Vistos de viagem

Oportunidades de jogar futebol na Europa: quais os cuidados necessários?

outubro 30, 2019
oportunidades de jogar futebol na europa
Tempo de leitura 6 min

Atuar profissionalmente como futebolista é o sonho de vários brasileiros que se dedicam ao esporte desde pequenos. A carreira no exterior é ainda mais vislumbrada, razão pela qual os atletas buscam tanto as oportunidades de jogar futebol na Europa.

Além da remuneração altamente atrativa, é possível morar em países desenvolvidos e com melhor qualidade de vida. A estrutura dos clubes europeus, geralmente, é boa. Eles investem pesado no contratado e, como retorno, você tem maiores chances de ganhar espaço no mercado, valorizar seu passe e chamar a atenção da equipe técnica da seleção brasileira.

Continue a leitura para ver o que pode ser feito a fim de concretizar esse plano, quais cuidados são necessários caso você receba uma proposta, e entenda a importância da assessoria jurídica no processo.

Como conseguir oportunidades de jogar futebol na Europa?

Muitos futebolistas brasileiros fizeram sucesso estrondoso no Brasil e reconhecimento internacional ao atuarem em grandes clubes europeus: Ronaldo, Roberto Carlos, Rivaldo, Ronaldinho, Kaká e Daniel Alves são alguns deles.

Falando no cenário atual, podemos citar o destaque de Alisson e Firmino no Liverpool, Philippe Coutinho no Bayern de Munique, Gabriel Jesus no Manchester City e Lucas Moura no Tottenham.

Obviamente, eles compõem a elite da modalidade esportiva e o fato de terem chegado ao status que têm hoje não significa que o mesmo aconteça para a maioria dos atletas bons de bola por aí. No entanto, há caminhos popularmente reconhecidos a quem deseja ter acesso às oportunidades de jogar futebol na Europa. Confira!

Escolas de futebol

Muitas delas têm contato direto com clubes brasileiros como o São Paulo e o Corinthians — se eles contratarem você, é um degrau a mais subido rumo à carreira no exterior. Ainda, os responsáveis por esses centros tendem a ter uma ampla rede de contatos, ligações que abrem caminhos.

Olheiros

Pessoas de confiança dos clubes nacionais e europeus, profissionais contratados e treinadores das equipes de base costumam assistir a jogos de torneios de futebol em todo o país em busca de jogadores de destaque. Prepare-se para os campeonatos, treine firme e, quem sabe, você pode ser descoberto por um desses caça-talentos.

Peneiras

As mesmas escolas de futebol sobre as quais já falamos muitas vezes têm convênios com clubes renomados, possibilitando aos alunos matriculados a chance de disputar uma vaga no time por meio das famosas avaliações abertas, as denominadas peneiras.

O tempo para mostrar talento é escasso e, talvez, o processo envolva uma série de etapas que exigem do atleta persistência, além de alta qualidade técnica. Não desanime! Cafu, capitão da seleção brasileira na conquista do penta, foi recusado em 4 testes como esse só no São Paulo Futebol Clube.

De porta em porta

Quem tem condições financeiras de arcar com uma viagem ao Velho Continente sem ter claramente oportunidades de jogar futebol na Europa pode se arriscar. O investimento é alto, considerando a valorização da moeda de lá em comparação com o Real, sem falar dos gastos básicos para a sobrevivência com hospedagem, transporte e alimentação.

Powered by Rock Convert

Além dos custos envolvidos nesse processo, há de se pensar nos riscos de ir sem ter nada em vista, na distância, saudade da família, dos amigos, e a questão cultural. Fique atento às peneiras e outras possibilidades que aparecerem por lá, crie contatos com outros atletas, dirigentes de clubes e profissionais da área. É um tiro no escuro, mas pode dar certo.

Quais cuidados ter com as oportunidades de jogar futebol na Europa?

Um garoto de 16 ou 19 anos atrás do sonho de ser zagueiro, goleiro, meia ou atacante em um clube europeu pode ficar facilmente tentado a aceitar uma proposta aparentemente promissora quando o talento, a disciplina e o investimento no esporte parecem não trazer recompensa. Confira alguns pontos aos quais você deve ficar atento.

Fraudes

Cuidado com quem se apresenta como empresário, prometendo oportunidades de jogar futebol na Europa. Há casos de supostos agentes que cobram um valor X do atleta “a título de transferência”, por exemplo, como se a taxa fosse imprescindível para a admissão do interessado no clube europeu.

Na realidade, eles podem se apossar do dinheiro e sumir de uma hora para outra, deixando você sem dinheiro e desamparado. Embora tais situações não constituam a regra, é preciso ficar atento às condições oferecidas, buscar recomendações e avaliar a credibilidade daquela pessoa no mercado da bola.

Tráfico de pessoas

Quinze desportistas do sexo masculino com idade média de 21 anos foram vítimas desse crime entre 2015 e 2017, segundo dados do Observatório do Tráfico de Seres Humanos (OTSH). De acordo com a pesquisa, a conduta ilícita é praticada a fim de destinar os indivíduos ao trabalho escravo ou submetê-los à exploração sexual.

Autorizações e documentação em dia

Um agenciador pode efetivamente colocar você em um clube de futebol amador, por exemplo, mas a alocação não basta: é preciso que sua situação no país de destino esteja regularizada.

Autorizações de residência, vistos e passaporte entram nessa esfera e podem interromper bruscamente sua carreira no exterior se não forem providenciados da forma devida — uma das razões pelas quais vale a pena contar com advogados especializados no processo.

Por que a assessoria jurídica é tão importante para o atleta?

Muitos futebolistas esperam a profissionalização para investir em assessoria jurídica, sem considerar o quanto ela pode ser útil na busca por oportunidades de jogar futebol na Europa.

Advogados com expertise em Direito Desportivo, como os da nossa equipe, têm alto conhecimento técnico de cláusulas contratuais e procedimentos típicos do mercado da bola. Assim, orientam a tomada de decisão e conferem segurança jurídica à sua carreira.

A Maria Pessoa Advocacia atua no ramo há 28 anos, possui em sua equipe profissionais experientes e especializados no assunto. Eles têm know how para lidar com a vinculação profissional do atleta, parcerias, tributações e patrocínios esportivos, além de estarem aptos para defender seus interesses nos clubes, CBF, FIFA e tribunais desportivos.

Oportunidades de jogar futebol na Europa existem, mas as condições precisam ser muito bem averiguadas para você não cair em golpes, ficar na irregularidade, comprometer suas finanças e carreira. O agenciador tem papel fundamental no processo, mas não supre a segurança que uma assessoria jurídica de qualidade pode dar.

Entre em contato com a Maria Pessoa Advocacia e veja como podemos ajudar você nesse sonho de atuar como futebolista em clubes europeus!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário