Direito Desportivo

4 benefícios da consultoria jurídica/financeira para jogadores de futebol

agosto 28, 2019
Consultoria financeira para jogadores de futebol: confira 4 benefícios
Tempo de leitura 6 min

Seguro viagem, de vida e contra lesões, direito de imagem, luvas, bicho e outras questões contratuais. São pontos aos quais os atletas precisam estar atentos. A consultoria financeira para jogadores de futebol protege os seus interesses e patrimônio porque cuida de todas essas preocupações.

O apoio de um advogado especialista na área desportiva cobre questões secundárias importantes. Enquanto permite ao cliente focar nos treinos, campeonatos, sua forma física, rendimento em campo e desenvolvimento da carreira. Falando nisso, vale ressaltar: você não precisa ser profissional para contar com esse respaldo jurídico.

Quer saber mais sobre a consultoria financeira para jogadores de futebol? Entenda sua aplicação, benefícios e confira como eleger um procurador capacitado que cuide bem dos seus interesses.

As dificuldades do atleta com a gestão financeira

A fama de um futebolista cresce quando sua qualidade técnica e desempenho acima da média chamam atenção em um campeonato. Razões pelas quais o passe é valorizado. Consequentemente, aumenta o interesse dos clubes e das marcas para campanhas publicitárias.

A evidência na mídia pressupõe que o atleta esteja faturando alto, mas a gestão dos rendimentos é mais importante que o quanto ele ganha. Exemplo disso é a atual crise financeira enfrentada pelo capitão da seleção brasileira de futebol na conquista do penta em 2002, Cafu.

Ele tem problemas na Justiça por causa de dívidas milionárias decorrentes das atividades de sua empresa de agenciamento esportivo. A má administração do negócio já teria ocasionado a perda de 5 imóveis e a penhora de outros 15, além do fechamento (ainda que temporário) do Instituto Cafu, responsável pela assistência à 950 crianças carentes.

O patrimônio conquistado pelo atleta, ex-jogador do São Paulo, Palmeiras, Roma e Milan, durante a carreira (32 imóveis) está sendo dilapidado. Diante de um caso como esse, há a própria dificuldade financeira e o constrangimento de ter tal situação divulgada na mídia, fazendo sombra nos períodos de glória na profissão.

Outros casos semelhantes

Adriano Imperador (ex-Flamengo, Corinthians, Roma e Internazionale) enfrenta questão parecida por causa de problemas com o fisco italiano. Irregularidades com os impostos, também, compõem a dívida que Romário tenta negociar com a Fazenda Nacional.

Até mesmo o lendário Garrincha admitiu ter perdido muito dinheiro e feito péssimos negócios como a assinatura de contratos em branco. Situações desse tipo ocorrem em qualquer fase da carreira, seja você profissional ou não, razão pela qual seus interesses precisam ser tutelados juridicamente desde o princípio.

4 benefícios da consultoria financeira para jogadores de futebol

Existem práticas contratuais típicas do mundo futebolístico que influenciam diretamente na remuneração do atleta e, consequentemente, no seu patrimônio. Sendo assim, confira algumas vantagens de deixar essas preocupações sob responsabilidade de um especialista no assunto.

1. Conhecimento dos direitos

O advogado da área desportiva está familiarizado com o formato e conteúdo dos contratos: ele sabe que as luvas (valor pago como estímulo à assinatura do documento) têm natureza salarial e podem ser requeridas caso haja inadimplência do clube.

O jurista entende desse tipo de cálculo e é capaz de orientar você quanto à forma de pagamento do montante. Além disso, ele conhece o direito do trabalho — sabia que o bicho deixou de integrar o salário com a reforma trabalhista? Isso interfere nos encargos previdenciários e laborais, por exemplo.

2. Melhor gestão do patrimônio

Por ter ciência de questões contratuais, a consultoria jurídica para jogadores de futebol é capaz de defender os interesses deles perante o clube e as instituições da modalidade. Além das luvas, premiações e bonificações para estimular o desempenho do atleta, estamos falando de aspectos como direito de imagem e patrocínio esportivo.

Powered by Rock Convert

Tais assuntos podem envolver muito dinheiro, impacto direto e significativo na renda do futebolista, que chama a atenção da mídia enquanto aumenta o faturamento do time com a venda de produtos levando o seu nome, por exemplo. O advogado ajuda você a negociar, fechar valores, administrar e proteger seu patrimônio.

3. Orientação de especialistas

Lidar com vistos, passaportes, seguro viagem e contra lesões — e pedido de indenização securitária, se for o caso — envolve burocracia e requer conhecimento também da parte administrativa, facilmente dominada por uma consultoria jurídica de qualidade.

Por exemplo: a orientação dos especialistas garante que você não precisará interromper uma temporada de sucesso no campeonato europeu porque seus documentos pessoais estão irregulares de acordo com a legislação do país estrangeiro.

4. Atendimento personalizado e específico

Agentes esportivos podem entender muito do mundo futebolístico, ter contato com cartolas, outros figurões de grandes clubes nacionais, internacionais e instituições como a FIFA e a CBF. Sua relação com o agenciado costuma ser próxima, transparente e eles mediam os interesses do jogador com as expectativas de ganho no mercado.

No entanto, sua competência e visão do ramo não atestam domínio de questões legais e financeiras, tão importantes para o atleta. O bom agente é aquele que continua no controle do negócio enquanto terceiriza serviços para deixar especialistas cuidarem de campos específicos sobre os quais ele não tem completo domínio.

A escolha da consultoria jurídica e financeira adequada

A comodidade de todos os benefícios elencados anteriormente se estende à sua família: a consultoria adequada cuida do bem-estar do jogador e dos entes queridos, garantindo também a segurança deles e que eles estejam em conformidade com os preceitos legais.

As medidas são adotadas para evitar e dirimir conflitos jurídicos e em esfera administrativa. O advogado pensa a curto, médio e longo prazo, precaução útil, inclusive, caso ocorra alguma fatalidade com o futebolista — normalmente responsável pelo sustento do núcleo familiar e até de tios, primos e sobrinhos.

Diante de tantos aspectos importantes, sua escolha deve levar em consideração a atuação do jurista nos tribunais de justiça desportiva, a experiência dele no ramo e conhecimento em assuntos como:

  • patrocínios esportivos;
  • direito de imagem;
  • participação, permissão, concessão e parcerias;
  • tributações no meio esportivo;
  • vinculação profissional do atleta.

Notou quanto vale contratar uma consultoria financeira para jogadores de futebol? Seus resultados e expectativas serão melhor atendidos conforme o grau de excelência do serviço prestado. Não é gasto, mas investimento que preservará seu patrimônio, interesses pessoais e de todas a sua família.

Gostou do assunto? Assine nossa newsletter se quiser saber mais e se manter atualizado sobre direito desportivo.

Entre em contato com nosso escritório que daremos todas as informações para sanar suas dúvidas!

(11) 2403-3180
(11) 97053-3654 WHATSAPP

Site Oficial: http://www.advocaciamariapessoa.com.br/index.php

Contato EspecialistaPowered by Rock Convert

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário