Orientações Gerais

Fisioterapia esportiva: como atua este profissional?

fevereiro 18, 2021
fisioterapia esportiva
Compartilhe este conteúdo

A fisioterapia esportiva (ou fisioterapia desportiva, como também é chamada) é uma área de atuação importante. Isto porque o profissional desta área possui funções como as de prevenir e de tratar lesões em atletas.

Para isso, existem diversos tratamentos que o fisioterapeuta desportivo pode utilizar. Cada um tem uma finalidade específica, favorecendo a necessidade do esportista. Siga lendo para entender melhor!

O que é a fisioterapia esportiva

fisioterapia esportiva

A fisioterapia esportiva é uma especialidade focada no tratamento e na prevenção de lesões e de traumatismos em atletas. Dessa forma, ela pode ser utilizada tanto por atletas amadores quanto pelos profissionais.

Neste sentido, a fisioterapia esportiva acaba sendo muito solicitada e muito aproveitada principalmente por atletas profissionais. Isto porque neste âmbito há uma competitividade maior e, no esporte, todos querem atingir o potencial máximo.

Por isso, um fisioterapeuta esportivo pode acabar sendo um bom aliado. Ao atuar no acompanhamento do desenvolvimento do atleta, ele consegue perceber, por exemplo, quais são os exercícios mais indicados para cada um, prevenindo a ocorrência de lesões.

Dessa forma, ao acompanhar o desempenho de cada esportista, este profissional é capacitado também a potencializar o rendimento. Afinal, quanto menor o risco de lesão e quanto melhor está o corpo do atleta, mais alto tende a ser o seu desempenho esportivo.

Porém, quando realmente houver alguma lesão, o papel do fisioterapeuta desportivo é outro. Nestes casos, ele foca no processo de recuperação, preparando o esportista para retornar à ativa no mais alto nível.

Saiba, de modo complementar, que a fisioterapia esportiva anda lado a lado com outras ciências. Por exemplo, com a medicina esportiva, levando em consideração aspectos da anatomia e da fisiologia de cada atleta.

Quais são os tratamentos utilizados?

Ao buscar o tratamento ou até a prevenção de uma lesão, opções são sempre válidas. Por isso, um dos pontos positivos relacionados à fisioterapia esportiva é que ela possibilita uma série de tratamentos. Então, veja alguns dos principais abaixo:

  • Eletroterapia: esta é a técnica do “choquinho”, como é conhecida popularmente. Com ela, utilizam-se correntes elétricas pelo corpo. Com isso, contribui no fortalecimento e no relaxamento da musculatura, diminui as dores e reduz edemas.
  • Massoterapia: essa técnica é realizada por meio de massagens, sobretudo para a prevenção de lesões e para a diminuição de dores. A ideia, neste caso, é obter o relaxamento muscular e a analgesia através da melhora do fluxo sanguíneo.
  • Terapia funcional: aqui, exercícios de pouca intensidade e de baixo impacto são priorizados. A ideia é corrigir problemas posturais ou funcionar como auxiliar no tratamento de traumas e lesões em geral.
  • Terapia manual: este tipo de terapia visa fortalecer a região, acabar com as dores, oferecer correção à má postura e corrigir desequilíbrios biomecânicos. Para isso, utiliza de métodos mais convencionais da fisioterapia.
Leia mais:  Tudo que você precisa saber para jogar futebol na Argentina

Embora estas não sejam as únicas técnicas, estão certamente entre as mais utilizadas. Além delas, outras como pilates, cinesioterapia, eletromiografia, bandagens funcionais e muitas mais podem ser opções viáveis na fisioterapia desportiva.

O importante é ter em mente que cada tratamento tem seus benefícios relacionados e é mais forte em um objetivo. Sendo assim, um bom profissional deverá saber relacionar o melhor tratamento disponível à necessidade do caso.

Principais benefícios da fisioterapia desportiva

fisioterapia esportiva

Por fim, quais são os benefícios da fisioterapia esportiva? Embora alguns já estejam implícitos ao longo do texto, veja alguns mais específicos:

  • Pode atuar nos níveis amador, semiprofissional e profissional
  • Pode atuar em clubes ou prestar serviços a pacientes particulares
  • Tira dores e promove o bem-estar do atleta
  • Previne a ocorrência de lesões
  • Auxilia os esportistas a competirem em alto nível

Por esses fatores, a fisioterapia esportiva é uma área em contínuo crescimento, inclusive considerada como em falta no mercado. Graças as suas virtudes, é cada vez mais solicitadas por equipes e por atletas em geral.

O que você achou da atuação deste profissional? Quer saber mais sobre outros temas relacionados ao esporte? Então acompanhe nosso blog!

Você sabe com quantos anos o menor pode assinar um contrato como jogador de futebol? Você sabe quais os direitos trabalhistas que o jogador de futebol possui? Nós, da Advocacia Maria Pessoa estamos à disposição para te auxiliar! Somos um escritório de Advocacia com assessoria jurídica desportiva especializada que conta com profissionais capacitados para as mais diversas demandas. Atuamos na área do Direito Desportivo, Direito Trabalhista, Direito Cível, Direito de Família e Direito Previdenciário. Podemos te auxiliar? Entre em contato conosco e agende sua visita em nosso escritório: (11) 2403-3180, (11) 97053-3654 (Whatsapp), e-mail: maria.pessoa.lima@terra.com.br . Ficaremos honrados em atendê-lo!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply