Sem categoria

Marketing esportivo: por que é importante para o atleta profissional?

julho 30, 2019
Marketing esportivo: por que é importante para o atleta profissional?
Tempo de leitura 3 min

O marketing esportivo está relacionado à estratégia de posicionamento de marca que algumas empresas utilizam, buscando aumentar a identificação com os seus clientes, por meio da participação e contribuição com a experiência daquele torcedor.

No Brasil, muitas marcas já vinculam sua imagem à de atletas, eventos e equipes, o que é sinônimo de excelentes resultados, especialmente se o atleta mantém uma postura profissional e pessoal alinhada com o perfil da marca.

Os atletas em início de carreira pouco sabem a respeito do que é o marketing esportivo e da importância de construir uma imagem sólida e séria no seu meio profissional. Pensando nisso, desenvolvemos este post com dicas que vão ajudá-lo a entender a importância que essa estratégia tem na carreira e nas finanças do jogador. Acompanhe e entenda!

O que é marketing esportivo?

Marketing esportivo é a estratégia que algumas empresas utilizam para atrair a atenção de clientes para a sua marca. Na prática, consiste basicamente na contratação de atletas ou clubes para a participação em peças publicitárias, estratégias de marketing digital, participação de eventos da empresa, entre outros.

É cada vez mais comum encontrarmos empresas que usam a imagem de atletas reconhecidos e populares entre os torcedores para causar uma relação com os seus produtos e serviços.

Por que ele é importante para a carreira do jogador de futebol?

Além de favorecer a imagem do atleta aumentando a sua popularidade, o marketing esportivo também favorece as finanças pessoais. Isso porque as empresas que utilizam essa estratégia costumam pagar quantias significativas para vincular a imagem do profissional à da sua marca.

Entretanto, é necessário que o atleta tenha em mente que as empresas não contratam qualquer profissional para fazer suas campanhas publicitárias. Mesmo os atletas em excelente posição na carreira podem não ser convidados para esse tipo de ação, se estiverem com problemas de imagem. Mas o que é um problema de imagem? Confira a seguir!

Quais são os principais problemas de imagem enfrentados pelos atletas?

São consideradas, como problemas de imagem, quaisquer situações relacionadas à vida pessoal ou profissional do atleta que possam levantar dúvidas quanto à sua idoneidade, exemplo e moral.

Para ilustrar, podemos citar alguns casos que ficaram famosos na mídia brasileira, como o do atleta Ronaldinho, que se envolveu em polêmicas sexuais com um grupo de travestis; o do comentarista Casagrande e sua relação com o uso de drogas; ou, ainda, o caso mais recente envolvendo o atleta Neymar (um dos mais requisitados pelas empresas para atuação em marketing esportivo) que foi acusado de estupro.

Entre os problemas mais comuns dos atletas referentes à imagem, estão situações relacionadas a conflitos familiares e amorosos, problemas com festas e consumo de bebidas e dopping.

Para evitar casos que prejudiquem a imagem do atleta, é imprescindível que ele esteja assessorado por bons profissionais e que tenha um acompanhamento de carreira e orientação constante para que busque manter a sua imagem protegida.

Você gostou deste artigo sobre marketing esportivo? Então aproveite para assinar a nossa newsletter e receber em seu e-mail conteúdos exclusivos sobre direito desportivo e dicas para a carreira do atleta profissional.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário