Orientações Gerais

Peneira de futebol: 7 dicas para se destacar

fevereiro 13, 2021
peneira de futebol
Compartilhe este conteúdo

Muitos jovens brasileiros sonham com a possibilidade de se tornarem jogadores profissionais. Para isso, um dos caminhos mais tradicionais é o da peneira de futebol, onde os garotos e garotas são avaliados pelos clubes.

Então, saber como agir e o que fazer durante a peneira de futebol é importante para aumentar as chances de escolha. Por isso, preparamos esta publicação com 7 dicas especiais!

1.      Estude sobre a sua posição

Você costuma jogar como zagueiro, atacante, lateral ou em qual posição? Independentemente de qual seja, o que interessa é que é necessário saber o que ela de fato exige do atleta.

Isto porque cada posição tem movimentos diferentes e exige atributos distintos. Então, estude (sobretudo os principais jogadores) antes da peneira de futebol. Entenda o que é necessário fisicamente, taticamente, como se posicionar, etc.

2.      Treine bastante antes da peneira de futebol

Não é apenas a sua cabeça que deve estar bem antes da peneira de futebol. Isto é, além de saber tudo sobre a posição em que você joga, você também precisa colocar isto em prática, treinando, para atingir um melhor desempenho.

Então, antes das peneiras que for realizar, procure treinar ao máximo, sempre jogando na sua posição. Além disso, caso consiga jogar com pessoas mais velhas, com um maior nível de competitividade, é ainda melhor.

3.      Foque no condicionamento físico

peneira de futebol

Hoje em dia, mais do que nunca, o futebol é um esporte que exige muito dos atletas na questão física. Por isso, ter um bom condicionamento é essencial, e você deve treinar isto também.

Afinal, não adianta muito ter uma técnica excelente e entender bem da parte tática caso você não aguente correr, não é verdade? Portanto, alimente-se bem, durma adequadamente e tenha uma rotina de treinos físicos antes da peneira de futebol.

Leia mais:  Entenda quais são as funções do intermediário no futebol

4.      Saiba ter humildade

Há muitos jogadores que são bons, fazem uma boa peneira de futebol, mas acabam ficando de fora dos selecionados. Isto porque, em diversas ocasiões, não sabem escutar os olheiros dos clubes e são arrogantes.

Por isso, o gerenciamento da carreira é algo de extrema importância, e começa já pela humildade. Saiba aceitar o que o profissional indica e, mesmo que você não concorde, busque adaptar ao seu jogo e avalie os resultados.

5.      Não caia em provocações

Infelizmente, durante a peneira de futebol nem todos os atletas prezam pelo fair play (ou jogo limpo, em português). Existe, sim, muita provocação, o que pode acabar desestabilizando jogadores sem o devido preparo psicológico.

Neste sentido, o pior dos casos é estar indo bem na peneira, mas perder a cabeça em algum lance e acabar sendo expulso de campo. Para evitar isto, entenda que é preciso aguentar e, acima de tudo, responda no campo, com um bom desempenho.

6.      Faça mais de uma peneira de futebol

peneira de futebol

Nem todo mundo passa na primeira peneira de futebol. Lembre-se, por exemplo, de que o pentacampeão mundial pela seleção brasileira, o ex-lateral direito Cafú, foi dispensado em 12 peneiras antes de se profissionalizar.

Por isso, entenda que se não deu na primeira vez, não significa que você deve desistir. Aliás, pelo contrário: siga treinando cada vez mais forte e tenha em mente que existem outras peneiras possíveis.

7.      Não pare nunca de se dedicar

A peneira de futebol é só o primeiro passo para o jogador que deseja se profissionalizar. Não importa muito se você passou no primeiro teste ou não, aqui a dica é a mesma: nunca deixe de se esforçar.

Leia mais:  Como será o esporte depois da quarentena? Entenda!

Dentre todos os atletas que começam nas categorias de base, poucos acabam se tornando jogadores profissionais. Para seguir até o final, é preciso unir tudo o que foi dito até aqui, em termos táticos, físicos e até mentais.

Ao final, se tudo der certo, você vai ter seu contrato de atleta. Ainda assim, porém, é importante ter alguns cuidados, a fim de evitar problemas futuros. Para isso, procure especialistas em Direito Esportivo, como a Advocacia Maria Pessoa!

Você sabe com quantos anos o menor pode assinar um contrato como jogador de futebol? Você sabe quais os direitos trabalhistas que o jogador de futebol possui? Nós, da Advocacia Maria Pessoa estamos à disposição para te auxiliar! Somos um escritório de Advocacia com assessoria jurídica desportiva especializada que conta com profissionais capacitados para as mais diversas demandas. Atuamos na área do Direito Desportivo, Direito Trabalhista, Direito Cível, Direito de Família e Direito Previdenciário. Podemos te auxiliar? Entre em contato conosco e agende sua visita em nosso escritório: (11) 2403-3180, (11) 97053-3654 (Whatsapp), e-mail: maria.pessoa.lima@terra.com.br . Ficaremos honrados em atendê-lo!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply