Direito Desportivo

A Evolução do Direito Desportivo Internacional: Tendências e Desafios

março 18, 2024
Direito Desportivo Internacional
Compartilhe este conteúdo

À medida que nossos atletas e times ultrapassam fronteiras, o jogo legal fica cada vez mais emocionante. O Direito Desportivo internacional está em constante evolução, com suas tendências e desafios únicos, os quais moldam o futuro dos esportes.

Atualizações contratuais, direitos de imagem na era digital e o uso da inovação e da tecnologia são apenas alguns exemplos. Leia e descubra os motivos pelos quais a advocacia desportiva nunca foi tão empolgante!

A globalização no esporte

Cada vez mais temos visto uma globalização e internacionalização que impactam também no esporte. Isso, por sua vez, acaba aumentando a complexidade das questões legais, visto que envolve diferentes regulamentações em diferentes países do mundo.

Na prática, então, a expansão das ligas e das competições nacionais, por exemplo, impõe alguns desafios importantes. Pense nas transferências entre jogadores, na resolução de conflitos entre diferentes jurisdições e na necessidade do estabelecimento de alguns padrões unificados, por exemplo.

Ao mesmo tempo, há o impacto das questões culturais e jurídicas das mais diversas. Esses elementos impactam nos sistemas legais, inclusive em regulamentos antidoping e de casos disciplinares, fazendo com que a defesa dos atletas envolva ainda mais elementos.

O uso da tecnologia

Outro fator que se apresenta como um desafio e, ao mesmo tempo, como uma tendência é a tecnologia. Para ilustrar isso, basta falar sobre o assistente de vídeo (VAR) e todas as polêmicas que têm gerado nos últimos anos entre seus defensores e detratores. 

Direito Desportivo Internacional

Mas o VAR não é a única tecnologia que impacta no esporte. Atualmente, há diversas inovações referentes a fatores como análise de desempenho e monitoramento biométrico. E tudo isso, mais uma vez, levanta questões legais, que vão desde a necessidade da proteção de dados até os desafios éticos e de privacidade que são enfrentados.

Leia mais:  Entenda o que é e como funciona o BID da CBF

Por isso, inclusive, a cibersegurança é cada vez mais importante também nos esportes. Já tivemos relatos e investigações a respeito de casos como o ciberataques russos às Olimpíadas, por exemplo, o que tem o potencial de impactar na integridade das competições e na confiança do público. Tudo isso requer medidas legais específicas.

Necessidade de clareza contratual

Bom, até aqui já falamos de fatores como a internacionalização dos esportes e as diferentes culturas. Isso impacta também na necessidade de haver mais clareza e adaptação dos contratos às diferentes legislações, sejam esses contratos de atletas ou de patrocínios, por exemplo.

Portanto, é necessário realizar uma análise de como os contratos precisam se adequar a diversas jurisdições, uma vez que há casos em que a falta de clareza levou a litígios complexos. Um bom contrato evita conflitos, como de arbitragem, e protege todas as partes.

Direitos de imagem com as redes sociais

Outro fator em evolução no direito desportivo é o direito de imagem. E isso tem muito a ver com as plataformas digitais, as quais são também muito presentes na vida de praticamente todos os indivíduos.

Direito Desportivo Internacional

Em vista disso, as plataformas digitais e redes sociais transformaram a exploração dos direitos de imagem. Essa transformação, por sua vez, requer atualizações nas regulamentações, fazendo com que sejam mais adaptadas a questões como uso não autorizado e representação digital.

Métodos de resolução de conflitos no esporte

A resolução de conflitos sempre é uma questão delicada. Nessas situações, quanto mais eficiente e rápida, melhor para todos os envolvidos. Por isso, há sempre desafios e tendências em destaque também nessa área do direito desportivo.

Um desses casos é a arbitragem, que tem ganhado mais destaque por sua eficiência em disputas internacionais. Ela oferece uma abordagem mais ágil e mais especializada na resolução de litígios.

Leia mais:  O que é necessário comprovar para jogar futebol no Canadá?

Ainda assim, tenha em mente que os desafios sobre os quais falamos antes ainda existem. Ou seja, os obstáculos legais presentes em diferentes países, o que leva à necessidade de cooperação internacional para que esse método seja ainda mais eficaz.

Na Advocacia Maria Pessoa, compreendemos as nuances do Direito Desportivo internacional e estamos comprometidos em enfrentar os desafios que surgem nesse cenário dinâmico. Clique aqui e venha conhecer nosso site!

Você sabe com quantos anos o menor pode assinar um contrato como jogador de futebol? Você sabe quais os direitos trabalhistas que o jogador de futebol possui? Nós, da Advocacia Maria Pessoa estamos à disposição para te auxiliar! Somos um escritório de Advocacia com assessoria jurídica desportiva especializada que conta com profissionais capacitados para as mais diversas demandas. Atuamos na área do Direito Desportivo, Direito Trabalhista, Direito Cível, Direito de Família e Direito Previdenciário. Podemos te auxiliar? Entre em contato conosco e agende sua visita em nosso escritório: (11) 2403-3180, (11) 97053-3654 (Whatsapp), e-mail: maria.pessoa.lima@terra.com.br . Ficaremos honrados em atendê-lo!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply