Orientações Gerais

Tecnologia e desempenho no esporte: benefícios da análise de dados

outubro 22, 2021
Tecnologia e desempenho no esporte: benefícios da análise de dados
Compartilhe este conteúdo

A tecnologia oferece ferramentas que conseguem gerar uma série de benefícios, otimizando recursos e aumentando o desempenho no esporte. Para isso, uma das principais alternativas é a chamada análise de dados.

Dessa forma, como você vai ver ao longo da publicação, há vários pontos positivos relacionados ao seu uso. Por isso, trouxemos alguns exemplos. Para entender melhor, acompanhe até o final!

Qual a relação entre tecnologia e desempenho no esporte?

desempenho no esporte

Para começar, vamos falar mais especificamente sobre a relação entre tecnologia e desempenho no esporte. Afinal de contas, o que isso quer dizer?

Em linhas gerais, buscar soluções tecnológicas significa tentar aumentar a performance. Ou seja, uma maior velocidade em corridas, o entendimento dos movimentos perfeitos, a qualidade da experiência de quem está assistindo, a combinação entre conforto e desempenho, etc.

Dessa forma, os mais variados esportes têm se aproveitado. Assim como diversas outras atividades, eles geram uma imensidão de dados. Então, pense que as equipes e atletas se deram conta de que poderiam utilizar isso para melhorar.

Como resultado, todas essas informações geradas pela análise de dados são muito importantes. Com base nelas, por exemplo, é que seu time de futebol entende que tal jogador está cumprindo um importante papel tático. Além disso, questões como zona de movimentação, número de desarmes, quantidade de passes, entre outros.

Assim, também, o treinador procura entender o que está funcionando ou dando errado. E, a partir daí, poderá buscar soluções ou adaptar o time.

Pense que o seu próximo adversário tende a sofrer quando enfrenta equipes que pressionam alto. Então, se a comissão técnica tiver essa informação, por que não fazer?

No esporte de alto nível, essa é cada vez mais uma realidade. Dessa maneira, pode contribuir para a evolução individual do atleta ou coletiva, no caso da equipe. Portanto, quem não se adapta, fica para trás.

Em quais modalidades ela influencia?

A tecnologia afeta no desempenho no esporte em basicamente todas as modalidades. No entanto, temos alguns exemplos que são bastante evidentes de como isso é feito.

Leia mais:  Conheça e se inspire com as histórias de 5 atletas femininas

Primeiramente, falando nos esportes coletivos, pense na NBA ou no futebol. Hoje em dia, a quantidade de dados gerados é enorme. Assim, isso facilita a análise de jornalistas, torcedores e, claro, das equipes.

Entre as tecnologias utilizadas, são utilizadas ferramentas de machine learning. Elas fazem conexão entre estatísticas e vídeos, por exemplo. Outro exemplo importante é a própria adoção do VAR. Ainda que tenha um outro objetivo, de tornar o esporte mais justo.

Além disso, em relação a esportes individuais, não é diferente. Note que na natação, por exemplo, as roupas são cada vez mais especiais, por gerarem velocidade. Ademais, as câmeras adicionadas às piscinas auxiliam na análise de performance dos atletas.

O atletismo também tem a função da roupa e sua melhora. Desse modo, neste caso o grande destaque costuma ser ainda o dos tênis. Assim, analisa-se como o atleta atuou em cada parte das provas.

Exemplos de aplicação da tecnologia no esporte

desempenho no esporte

Para finalizar, é interessante que você conheça também alguns exemplos de aplicação da tecnologia para melhora de desempenho no esporte. Como falei antes, são inúmeras as ferramentas.

Por isso, veja alguns exemplos abaixo:

  • Roupas e materiais esportivos: como falei nos exemplos anteriores, roupas especiais são determinantes nos esportes de alto nível. Assim, levam em conta o corpo, a modalidade, o tecido, etc.
  • Big data: esta é uma área do conhecimento específica. Dessa forma, ela levanta dados e analisa de modo especial.
  • Softwares especiais: alguns softwares atuam em conjunto com o big data na análise de dados. Então, é possível identificar pontos de melhoria.
  • Uso da robótica: a robótica é utilizada fundamentalmente nos treinos. Desse modo, influencia ao tentar criar um ambiente real de competição.
  • Nível da competição: o uso de replays instantâneos, como do VAR, é uma revolução, fornecendo novas perspectivas.
Leia mais:  Esportes pós-quarentena: saiba quais são as tendências

Perceba, portanto, como são várias as formas de utilização da tecnologia para aumentar o desempenho no esporte. Você já conhecia algum deles? Sabe de outros exemplos? Deixe nos comentários!

Você sabe com quantos anos o menor pode assinar um contrato como jogador de futebol? Você sabe quais os direitos trabalhistas que o jogador de futebol possui? Nós, da Advocacia Maria Pessoa estamos à disposição para te auxiliar! Somos um escritório de Advocacia com assessoria jurídica desportiva especializada que conta com profissionais capacitados para as mais diversas demandas. Atuamos na área do Direito Desportivo, Direito Trabalhista, Direito Cível, Direito de Família e Direito Previdenciário. Podemos te auxiliar? Entre em contato conosco e agende sua visita em nosso escritório: (11) 2403-3180, (11) 97053-3654 (Whatsapp), e-mail: maria.pessoa.lima@terra.com.br . Ficaremos honrados em atendê-lo!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply