Direito Desportivo, Orientações Gerais

Jogar futebol na Coreia do Sul: saiba o que é preciso

março 18, 2021
jogar futebol na Coreia do Sul
Compartilhe este conteúdo

Jogar futebol na Coreia do Sul pode ser um desafio que vale a pena para os brasileiros. Isto porque a K League, que é o campeonato local, é muito bem organizada e os estrangeiros são cada vez mais valorizados.

Inclusive, atualmente, de acordo com o site especializado Transfermarkt, o maior número de estrangeiros jogando no país é de brasileiros. Então, como aproveitar isto e conseguir atuar na Coreia do Sul? Leia para entender!

Como jogar futebol na Coreia do Sul?

Ser jogador é o sonho de muitos brasileiros. Neste sentido, jogar futebol na Coreia do Sul é uma porta que se abre a muitos atletas no país. No entanto, como conseguir uma transferência para o país asiático?

Dessa forma, saiba que existem algumas formas de se destacar para ir ao mercado sul-coreano. Alguns exemplos são os seguintes:

  • Peneiras: a realização de avaliações abertas, como é o caso das chamadas peneiras, é uma via. Alguns clubes asiáticos têm ligações com times brasileiros para isto.
  • Olheiros: com o futebol globalizado, hoje em dia existem também olheiros de clubes sul-coreanos espalhados pelo mundo, inclusive no Brasil, da mesma forma que fazem os times europeus.
  • Agentes: seu agente poderá oferecê-lo a clubes do exterior, mostrando, por exemplo, DVD’s com as suas jogadas e suas principais características em campo.
  • Viagem de testes: ao ser convidado para uma viagem de teste, você irá até a Coreia do Sul e irá realizar uma avaliação por lá.

Ou seja, perceba que há uma série de formas de conseguir uma vaga para jogar futebol na Coreia do Sul. Além disso, o ideal é que o atleta seja novo, visto que esta é uma preferência dos clubes locais.

Leia mais:  Quanto ganha um jogador de futebol?

Benefícios do futebol sul-coreano

jogar futebol na Coreia do Sul

Afinal, por que jogar futebol na Coreia do Sul? Saiba que, embora este não é um grande centro, como é o caso do futebol europeu, ainda assim é bem estruturado e aberto a estrangeiros. Dessa maneira, você pode sim fazer sucesso no futebol sul-coreano.

Então, há benefícios relacionados ao futebol que são muito válidos, além de lições de vida. Veja, abaixo, as principais vantagens:

  • Abre portas: um dos grandes motivos para jogar futebol na Coreia é que ela abre portas para centros maiores. Hoje em dia, o futebol asiático tem evoluído cada vez mais, e o esporte é praticado em bom nível entre os maiores times da região.
  • Experiência de vida: no âmbito pessoal, jogar futebol na Ásia também é muito positivo, porque a cultura local pode ensinar muito dentro e fora de campo. Thiago Galhardo, um dos destaques do último Campeonato Brasileiro, por exemplo, destaca sua experiência no Japão como sendo algo que mudou sua carreira.
  • Valorização do atleta: o povo sul-coreano tem aprendido a gostar cada vez mais do futebol e valorizam os bons atletas. Além disso, demonstram grande respeito pelos brasileiros, graça à nossa história no esporte.
  • Salários e prêmios: os salários e prêmios no futebol sul-coreano, de forma geral, permitem um bom nível de vida no país, além de serem pagos em dia.

Exigências para se naturalizar

jogar futebol na Coreia

Como falei antes, a liga sul-coreana é a chamada K League. Assim, temos a primeira divisão (K League 1) e a segunda divisão (K League 2). Enquanto a primeira tem 12 clubes e é disputada em pontos corridos com jogos de ida e volta, a segunda possui 10 times.

Leia mais:  Entenda a importância de contar com um agente de jogador de futebol

Em ambas as ligas, o limite máximo de estrangeiros é de 5 por equipe, com mais um sexto sendo permitido somente para países do bloco asiático chamado Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).

Ou seja, há um limite máximo de jogadores estrangeiros que as equipes podem ter. Então, caso você consiga uma naturalização, não irá gastar uma vaga de estrangeiro. Assim, aumentará suas chances de atrair um clube para jogar futebol na Coreia do Sul.

Deste modo, você deve respeitar alguns critérios para obter a cidadania coreana:

  • Entrevista e teste escrito com as autoridades locais
  • Conhecimento da história e da cultura
  • Proficiência na língua, com fala, leitura e escrita
  • Mínimo cinco anos de residência no país

E você, está interessado em jogar futebol na Coreia do Sul? Então venha conversar conosco, nós da Advocacia Maria Pessoa somos especializados em direito desportivo!

Você sabe com quantos anos o menor pode assinar um contrato como jogador de futebol? Você sabe quais os direitos trabalhistas que o jogador de futebol possui? Nós, da Advocacia Maria Pessoa estamos à disposição para te auxiliar! Somos um escritório de Advocacia com assessoria jurídica desportiva especializada que conta com profissionais capacitados para as mais diversas demandas. Atuamos na área do Direito Desportivo, Direito Trabalhista, Direito Cível, Direito de Família e Direito Previdenciário. Podemos te auxiliar? Entre em contato conosco e agende sua visita em nosso escritório: (11) 2403-3180, (11) 97053-3654 (Whatsapp), e-mail: maria.pessoa.lima@terra.com.br . Ficaremos honrados em atendê-lo!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply