exemplo, pense agora no goleiro do seu clube de coração. Então, qual é o tamanho dele? Note que os goleiros geralmente são altos, independentemente do país em que jogam. Ou seja, se você quer atuar nessa posição, vai ser muito mais difícil caso não for alto.

Leia mais:  Como será o esporte depois da quarentena? Entenda!

Além disso, leve sempre em consideração estudar sobre a sua posição. Para isso, acompanhe seus ídolos e estude os movimentos que eles fazem. Assim, entenda como jogam os grandes jogadores da mesma posição que você deseja atuar e treine para colocar em prática.

6.      Não caia em provocações

jogar futebol no exterior

As oportunidades de jogar futebol no exterior ou no Brasil normalmente acontecem em jogos, seja por peneiras ou em campeonatos locais, como falei antes. Então, é importante saber se portar dentro de campo também com relação aos seus adversários.

Por isso, comporte-se em campo. Lembre-se de que seu sonho é muito mais do que aquele jogo, e que se você cair em provocações pode acabar arrumando problemas que vão acabar com as suas chances de ser contratado pelo clube.

7.      Nunca desista do sonho de jogar futebol no exterior ou no Brasil

Nem todo jogador profissional conseguiu oportunidades fáceis de jogar futebol. Ou seja, em geral, todos têm muito trabalho, até mesmo os mais famosos.

Principalmente agora, durante a pandemia, isso pode ser mais complicado, mas não desista. Saiba, dessa forma, que é extremamente comum não ter êxito na sua primeira tentativa. A cada resposta negativa, treine mais e procure novas oportunidades.

8.      Procure auxílio profissional

Por fim, saiba que jogar futebol no exterior ou dentro do Brasil pode ser mais fácil se você tiver um agente ou um representante no ramo. Neste caso, eles irão auxiliar a encontrar novas oportunidades e testes com clubes.

Além disso, engana-se quem pensa que tudo acontece às mil maravilhas. Infelizmente, nem sempre é o caso, e problemas podem acontecer. Nestas situações, uma assessoria jurídica poderá auxiliá-lo para evitar problemas contratuais e fraudes.

Leia mais:  Como fazer um contrato de formação de atleta aprendiz? Descubra aqui!

Bom, e você, está convencido a ir atrás de oportunidades de jogar futebol? Essas dicas o auxiliaram? Deixe suas dúvidas nos comentários!

Você sabe com quantos anos o menor pode assinar um contrato como jogador de futebol? Você sabe quais os direitos trabalhistas que o jogador de futebol possui? Nós, da Advocacia Maria Pessoa estamos à disposição para te auxiliar! Somos um escritório de Advocacia com assessoria jurídica desportiva especializada que conta com profissionais capacitados para as mais diversas demandas. Atuamos na área do Direito Desportivo, Direito Trabalhista, Direito Cível, Direito de Família e Direito Previdenciário. Podemos te auxiliar? Entre em contato conosco e agende sua visita em nosso escritório: (11) 2403-3180, (11) 97053-3654 (Whatsapp), e-mail: maria.pessoa.lima@terra.com.br . Ficaremos honrados em atendê-lo!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply