Orientações Gerais

Seguro viagem para atleta: qual é a sua importância?

junho 16, 2020
seguro viagem para atleta

O seguro viagem para atleta é uma das proteções para todos aqueles que estão buscando carreira internacional e realizam viagens para outros países. Muitas pessoas, principalmente os mais jovens, costumam pensar que esse é um cuidado desnecessário e que uma boa saúde é o suficiente.

Porém, desconhecem que esse tipo de seguro protege de imprevistos que vão além de acidentes e doenças. Para saber mais sobre o assunto, confira o nosso post e tire todas as suas dúvidas para a próxima viagem.

O que é o seguro viagem para atleta?

O seguro viagem internacional é uma proteção para os atletas e oferece assistência em casos de imprevistos durante a sua estadia no exterior. Ele dura exatamente o período que você estiver fora e a cobertura pode variar de apólice para apólice, por isso, é muito importante estar atento no momento da contratação. Os tipos mais buscados de seguro viagem são:

  • seguro viagem para bagagens, que protege contra danos, atraso e extravio de bagagens;
  • seguro viagem saúde, que oferece assistência médica, odontológica e ortopédica. Costuma cobrir diversos tipos de tratamento, incluindo internações e alguns cobrem até mesmo despesas com farmácias;
  • assistência viagem, garante suporte ao viajante no caso de cancelamentos ou adiamento do voo, sendo responsáveis pelo pagamento de eventuais taxas, alimentação e hospedagem.

Qual a importância de contar com um seguro viagem?

Nós sabemos que quando estamos planejando uma viagem, não queremos pensar nas coisas que podem dar errado, mas infelizmente, essa é uma etapa necessária. O seguro viagem serve exatamente para que você não precise se preocupar tanto com isso, pois caso algo não saia como o previsto, você estará protegido.

Mas quais são esses imprevistos de que estamos falando? Bem, eles podem ser vários, alguns exemplos são:

  • extravio ou perda de bagagem;
  • assistência médica, caso você fique doente na viagem, que pode ser desde uma gripe até uma possível apendicite, nunca se sabe;
  • assistência em caso de acidentes, como uma torção, queda, atropelamento, entre outras possibilidades;
  • assistência farmacêutica;
  • seguro de invalidez permanente ou parcial;
  • translado de corpo e viagem para funeral.

É importante ter em mente que você estará em um país diferente do seu e mesmo nos locais que oferecem atendimento médico gratuito para os cidadãos, ele não se aplica a você.

Lugares como Estados Unidos e Nova Zelândia, cobram caro para atendimentos médicos, inclusive ambulâncias. Além disso, também precisa pensar na questão cambial. Se o seu destino tiver uma moeda mais forte que a brasileira, por exemplo, o prejuízo pode ser altíssimo.

Contratar um seguro viagem para atleta é obrigatório?

Não são todos os países que exigem a contratação de um seguro viagem para atleta, porém, essa é uma informação que você deve sempre ficar atento, uma vez que em tais lugares, a apólice comprovando que você conta com a aprovação é exigida logo na imigração e, caso não tenha, poderá ser impedido de entrar e deportado imediatamente, já pensou na dor de cabeça?

Os países europeus que fazem parte do Tratado de Schengen, como Portugal, Espanha, Alemanha, Itália, Paris, entre outros, exigem que todos os visitantes contem com um seguro que cubra gastos hospitalares e médicos no valor mínimo de 30 mil euros, portanto, antes de fazer qualquer viagem é prudente checar as exigências específicas.

No entanto, independentemente de ser obrigatório ou não, reforçamos que é prudente sempre contar com um para não ser pego desprevenido e ter a viagem interrompida por causa de falta de planejamento.

Quanto custa um seguro viagem para atleta?

Muitas pessoas deixam de contratar o seguro viagem porque acham que é algo caro, mas esse é o tipo de economia que pode sair muito cara e, com certeza, não vale a pena fazê-la. Como a concorrência entre as empresas é grande, os valores costumam ser acessíveis. Eles levam em consideração os seguintes dados para realizar o cálculo:

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
  • sua idade;
  • país de destino;
  • variação cambial;
  • tipos de cobertura;
  • o seu quadro de saúde;
  • duração da sua viagem.

Mas atenção: não comparece apenas preço. Leia bem as apólices e compare as coberturas que cada uma oferece, incluindo proteção para a prática de esporte e possíveis acidentes que possam decorrer dele.

O que levar em consideração ao contratar o seguro viagem?

O mercado conta com diversas empresas especializadas em seguro viagem, o que é bastante positivo, pois há diversos tipos de apólices e preços. Listamos nos tópicos abaixo alguns cuidados que deve ter antes de realizar qualquer contratação.

Pesquise o seu destino

Há diversas opções de preços e apólices, mas a primeira coisa que você deve fazer é pesquisar o seu destino e para saber se há alguma exigência específica para o seguro e não ser pego desprevenido na hora da imigração. Tais informações costumam ser expostas nos sites oficiais, como os do consulado ou da embaixada.

Pesquise a empresa contratada

Da mesma maneira em que é bom termos muitas ofertas, também é preciso ficar atento para não contratar empresas desconhecidas e que não contem com processos fáceis e ágeis caso você tenha que acioná-los. Há diversos relatos de pessoas que mesmo com o seguro viagem não conseguiram atendimento, pois as seguradoras dificultaram ao máximo, sendo assim, busque informações em sites como Reclame Aqui e nas redes sociais da empresa.

Verifique a maneira de pagamento

Outro ponto que pode passar despercebido, é se caso você tiver um imprevisto quem realizará o pagamento. Algumas apólices funcionam no sistema de reembolso, ou seja, você primeiro paga e depois eles devolvem o dinheiro para você.

Essa modalidade, dependendo do país e das suas condições financeiras,pode não ser muito viável, uma vez que implicará na necessidade de contar com um determinado montante para se precaver.

Já outras seguradoras funcionam de maneira mais convencional. Caso você venha a ter algum problema, você entra em contato pelos canais indicados e eles o encaminharão ao hospital ou médico mais próximo para que seja atendido.

Nesse caso, você não precisa realizar nenhum pagamento no local. Mas cuidado: para não ter nenhum tipo de problema, é preciso ler a apólice e o contrato com bastante cuidado e, dessa maneira, não ser pego em nenhuma pegadinha.

Busque assistência especializada

Caso você esteja pensando em viajar ao exterior para investir em sua carreira como atleta profissional há diversas etapas a serem cumpridas, sendo o seguro viagem para atleta apenas uma delas. Por isso, é essencial contar com uma assistência personalizada para cuidar de toda a sua documentação, que envolve desde contratos de prestação de serviços, vistos adequados e as proteções necessárias.

Assim você garantirá uma viagem muito mais tranquila e terá que se concentrar apenas no seu desempenho profissional, sem correr riscos desnecessários de ter seus sonhos interrompidos por falta de planejamento.

Como vocês puderam perceber, o seguro viagem para atleta é muito importante. Não pense que apenas por ser jovem e saudável não é preciso pensar nisso, pois todos estão sujeitos a imprevistos, inclusive você. Portanto, cuide-se.

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply