Orientações Gerais

Dicas de treino de futebol para crianças

novembro 19, 2021
Dicas de treino de futebol para crianças
Compartilhe este conteúdo

Dicas de treino de futebol para crianças são valiosas porque ajudam a fazer com que, no futuro, esses jovens sejam jogadores mais completos. Ou seja, que dominem os fundamentos e as diferentes situações de jogo.

Dessa maneira, estes treinamentos são importantes maneiras de introduzir o esporte ao público infantil. Para saber como fazer isso da melhor forma, siga lendo!

Como elaborar um treino de futebol para crianças

dicas de treinos de futebol para crianças

Primeiramente, precisamos entender que um treino de futebol para crianças não é exatamente a mesma coisa que um treino para adultos. Isso porque, naturalmente, há diferenças consideráveis entre as categorias.

Dessa forma, pense que uma criança está recém aprendendo e dando os primeiros passos no esporte. Por isso, precisa aprender desde os aspectos mais básicos antes de passar aos mais complexos.

O plano de treino para esses jovens precisa ser elaborado com um bom planejamento e dedicação, entendendo as necessidades infantis no futebol. No entanto, qual deverá ser o foco neste momento?

Pois bem, via de regra, o mais importante é cuidar dos fundamentos, como passe, finalização, drible, marcação, etc. Assim, é nesse sentido que vai a maior parte das dicas de treinos de futebol para crianças que vamos apresentar aqui.

Além disso, porém, é interessante também começar a introduzir alguns aspectos táticos, mesmo que inicialmente. Desse modo, o jovem irá começar a entender melhor sobre a importância coletiva no futebol.

Portanto, para resumir, existem duas grandes categorias, sendo que a dos fundamentos é possivelmente a mais importante. Ainda assim, vamos ensinar abaixo como montar o seu plano de treinos infantis.

Dicas de treinos técnicos

Para começar, então, vamos com algumas dicas de treino de futebol para crianças de caráter técnico. Ou seja, aqui são aqueles que treinam os fundamentos, como os que mencionamos acima como exemplo.

Veja alguns exemplos abaixo:

  • Cabeceio: treine linhas de passe com os jovens, sendo que eles poderão apenas cabecear a bola em vez de passar com os pés.
  • Controle de bola: coloque as crianças para correrem trajetos com a bola nos pés, em linha reta e sem perder o controle. Os que chegarem primeiro ganham.
  • Domínio: coloque dois alunos em frente à uma parede. Enquanto um chuta a bola nela, o outro deve dominar e devolver o chute à parede.
  • Drible: utilizando cones, distanciados a cerca de 90 cm, os jovens atletas devem correr em zigue-zague por entre eles, levando a bola.
  • Finalização: posicione um aluno na entrada da área e outro mais atrás no campo. O que está mais atrás, deve passar para o da entrada da área, que irá devolver a bola. Então, o que receber agora deverá finalizar. Dessa maneira, crie filas para que todos ocupem as duas posições.
  • Marcação: delimite algumas áreas e separe os atletas em grupos. Então, após isso, durante 1 minuto um deve atacar, enquanto a outra defende. Se o defensor recuperar a bola ou se o tempo acabar, os papeis se invertem.
  • Passe: limite o número de toques que cada aluno pode dar durante a partida a cada domínio – por exemplo, dois ou três, dependendo da quantidade de alunos.
Leia mais:  Dicas de jogadores que passaram por peneiras na Alemanha

Perceba, portanto, que esses são alguns exemplos de treinos de futebol infantis. Dessa forma, a partir deles, já é possível começar a treinar os fundamentos nas crianças.

Simulando situações de jogo

dicas de treino de futebol para crianças

Outras dicas de treino de futebol para crianças são mais no aspecto da simulação de jogo. Sendo assim, o objetivo é criar situações que simulem as distintas fases de jogo e as posições no gramado, introduzindo como funciona o esporte.

Além disso, essas situações permitem trabalhar aspectos próprios do jogo coletivo. Ou seja, ensina a ocupar os espaços, a como defender melhor, a jogar próximo e dar opção ao atleta que tem a bola, etc.

Neste caso, o mais indicado é começar aos poucos com relação à quantidade. Por isso, comece com jogos de 1 x 1, 2 x 1, 3 x 2 e aumente sucessivamente. Então, o objetivo de um grupo deve ser o de marcar gols, enquanto o de outro defender.

Note, dessa forma, que aqui também serão trabalhados todos os aspectos dos fundamentos. Isso porque os jovens terão de passar, finalizar, ter domínio, driblar, defender, etc.

Gostou dessas dicas de treinos infantis no futebol? Para ver mais conteúdos, por exemplo sobre a alimentação saudável de um jogador de base, visite nosso blog!

Você sabe com quantos anos o menor pode assinar um contrato como jogador de futebol? Você sabe quais os direitos trabalhistas que o jogador de futebol possui? Nós, da Advocacia Maria Pessoa estamos à disposição para te auxiliar! Somos um escritório de Advocacia com assessoria jurídica desportiva especializada que conta com profissionais capacitados para as mais diversas demandas. Atuamos na área do Direito Desportivo, Direito Trabalhista, Direito Cível, Direito de Família e Direito Previdenciário. Podemos te auxiliar? Entre em contato conosco e agende sua visita em nosso escritório: (11) 2403-3180, (11) 97053-3654 (Whatsapp), e-mail: maria.pessoa.lima@terra.com.br . Ficaremos honrados em atendê-lo!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply