Direito Desportivo

Como é definido o preço de jogador de futebol?

junho 25, 2019
Tempo de leitura 3 min

Os bons jogadores de futebol assinam contratos milionários para serem bem remunerados em grandes clubes nacionais ou internacionais. Mas quais são os principais aspectos que interferem na definição do preço de jogador de futebol?

Neste artigo, vamos explicar sobre o assunto, que é motivo de curiosidade e questionamento de muitos atletas desportivos e do público em geral. Continue a leitura!

Principais motivos que interferem no preço do atleta

As atuais estrelas futebolísticas recebem milhões de reais por mês. Além da remuneração pelo trabalho no gramado, existem os valores provenientes do carisma do atleta, com atividades que proporcionam dinheiro ao profissional e ao clube por meio de campanhas publicitárias ou demais parcerias da mídia.

Veja, abaixo, alguns fatores que influenciam no preço de jogador de futebol, levando em consideração questões dentro e fora do campo.

Itens em avaliação em campo

Técnica em campo

A habilidade diz muito sobre o profissional em campo. Por isso, quem a desempenha com qualidade pode ajudar a equipe do clube a ganhar novos campeonatos e tem grandes chances de receber um bom salário. Quanto maior a técnica e aptidão com a bola, maior a remuneração!

Idade

O fator juventude não interfere apenas na idade do jogador de futebol na hora da contratação, mas também no potencial que o atleta alcançou ou que poderá atingir. Assim, tudo dependerá do desejo do clube.

Powered by Rock Convert

Posição em jogo

Neste caso, é analisada a posição que o atleta joga e qual candidato o clube precisa para contratar. Normalmente, os meias, os atacantes e os goleiros são os mais solicitados no mercado desportivo.

Itens em avaliação fora do campo

Repercussão na mídia

Outro ponto fundamental na hora de definir o preço de jogador de futebol é a repercussão da contratação do atleta na mídia.

Um jogador de futebol com carisma significa mais vendas de ingressos, mais campanhas publicitárias, mais vendas de produtos do clube, ou seja, renderá muito dinheiro em publicidade para o time. Um ótimo negócio, não acha?

Um exemplo é o jogador Cristiano Ronaldo. Ele já tem uma idade avançada, mas, combinado com a repercussão da mídia, padrões em campo e necessidade do clube, ganha em média 146 milhões, segundo o Centro Internacional de Estudos do Esporte (CIES).

Disciplina do jogador

A adequação nas atividades do time é levada em consideração na hora da contratação, além da capacidade de iniciativa e de estar presente para realizar as obrigações no clube, sem afetar os planos táticos em jogo ou fora do campo. Tudo isso é valorizado pela equipe, pois demonstra um bom desempenho em conjunto, ou seja, o profissionalismo em grupo é imprescindível para o atleta desportivo.

Por fim, esses conjuntos de itens são incluídos na análise da avaliação do atleta, a fim de calcular o preço de jogador de futebol. Tudo isso, também, varia conforme as propostas: quanto maior o interesse em determinado jogador, maiores serão as ofertas desse atleta. Portanto, cabe selecionar a melhor opção!

Este foi o artigo explicando como é definido o preço de jogador de futebol. Gostou do post? Quer saber mais sobre outro assunto? Deixe seu comentário.

Contato EspecialistaPowered by Rock Convert

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário