Orientações Gerais

Tudo que você precisa saber sobre peneira de futebol em Portugal

abril 30, 2021
peneira de futebol em Portugal
Compartilhe este conteúdo

Muitos jovens brasileiros sonham em atuar como atletas na Europa. Neste sentido, uma peneira de futebol em Portugal pode ser uma ótima porta de entrada, como mostram vários casos de sucesso.

Por isso, caso você esteja procurando como realizar estes testes, esta publicação é para você. Então, para entender melhor, siga lendo!

Como funciona uma peneira de futebol em Portugal

Assim como em outros países, rotineiramente acontece evento de peneira de futebol em Portugal. Dessa forma, os clubes do país também realizam esses testes com jogadores novos, assim como basicamente todos os clubes profissionais no mundo.

Inclusive, quando pensamos em grandes jogadores do futebol mundial, certamente passa pela sua cabeça alguns nomes que foram criados ou já passaram muito jovens por clubes portugueses. Neste caso, inclusive de atletas brasileiros, como Deco.

Por isso, o que você precisa saber é que é possível realizar estes testes na forma de peneira de futebol em Portugal. Dessa forma, os clubes em geral procuram atletas com a seguinte característica:

  • Jogadores a partir de 15 anos de idade;
  • Preferencialmente, que tenham passaporte europeu;
  • Que estejam dispostos a atuar em clubes de menor expressão até se desenvolver.

Saiba, ainda, que o futebol português recebe muito bem os atletas estrangeiros. Além disso, somente no caso dos brasileiros, é o país que mais importa jogadores de futebol do Brasil, segundo dados de 2015 da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Então, os olheiros de clubes portugueses podem convidar atletas no Brasil para fazer testes por lá. Alternativamente, se você já estiver na Europa, pode buscar informações a respeito das peneiras dos clubes locais, da mesma forma que faria no Brasil.

Leia mais:  Tudo que você precisa saber para jogar futebol na Alemanha

Existem, ainda, as chamadas peneiras de intercâmbio que são realizadas no Brasil para a descoberta de jovens talentos para o futebol português. Elas ocorrem com certa periodicidade, dependendo da sua região, e trazem representantes de clubes portugueses.

Sobre o futebol português

peneira de futebol em Portugal

Como falei antes, o futebol português, no mundo todo, é o que mais leva atletas brasileiros. Por isso, uma peneira de futebol em Portugal pode ser uma excelente oportunidade para jovens com o sonho de se tornarem atletas profissionais na Europa.

Dito isso, você precisa saber, também, algumas informações gerais sobre como funciona o futebol por lá. Saiba, por exemplo, que existem quatro divisões principais no país. As duas primeiras são ligas em pontos corridos. Já, a terceira e a quarta, são divididas em zonas.

Embora existam três clubes principais no país (Sporting, Porto e Benfica), há outras ótimas opções. Como os clubes portugueses são vistos como uma porta de entrada à Europa para muitos atletas, eles também são monitorados por clubes maiores de Portugal e de fora.

Por isso, aliás, é que tantos jogadores brasileiros e africanos desejam atuar por lá. Assim, para mais informações sobre a liga e sobre como jogar futebol em Portugal, leia esta nossa outra publicação.

Dicas para passar nos testes

peneira de futebol em Portugal

Para finalizar, existem algumas dicas básicas que podem ajudar você a passar na peneira de futebol em Portugal. Por isso, veja as principais abaixo:

Esteja atento a toda peneira de futebol em Portugal

Primeiramente, algo básico de quem quer participar de testes de futebol é estar atento a todas as peneiras organizadas por clubes e representantes, concorda? Para isso, não há segredo: você precisa estar atento e procurar diariamente.

Leia mais:  Tudo que você precisa saber sobre peneira de futebol

Não tenha medo de começar em clubes menores

Assim como falei antes, os clubes portugueses são muito observados. Por isso, mesmo que a peneira de futebol seja para um clube desses, aproveite a oportunidade. Esta é uma ótima chance de crescimento na carreira para um clube grande português ou de outra liga europeia.

Inclusive, com relação aos salários, a média na primeira divisão, com exceção dos três grandes, é de 5,5 mil euros. Já, na segunda divisão, de cerca de mil euros mensais. Em ambos os casos, dá para viver bem.

Ter cidadania europeia ajuda, mas não é tão necessário

Por fim, saiba que ter cidadania europeia até ajuda, mas não é tudo quando falamos especificamente de Portugal. Isso porque os brasileiros não ocupam vaga de estrangeiro no país, em função de um acordo de reciprocidade com o Brasil.

Em resumo, é assim que funcionam as peneiras e testes no futebol português. Para mais dicas como essa, siga nosso blog!

Você sabe com quantos anos o menor pode assinar um contrato como jogador de futebol? Você sabe quais os direitos trabalhistas que o jogador de futebol possui? Nós, da Advocacia Maria Pessoa estamos à disposição para te auxiliar! Somos um escritório de Advocacia com assessoria jurídica desportiva especializada que conta com profissionais capacitados para as mais diversas demandas. Atuamos na área do Direito Desportivo, Direito Trabalhista, Direito Cível, Direito de Família e Direito Previdenciário. Podemos te auxiliar? Entre em contato conosco e agende sua visita em nosso escritório: (11) 2403-3180, (11) 97053-3654 (Whatsapp), e-mail: maria.pessoa.lima@terra.com.br . Ficaremos honrados em atendê-lo!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply