Orientações Gerais

Saiba o que é overtraining e como isso pode prejudicar a saúde do atleta

junho 24, 2020
o que é overtraining

Você sabe o que é overtraining e como ele pode prejudicar a sua saúde? Quando o atleta em busca de melhorar o seu desempenho acaba fazendo mais exercícios do que o seu corpo é capaz de absorver, o resultado pode ser bem diferente do esperado, incluindo lesões indesejadas.

As consequências de não descansar e nem se alimentar adequadamente podem ser muito prejudiciais e, dependendo do nível do esforço, acabar gerando sequelas para a vida toda. Portanto, leia o nosso post sobre o assunto para conhecer mais sobre as causas e como se prevenir do overtraining. Confira!

O que é overtraining?

A tradução literal do overtraining é “treinamento exagerado” e explica bem sobre o que estamos falando. Entre os especialistas do assunto, também é conhecido como a síndrome do excesso de treinamento, que é quando o atleta, achando que vai obter um resultado acima da média, resolve exigir mais do corpo do que ele realmente aguenta.

O overtraining pode ser dividido entre simpático e parassimpático. O primeiro diz respeito ao estímulo do sistema nervoso simpático e se caracteriza pela prevalência de estímulos exagerados e de alta intensidade que resulta em uma recuperação cada vez mais lenta do músculo. Já o parassimpático é caracterizado pela fraqueza muscular, falta de energia e falta de condições de mobilidade.

Como saber se você está treinando de maneira exagerada?

O esporte é rotineiramente ligado à saúde, porém, para aqueles que buscam uma oportunidade profissional, a competitividade e o excesso de pressão pode, infelizmente, trazer resultados bem diferentes do que o desejado. Se você está treinando e não consegue enxergar melhora, precisa ficar atento a outros sintomas, como os listados a seguir:

  • aumento da fadiga;
  • alteração no sono;
  • alteração de apetite;
  • perda de peso;
  • dor de cabeça em excesso;
  • sudorese;
  • aumento da pressão arterial;
  • tremores;
  • diminuição da coordenação motora;
  • irritabilidade;
  • respiração acelerada.

Se isso tem acontecido com você, o mais indicado é buscar orientação médica para que ele possa analisar os sintomas e verificar se você está sofrendo de overtraining.

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Como evitar o overtraining?

O overtraining pode acontecer por diversos motivos, desde a pressão do ambiente em que o atleta está inserido até uma predisposição individual de alta competitividade de determinada pessoa. Inclusive, embora o excesso de treinamento aconteça naqueles que treinam profissionalmente, não tem sido raro encontrarmos atletas amadores sofrendo da mesma síndrome.

Portanto, é essencial adotar algumas medidas preventivas para evitar problemas com a sobrecarga e não correr o risco de ser afastado de competições importantes. A principal é ser cuidado por profissionais devidamente habilitados e responsáveis, que o orientem de maneira adequada. Isso inclui a presença de um nutricionista, para manter uma dieta equilibrada com todos os nutrientes necessários para o seu corpo e que acompanhe o seu gasto calórico.

Além de técnicos e preparadores físicos que sejam capazes de traçar um plano estratégico para que o seu rendimento avance conforme o recomendado e que os treinos obedeçam todas as recomendações médicas. E, por fim, mas não menos importante, a presença de um acompanhamento psicológico para que você possa lidar com questões relacionadas à ansiedade e pressão que são comuns nessa profissão. Mente sã, corpo são, já diziam, certo?

Caso ainda não seja possível ter a presença de todos esses profissionais cuidando de você, não desista dos seus sonhos, ok? Busque informações em fontes confiáveis, mantenha-se hidratado, alimente-se bem, ingerindo bons nutrientes vindos de comida de verdade, como frutas, legumes e verduras, e evitando o consumo de ultraprocessados, bebidas alcoólicas e outras substâncias nocivas à saúde.

Agora que você já sabe o que é overtraining, mantenha o foco para cuidar de você. Afinal, o seu corpo é o seu grande aliado para alcançar os seus objetivos, e de nada vai adiantar se ele estiver fraco.

Quer ajudar outros amigos a não passarem por isso? Compartilhe o nosso post nas redes sociais e alerte também outros atletas.

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