Orientações Gerais

Esportes pós-quarentena: saiba quais são as tendências

setembro 30, 2021
esportes pós-quarentena
Compartilhe este conteúdo

Em meio à pandemia, os atletas também foram prejudicados, assim como toda a sociedade. Por isso, um tema que tem estado bastante em pauta, sobretudo com a alta na vacinação da população global, é a dos esportes pós-quarentena.

Dessa forma, preparamos esta publicação para esclarecer alguns fatores relacionados a esta temática. Por exemplo, você sabe quais cuidados deverão permanecer? Como está sendo a volta do calendário? E com relação ao público? Acompanhe!

A prevenção e o cuidado deverão permanecer nos esportes pós-quarentena

esportes pós-quarentena

Para começar, quando falamos nos esportes pós-quarentena, é fundamental entender que os impactos da pandemia ainda devem permanecer em algum sentido. Isso se dá em questões que lidam especialmente com o cuidado e a higiene.

É interessante notar, inclusive, que pesquisadores e especialistas discutem até mesmo o caso da Covid-19 se tornar uma endemia. Isto é, que ela vai ficar presente na população, em menor grau, mesmo depois de acabar o estado de pandemia.

Assim como qualquer outra endemia, isto significa que ela pode continuar acontecendo na população. Por isso, as medidas de prevenção que aprendemos até aqui deverão continuar sendo utilizadas.

Neste caso, então, a higienização dos espaços e os novos protocolos deverão seguir sendo respeitados em alguma medida. É claro que se não houver mais pandemia, não há uma necessidade tão rígida, mas ainda assim fica o aprendizado.

Desse modo, o que precisamos compreender é que o “novo normal” não será como antes, nem mesmo nos esportes. Portanto, deveremos nos adaptar e compreender os novos protocolos.

A volta aos poucos à normalidade do calendário

Se falei acima que os protocolos nos esportes pós-quarentena deverão continuar sendo respeitados, precisamos lembrar também que é graças a estes protocolos que os esportes puderam voltar. Ou seja, eles são positivos.

Leia mais:  Jogar futebol no Japão: o que é necessário?

Neste sentido, até mesmo os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio puderam ser realizados, ainda que adiados de 2020 para 2021. Dessa maneira, perceba que, mesmo que de uma forma diferente, os esportes têm voltado ao calendário.

Inclusive, até mesmo a preparação para os Jogos de Paris 2024 e o ciclo olímpico dessa olimpíada já estão começando na maioria dos esportes. isso se dá através de torneios preparatórios e classificatórios, que fazem parte do calendário oficial em praticamente todos os esportes.

Cada esporte e federação tem encontrado práticas próprias. A NBA, por exemplo, chegou a ter um momento de bolha, sem que ninguém de fora pudesse entrar. O futebol também voltou, inclusive tendo as oportunidades de peneiras abrindo aos poucos.

No entanto, não foram somente estes dois. Como mencionei antes, todas as federações têm se organizado e preparado a volta dos esportes pós-quarentena. Por isso, para saber especificamente sobre o seu esporte, o ideal é seguir a federação.

A presença de público nos estádios e ginásios

esportes pós-quarentena

Para finalizar esta publicação sobre esportes pós-quarentena, precisamos falar de outra questão fundamental. Me refiro, aqui, à volta do público aos estádios, uma vez que, pelo menos inicialmente, isto não acontecia.

Até mesmo os Jogos Olímpicos e Paralímpicos foram feitos sem qualquer tipo de presença de público, não é mesmo? Contudo, esta realidade está mudando, em especial graças ao papel da vacinação, que imuniza as pessoas e diminui a chance de contágio do vírus.

Por conta disso, no plano das federações também consta esta volta de público, mesmo que seja aos poucos. Isso já acontece em alguns países com menor taxa de infecção e maior índice de pessoas imunizadas.

Leia mais:  Entenda o que é e qual a importância da psicologia esportiva

Ademais, até mesmo no futebol brasileiro esta realidade já está voltando, dependendo do estado e da competição. O importante é garantir que o risco seja baixo, para que todos possam desfrutar sem maiores problemas.

Perceba, então, que os esportes pós-quarentena não serão como antes: alguns protocolos e medidas de higiene deverão permanecer. Porém, aos poucos, os calendários e a presença de público estão voltando à normalidade.

E você, o que pensa disso? Deixe seu comentário!

Você sabe com quantos anos o menor pode assinar um contrato como jogador de futebol? Você sabe quais os direitos trabalhistas que o jogador de futebol possui? Nós, da Advocacia Maria Pessoa estamos à disposição para te auxiliar! Somos um escritório de Advocacia com assessoria jurídica desportiva especializada que conta com profissionais capacitados para as mais diversas demandas. Atuamos na área do Direito Desportivo, Direito Trabalhista, Direito Cível, Direito de Família e Direito Previdenciário. Podemos te auxiliar? Entre em contato conosco e agende sua visita em nosso escritório: (11) 2403-3180, (11) 97053-3654 (Whatsapp), e-mail: maria.pessoa.lima@terra.com.br . Ficaremos honrados em atendê-lo!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply