Direito Desportivo

Olheiro de futebol: conheça mais sobre o trabalho desse profissional

dezembro 10, 2019
olheiro de futebol

O mercado da bola é muito competitivo e acirrado, por isso vemos muitos clubes investindo em ações que os tornem superiores aos adversários. Nesse cenário, os times vêm investindo, cada vez mais, em uma função bem antiga, mas que continua tendo um papel de destaque na contratação de novos jogadores: o olheiro de futebol.

Ele trabalha observando os gramados dos diversos cantos do país, sempre em busca daquele diamante bruto. Assim, atua desde nas categorias infantis e juniores até com atletas profissionais, na procura por jogadores talentosos para compor o plantel do time.

Para conhecer mais sobre a profissão e descobrir como é feita a busca por novos atletas, siga a leitura!

O que faz esse profissional?

O olheiro de futebol é responsável por descobrir novos talentos. Para isso, ele procura entre crianças e jovens, que ainda não estão no mercado, ou entre jogadores experientes. O importante é que o jogador se encaixe no perfil de atleta que o clube está buscando naquele momento.

Para a escolha, ele lança mão de alguns indicadores. Cada profissional tem critérios próprios e sua forma de avaliar a qualidade dos jogadores. Contudo, também é essencial atender aos padrões definidos pelos clubes.

Qual a importância do olheiro de futebol?

Em um futebol cada vez mais caro, olheiros exercem um papel de auxílio necessário aos clubes para descobrir novos jogadores ainda iniciantes. Isso garante pagar menos por eles. Um ganho importante, ao contar com o suporte desse profissional, está relacionado à possibilidade de observar jogadores em mercados distantes ou em competições específicas.

Além disso, embora analise a parte técnica, ele também observa o comportamento do atleta dentro e fora de campo para saber dos casos de indisciplina ou dos problemas pessoais que possam afetar sua carreira.

Quem contrata esse profissional?

Embora seja mais comum ele ser solicitado por um clube, também pode ser procurado pelo treinador ou mesmo pelo empresário. Um mesmo contratante pode ter mais de um olheiro, de forma permanente ou temporária.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

O contrato temporário costuma ocorrer em épocas de maior demanda, como nos campeonatos, em que é preciso contar com mais profissionais. Quem contrata fica responsável por bancar os gastos com viagens e estadias.

Como é feita a procura de novos talentos?

O olheiro de futebol observa tudo dentro e fora do campo. Como precisa anotar suas observações sobre os atletas, mantém um caderno ou dispositivo eletrônico por perto para fazer isso detalhadamente. A maioria dos profissionais se desloca para competições e pode passar o ano viajando para acompanhar treinos, jogos e campeonatos. 

Eles estão sempre observando a técnica, a visão de jogo e a paixão demonstrada em campo. Existem vários critérios usados na escolha dos jogadores. A busca é bem minuciosa e engloba diferentes características que são definidas pelos contratantes.

Quais as principais características esperadas por esse profissional?

O parâmetro de escolha varia de acordo com a filosofia de jogo proposta pelos clubes. Assim, o olheiro busca o jogador que tenha um perfil mais alinhado com determinado time. Além de avaliar as habilidades do atleta, é preciso analisar como ele trabalha em equipe.

Outras características também podem entrar no rol dessa observação, como a reação do jogador quando perde um gol, como ele se comporta ao estar ganhando ou perdendo a partida, entre outros aspectos que sejam importantes dentro do perfil que o clube deseja.

Qual a diferença entre olheiro e empresário?

Esses dois profissionais desempenham funções completamente diferentes. O olheiro atua diretamente com o clube. Já o empresário trabalha com o jogador, mas costuma se relacionar com o clube nos momentos em que há propostas para seu cliente migrar de time.

A função de olheiro de futebol tem um grande peso na formação dos times e no desenvolvimento da carreira do jogador. Uma avaliação negativa pode ser um entrave na ida do atleta para um grande clube. É um profissional que conta com a confiança de treinadores e dirigentes. Embora não seja uma profissão simples, é muito gratificante, pela missão de descobrir novos talentos.

Gostou de aprender sobre esse trabalho tão importante para o futebol? Aproveite para conhecer acerca de alguns aspectos sobre o direito de imagem do jogador

Contato EspecialistaPowered by Rock Convert

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply