Orientações Gerais

Como conseguir um patrocínio esportivo? Aprenda!

março 11, 2022
Como conseguir um patrocínio esportivo? Aprenda!
Compartilhe este conteúdo

Um patrocínio esportivo pode ser determinante para o futuro e a qualidade de vida de qualquer atleta. Independentemente da modalidade, estes aportes financeiros garantem que você possa focar ainda mais no esporte.

Por isso, é uma ótima maneira de alavancar a carreira de quem está começando. Além disso, também é sempre uma boa oportunidade mesmo para aqueles que já são reconhecidos. Quer entender melhor? Siga lendo!

Por que buscar um patrocínio esportivo?

patrocínio esportivo

Infelizmente, em geral, o atleta não tem uma vida muito fácil no Brasil. Via de regra, é necessário cuidar da casa, estudar e ainda competir para construir sua carreira, de modo que a rotina se torna muito pesada.

Isso tudo pode acabar prejudicando o desempenho, o que, por sua vez, acaba trazendo efeitos nocivos para o futuro da carreira. Então, buscar apoios, como o dos patrocínios esportivos, é uma ótima opção para minimizar a necessidade de ter de trabalhar de outras maneiras.

Desse modo, torna-se mais fácil competir, com o atleta fazendo realmente do esporte a sua vida. Com isso, inclusive, é mais fácil captar recursos para questões básicas da vida de todo atleta, como os gastos com viagens, materiais, inscrições em campeonatos, tratamentos médicos, etc.

Portanto, não basta apenas ter talento. É importante também ter um apoio financeiro que o permita chegar o mais longe possível e atingir o seu potencial.

Para isso, existem diversas formas de patrocínios. Ele pode vir na forma de recursos financeiros, de material, do fornecimento de instalações de treino, entre outros.

Neste caso, alguns profissionais podem auxiliá-lo. Ter um agente, por exemplo, auxilia a conseguir oportunidades. Complementarmente, uma assessoria jurídica dá segurança jurídica na hora de assinar o contrato.

Leia mais:  O retorno do futebol na pandemia e após: como conseguir oportunidades

Onde procurar o melhor patrocínio

Pois bem, agora que você já entendeu os motivos pelos quais um patrocínio esportivo é importante, é hora de ir além. Afinal, onde é possível conseguir um desses aportes financeiros que permitem que você foque mais tranquilamente na sua carreira?

Não se engane pensando que será fácil. Nem sempre as oportunidades simplesmente aparecem. Assim como falei antes, ter profissionais de auxílio pode ser importante. A partir disso, você pode ir atrás das melhores oportunidades, principalmente enquanto ainda não for tão reconhecido no esporte.

Então, siga esses passos:

  1. Tenha um “currículo esportivo”: um currículo esportivo é onde você irá demonstrar os torneios que já venceu, os prêmios que já conquistou, suas aparições na televisão, seus melhores momentos, etc.
  2. Insira também os planos futuros: nesse seu currículo, atualize constantemente com as suas próximas atividades. Ou seja, quais campeonatos irá disputar? Estará em quais eventos? Esses eventos terão cobertura da mídia? Como será possível acompanhá-lo?
  3. Avalie quais empresas procurar: depois de ter seu currículo, priorize a busca por empresas que tenham relação com o esporte ou que já estejam habituadas a investir nele. Isso aumenta as chances de sucesso.
  4. Saiba se apresentar às empresas: as corporações querem saber o que vão ganhar tendo você representando a marca delas. Por isso, faça o seu marketing esportivo.
  5. Saiba que sua imagem é pública: mesmo que não for famoso ainda, evite entrar em polêmicas. Hoje em dia, qualquer deslize na vida social (como um post mal feito em redes sociais) pode por tudo a perder.

Com essas dicas básicas, as coisas já deverão melhorar para você. No entanto, se quiser ter ainda mais oportunidades de sucesso, procure também empresas voltadas para o marketing esportivo.

Leia mais:  Futebol de base no Brasil: quais são os principais campeonatos?

Patrocínio para eventos esportivos

patrocínio esportivo

Agora, existe uma outra categoria de patrocínio esportivo. Essa, em particular, não vai diretamente para os atletas, mas sim para as organizações dos torneios.

Então, neste caso, me refiro aos patrocínios para eventos esportivos. Assim, com base nesta receita, será possível investir mais no prêmio aos participantes, na estrutura do torneio, em propaganda, entre outros.

Algumas dicas não são tão diferentes das que falei acima para os atletas. Contudo, elas podem divergir em alguns casos. Veja:

  1. Liste quais são os patrocinadores potenciais que mais se encaixam no seu evento.
  2. Mesmo que seu evento já seja bem reconhecido, nunca deixe de posicionar em mídias sociais e investir em propaganda.
  3. Disponibilize informações básicas, como as métricas do evento, o público-alvo, o tema, os esportes que farão parte, o retorno financeiro previsto, entre outros.
  4. Crie um projeto completo e com uma apresentação chamativa para mostrar aos potenciais parceiros.
  5. Aumente as oportunidades oferecendo estratégias de ativação, como brindes, panfletos, camisetas personalizadas, entre outros.

Com isso, e tendo um bom resultado, os patrocinadores esportivos ficarão mais propensos a voltar sempre ao seu evento. Portanto, leve tudo a sério e tenha um planejamento eficaz.

Agora que você já sabe como buscar um patrocínio esportivo, seja você atleta ou organizador de evento, basta colocar as ideias em prática! Conte nos comentários os resultados!

Você sabe com quantos anos o menor pode assinar um contrato como jogador de futebol? Você sabe quais os direitos trabalhistas que o jogador de futebol possui? Nós, da Advocacia Maria Pessoa estamos à disposição para te auxiliar! Somos um escritório de Advocacia com assessoria jurídica desportiva especializada que conta com profissionais capacitados para as mais diversas demandas. Atuamos na área do Direito Desportivo, Direito Trabalhista, Direito Cível, Direito de Família e Direito Previdenciário. Podemos te auxiliar? Entre em contato conosco e agende sua visita em nosso escritório: (11) 2403-3180, (11) 97053-3654 (Whatsapp), e-mail: maria.pessoa.lima@terra.com.br . Ficaremos honrados em atendê-lo!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply