Orientações Gerais

Como melhorar o condicionamento físico no futebol: dicas de treinos

novembro 12, 2021
Como melhorar o condicionamento físico no futebol: dicas de treinos
Compartilhe este conteúdo

O condicionamento físico no futebol é o que garante que o atleta vai conseguir atuar o tempo todo no mesmo nível de intensidade e performance. Por isso, a preparação física é algo tão valorizado nos dias de hoje.

No entanto, como alcançar o melhor grau de condicionamento? Quais são os tipos de treinos existentes? Leia e entenda!

Sempre comece com um bom aquecimento

condicionamento físico no futebol

Você quer ter um bom condicionamento físico no futebol sem se lesionar? Quer chegar bem nos treinos e jogos? Então o primordial é começar por uma boa sessão de alongamentos e de aquecimentos.

Infelizmente, muitos atletas acabam menosprezando essa etapa do treino, e depois sofrem as consequências. No entanto, quem quer ter os melhores rendimentos aquece bem para estar pronto para o momento chave, que virá depois.

Ou seja, o aquecimento além de prevenir lesões, também aumenta a qualidade do treino que vira em seguida. Por isso é tão importante prestar bem atenção a esta etapa.

A partir do momento em que você começa a aquecer os músculos, há reações metabólicas que se iniciam. Então, neste momento, todo organismo começa a ter reações diferentes, inclusive nos sistemas respiratório e cardiovascular.

Desse modo, é como se o corpo tivesse se preparando aos poucos. Entre os principais fatores, o tempo de reação motora melhora, o nível de agilidade e força aumenta, a temperatura corporal sobe com o aumento do fluxo sanguíneo e da oxigenação no sangue, as articulações são alongadas, entre outros.

Portanto, é como se o corpo fosse uma máquina que estivesse se preparando. Mas, enfim, como aquecer corretamente?

Para começar, faça alongamentos de forma geral. Em seguida, para aquecer em grupo, organize atividades como bobinho, corrida em volta do campo ou similares.

Os três principais métodos de treino de condicionamento físico no futebol

O aquecimento é só a primeira etapa para ganhar condicionamento físico no futebol. Após ter feito ele, é hora de colocar em prática a parte mais importante do treino, que é a que vai gerar uma boa preparação física.

Leia mais:  Aprenda como melhorar o seu condicionamento físico no futebol

No entanto, saiba que existem três métodos principais. Dessa maneira, eles são feitos pelos principais profissionais no mundo. Veja:

  • Método contínuo: o foco desta metodologia é na capacidade aeróbica. Então, são realizadas atividades com carga de resistência. Os benefícios são na vascularização e no sistema respiratório.
  • Método de repetição: outro método é o de repetição, que serve em especial para aumentar a resistência física. Por isso, ele afeta positivamente o metabolismo, o sistema cardiovascular e o respiratório. Então, para fazê-lo, repita um percurso diversas vezes em alta velocidade.
  • Método intervalar: esses treinos são de curta, média e alta duração. Eles são subdivididos entre cargas que vão de 15 a 60 segundos, com duração de 1 a 15 minutos. Assim, auxilia na recuperação, sobretudo a partir da frequência cardíaca.

Dicas para treinar

preparação física no futebol

Para ter um bom condicionamento físico no futebol, você deve ter uma rotina que consiga trabalhar diversos fatores. Por exemplo, a força física, a resistência muscular, a flexibilidade, a velocidade, a coordenação motora, a agilidade, entre outros.

Portanto, o seu treino deve ser completo, levando em consideração todos esses fatores. O ideal é se preparar com antecedência, inclusive com relação ao ambiente em que essas atividades serão realizadas.

Além disso, outro elemento é que o aumento do esforço deve ser gradual. Ou seja, não comece direto no mais intenso e pesado, pois isso poderá acarretar problemas. Inicie com treinos leves e vá aumentando aos poucos.

Uma outra dica é fazer treinos sequenciais, em que estejam em diferentes intensidades. Assim, você consegue fazer algo complementar e que agregue à sua preparação física.

Por fim, a tecnologia para a melhora no desempenho tem sido cada vez mais importante. Procure conhecer sobre isso e adapte aos seus treinos.

Leia mais:  Peneira no Brasil: como o jogador acima de 14 anos pode se preparar?

E você, como está se preparando, especialmente durante a pandemia? Comente!

Você sabe com quantos anos o menor pode assinar um contrato como jogador de futebol? Você sabe quais os direitos trabalhistas que o jogador de futebol possui? Nós, da Advocacia Maria Pessoa estamos à disposição para te auxiliar! Somos um escritório de Advocacia com assessoria jurídica desportiva especializada que conta com profissionais capacitados para as mais diversas demandas. Atuamos na área do Direito Desportivo, Direito Trabalhista, Direito Cível, Direito de Família e Direito Previdenciário. Podemos te auxiliar? Entre em contato conosco e agende sua visita em nosso escritório: (11) 2403-3180, (11) 97053-3654 (Whatsapp), e-mail: maria.pessoa.lima@terra.com.br . Ficaremos honrados em atendê-lo!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply