Orientações Gerais

O retorno do futebol na pandemia e após: como conseguir oportunidades

junho 16, 2021
retorno do futebol na pandemia
Compartilhe este conteúdo

O retorno do futebol na pandemia tem acontecido em meio a uma série de discussões. No entanto, o que se observa na prática é que existem vários protocolos de segurança que estão sendo seguidos, o que garante um controle epidemiológico do vírus.

Neste sentido, uma pergunta que pode vir à mente é com relação às peneiras e às oportunidades para os jovens atletas. Afinal, como está acontecendo isso com o futebol na pandemia? E após ela, qual a tendência? Leia para saber mais!

O futebol na pandemia e os protocolos de segurança

retorno do futebol

Para começar, vamos ver um pouco a respeito dos protocolos de segurança que têm sido utilizados com o retorno do futebol na pandemia. Como falei acima, alguns têm sido seguidos para minimizar o risco de contágio.

No campeonato paulista, por exemplo, a base foi em protocolos internacionais de controle epidemiológico. Dessa maneira, algumas exigências para garantir a segurança foram: um número máximo de pessoas por estádio, testagem obrigatória antes dos jogos, uso de máscaras, etc.

Além disso, boa parte destas medidas também estão nos protocolos da CBF e da Conmebol, por exemplo. Para o jornal da USP, um professor da Faculdade de Saúde Pública da instituição avaliou que, com o cumprimento dos protocolos, acreditava que o retorno era realmente possível.

Ou seja, as chances de propagação do vírus, com os protocolos corretamente adotados, são mínimas. Isto, é claro, sem abrir mão destas medidas até os números de infectados e de mortos estarem mais baixos no país.

Vale a pena salientar, ainda, que os protocolos não funcionam somente para os principais campeonatos. Além disso, eles também estão vigentes até mesmo em torneios de categorias de base, garantindo também a segurança dos mais jovens.

Leia mais:  7 passos para ser um jogador de futebol profissional

Como encontrar oportunidades durante e após a covid-19

Como falei acima, o retorno do futebol na pandemia tem sido feito de forma segura. Isto garante, portanto, que os profissionais envolvidos no esporte possam atuar com riscos mínimos, ao mesmo tempo em que mantêm a sua profissão.

Neste caso, há oportunidade para o retorno das chamadas peneiras de futebol, que são testes onde os jovens podem mostrar seus talentos visando a contratação por um clube. De forma geral, todos os times realizam peneiras, principalmente os maiores, sejam eles do Brasil ou do exterior.

No entanto, neste momento de covid-19, a ida ao exterior está mais difícil para os brasileiros em função das restrições nos outros países. Por isso, uma dica é que você se concentre em conseguir testes dentro do Brasil mesmo.

Aqui, então, o jovem jogador e sua família podem decidir entre já procurar por peneiras ou esperar até a pandemia acalmar, visto que é esperada a vacinação de praticamente todos ainda este ano.

No entanto, se você é desses que quer procurar chances de jogar futebol agora, para não perder tempo, começaram a surgir algumas possibilidades, ainda que escassas. Para isso, separei alguns exemplos na próxima seção.

Exemplos de peneiras abertas e tendência após a pandemia

retorno do futebol

Mesmo durante este período de covid-19, os clubes não pararam de procurar jovens talentos. Por isso, o futebol na pandemia, feito com respeito aos protocolos de segurança, também tem mantido ativas as categorias de base em 2021.

Entre os grandes, o Internacional, por exemplo, permitiu que atletas do Brasil todo enviassem vídeos mostrando suas habilidades. Ainda no sul, o Grêmio, desde 2017, também já avaliava jovens por vídeos.

Leia mais:  Quais são as consequências das "drogas sociais" para jogadores de futebol?

Para quem prefere algo mais tradicional e presencial, porém, também há algumas oportunidades pelo Brasil todo. Veja algumas:

  • Chapecoense: o clube do oeste catarinense tem vagas abertas para quem nasceu em 2003, 2004 ou 2005.
  • Juventude: com vagas no feminino e no masculino, a equipe de Caxias do Sul tem vagas abertas.
  • Remo: no Pará, o clube do Remo também está abrindo testes.
  • Vitória: em Salvador, o Vitória abre peneira para o futebol feminino.
  • Vasco: visando jovens entre 6 e 13 anos, o Vasco da Gama também abriu vagas.

Ainda assim, tenha em mente que o futebol na pandemia está voltando aos poucos. Portanto, as oportunidades ainda não são muitas, e recém estão começando a aparecer.

Aos poucos, os clubes estão se adaptando para a realidade da covid-19. À medida que a pandemia for ficando mais controlada, mais peneiras devem surgir, sobretudo a partir do final de 2021 e em 2022.

Para ficar atento a mais dicas de oportunidades de como jogar futebol após a pandemia, acompanhe as redes sociais dos principais clubes. Além disso, veja sempre nosso blog para mais informações!

Você sabe com quantos anos o menor pode assinar um contrato como jogador de futebol? Você sabe quais os direitos trabalhistas que o jogador de futebol possui? Nós, da Advocacia Maria Pessoa estamos à disposição para te auxiliar! Somos um escritório de Advocacia com assessoria jurídica desportiva especializada que conta com profissionais capacitados para as mais diversas demandas. Atuamos na área do Direito Desportivo, Direito Trabalhista, Direito Cível, Direito de Família e Direito Previdenciário. Podemos te auxiliar? Entre em contato conosco e agende sua visita em nosso escritório: (11) 2403-3180, (11) 97053-3654 (Whatsapp), e-mail: maria.pessoa.lima@terra.com.br . Ficaremos honrados em atendê-lo!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply