Orientações Gerais

Saiba o que é overtraining e como isso pode prejudicar a saúde do atleta

junho 24, 2020
o que é overtraining
Compartilhe este conteúdo

Você sabe o que é overtraining e como ele pode prejudicar a sua saúde? Quando o atleta em busca de melhorar o seu desempenho acaba fazendo mais exercícios do que o seu corpo é capaz de absorver, o resultado pode ser bem diferente do esperado, incluindo lesões indesejadas.

As consequências de não descansar e nem se alimentar adequadamente podem ser muito prejudiciais e, dependendo do nível do esforço, acabar gerando sequelas para a vida toda. Portanto, leia o nosso post sobre o assunto para conhecer mais sobre as causas e como se prevenir do overtraining. Confira!

O que é overtraining?

A tradução literal do overtraining é “treinamento exagerado” e explica bem sobre o que estamos falando. Entre os especialistas do assunto, também é conhecido como a síndrome do excesso de treinamento, que é quando o atleta, achando que vai obter um resultado acima da média, resolve exigir mais do corpo do que ele realmente aguenta.

O overtraining pode ser dividido entre simpático e parassimpático. O primeiro diz respeito ao estímulo do sistema nervoso simpático e se caracteriza pela prevalência de estímulos exagerados e de alta intensidade que resulta em uma recuperação cada vez mais lenta do músculo. Já o parassimpático é caracterizado pela fraqueza muscular, falta de energia e falta de condições de mobilidade.

Como saber se você está treinando de maneira exagerada?

O esporte é rotineiramente ligado à saúde, porém, para aqueles que buscam uma oportunidade profissional, a competitividade e o excesso de pressão pode, infelizmente, trazer resultados bem diferentes do que o desejado. Se você está treinando e não consegue enxergar melhora, precisa ficar atento a outros sintomas, como os listados a seguir:

  • aumento da fadiga;
  • alteração no sono;
  • alteração de apetite;
  • perda de peso;
  • dor de cabeça em excesso;
  • sudorese;
  • aumento da pressão arterial;
  • tremores;
  • diminuição da coordenação motora;
  • irritabilidade;
  • respiração acelerada.
Leia mais:  Entenda o que é e qual a importância da psicologia esportiva

Se isso tem acontecido com você, o mais indicado é buscar orientação médica para que ele possa analisar os sintomas e verificar se você está sofrendo de overtraining.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Como evitar o overtraining?

O overtraining pode acontecer por diversos motivos, desde a pressão do ambiente em que o atleta está inserido até uma predisposição individual de alta competitividade de determinada pessoa. Inclusive, embora o excesso de treinamento aconteça naqueles que treinam profissionalmente, não tem sido raro encontrarmos atletas amadores sofrendo da mesma síndrome.

Portanto, é essencial adotar algumas medidas preventivas para evitar problemas com a sobrecarga e não correr o risco de ser afastado de competições importantes. A principal é ser cuidado por profissionais devidamente habilitados e responsáveis, que o orientem de maneira adequada. Isso inclui a presença de um nutricionista, para manter uma dieta equilibrada com todos os nutrientes necessários para o seu corpo e que acompanhe o seu gasto calórico.

Além de técnicos e preparadores físicos que sejam capazes de traçar um plano estratégico para que o seu rendimento avance conforme o recomendado e que os treinos obedeçam todas as recomendações médicas. E, por fim, mas não menos importante, a presença de um acompanhamento psicológico para que você possa lidar com questões relacionadas à ansiedade e pressão que são comuns nessa profissão. Mente sã, corpo são, já diziam, certo?

Caso ainda não seja possível ter a presença de todos esses profissionais cuidando de você, não desista dos seus sonhos, ok? Busque informações em fontes confiáveis, mantenha-se hidratado, alimente-se bem, ingerindo bons nutrientes vindos de comida de verdade, como frutas, legumes e verduras, e evitando o consumo de ultraprocessados, bebidas alcoólicas e outras substâncias nocivas à saúde.

Leia mais:  Seguro viagem para atleta: qual é a sua importância?

Agora que você já sabe o que é overtraining, mantenha o foco para cuidar de você. Afinal, o seu corpo é o seu grande aliado para alcançar os seus objetivos, e de nada vai adiantar se ele estiver fraco.

Quer ajudar outros amigos a não passarem por isso? Compartilhe o nosso post nas redes sociais e alerte também outros atletas.

Powered by Rock Convert
Você sabe com quantos anos o menor pode assinar um contrato como jogador de futebol? Você sabe quais os direitos trabalhistas que o jogador de futebol possui? Nós, da Advocacia Maria Pessoa estamos à disposição para te auxiliar! Somos um escritório de Advocacia com assessoria jurídica desportiva especializada que conta com profissionais capacitados para as mais diversas demandas. Atuamos na área do Direito Desportivo, Direito Trabalhista, Direito Cível, Direito de Família e Direito Previdenciário. Podemos te auxiliar? Entre em contato conosco e agende sua visita em nosso escritório: (11) 2403-3180, (11) 97053-3654 (Whatsapp), e-mail: maria.pessoa.lima@terra.com.br . Ficaremos honrados em atendê-lo!

You Might Also Like

2 Comments

  • Responder Tempo de concentração: o que é e quais os benefícios para o jogador?Blog | Advocacia Maria Pessoa outubro 5, 2020 at 11:57 am

    […] A ideia é prevenir o jogador de se abalar emocional e fisicamente.  […]

  • Leave a Reply