Orientações Gerais

7 dicas de como prevenir lesões no esporte

julho 8, 2021
como prevenir lesões
Compartilhe este conteúdo

A busca por como prevenir lesões é constante para qualquer esportista, seja ele jogador de futebol, de vôlei, corredor ou de qualquer outra modalidade. Afinal, as lesões impõem um período fora das atividades, que é algo que ninguém deseja.

Por isso, hoje preparamos uma publicação especial para que você diminua as chances de ter esse tipo de problemas. Veja nossas 7 dicas abaixo!

1.      Como prevenir lesões requer que você entenda seu corpo

Outro fator que você precisa saber ao buscar como prevenir lesões é que você precisa entender o seu corpo. Ou seja, ele está dando algum sinal sobre o que você está fazendo?

Digamos que você esteja realizando algum movimento que esteja gerando uma dor maior do que as contrações do alongamento. Neste caso, não insista, uma vez que é a forma do seu corpo de dizer que você está ultrapassando os limites. Então, perceba o que está errado e tente consertar.

2.      Sempre realize alongamentos

como prevenir lesões

A primeira dica de como prevenir lesões está ligada aos famosos alongamentos. A esta altura, se você é um esportista, já deve ter ouvido falar bastante sobre o quanto elas são importantes, não é verdade?

No entanto, não é incomum que atletas não deem muito valor a isso porque acham chato ou simplesmente porque preferem estar praticando esportes. Na verdade, porém, ignorar os alongamentos é um grande erro.

Eles servem para preparar os seus músculos para as atividades de alta intensidade que você está prestes a fazer. Dessa forma, você deve executar exercícios que alonguem todos os músculos que você está prestes a utilizar.

Leia mais:  Dicas de jogadores que passaram por peneiras na Alemanha

Caso você esteja “frio”, as chances de lesões musculares são muito maiores. Além disso, é interessante também realizar alongamentos após as atividades físicas.

3.      Use os calçados corretos para a prevenção de lesões

Você é um jogador de futebol? Um atleta do vôlei? Ou de outro esporte? Em qualquer que seja o caso, o essencial é que você saiba que, assim como qualquer outro profissional, você também tem os seus instrumentos de trabalho.

Assim, na maioria dos casos, o principal instrumento é o calçado, que serve não somente para dar maior equilíbrio e potência, como também para ajudar na tarefa de como prevenir lesões. Por isso, escolha sempre com atenção.

Portanto, se você for um jogador de futebol, por exemplo, escolha a chuteira ideal. Saiba, também, quando as travas de alumínio são mais recomendadas e quando as de borracha são.

4.      Sempre beba água

como prevenir lesões

Como prevenir lesões também está ligado ao que você toma e ao que você come. Por isso, vou começar falando um pouco mais do aspecto da hidratação.

Através da ingestão de líquidos, como a água ou os isotônicos, você repõe a água perdida e também alguns nutrientes que são indispensáveis no organismo. Dessa forma, mantém o corpo mais saudável e os músculos com os nutrientes corretos.

5.      Alimente-se bem para prevenir lesões

Além da hidratação, então, a alimentação também é fundamental. Por isso, como prevenir lesões também está relacionado ao que você ingere no seu dia a dia.

Sobre isso, porém, já fizemos uma publicação especial. Clique aqui e veja como ter uma boa alimentação para jogadores de futebol de base. Os mesmos parâmetros que estão nesta publicação servem para a maioria dos esportes.

Leia mais:  Saiba como funciona a aposentadoria de atletas

6.      Fortaleça sua musculatura

Fortalecer a musculatura é outro meio importante de como prevenir lesões. Assim, através deste fortalecimento, seu corpo fica mais preparado para impactos e para atividades que exigem uma alta intensidade.

Ou seja, é fundamental independentemente do esporte que você faça, seja ele futebol, atletismo, basquete ou qualquer outro.

7.      Obedeça ao seu treinador

Por fim, a última dica de como prevenir lesões é obedecer ao seu treinador. Certamente, ele sabe muito mais do que você e também não deseja que você saia machucado.

Então, independentemente da sua opinião, siga o que ele diz, e não exagere na carga de exercícios. Caso estiver sentindo algum incômodo ou dor, também comunique a ele.

E então, está se sentindo mais preparado para os exercícios? Siga nosso blog para mais informações como essas!

Você sabe com quantos anos o menor pode assinar um contrato como jogador de futebol? Você sabe quais os direitos trabalhistas que o jogador de futebol possui? Nós, da Advocacia Maria Pessoa estamos à disposição para te auxiliar! Somos um escritório de Advocacia com assessoria jurídica desportiva especializada que conta com profissionais capacitados para as mais diversas demandas. Atuamos na área do Direito Desportivo, Direito Trabalhista, Direito Cível, Direito de Família e Direito Previdenciário. Podemos te auxiliar? Entre em contato conosco e agende sua visita em nosso escritório: (11) 2403-3180, (11) 97053-3654 (Whatsapp), e-mail: maria.pessoa.lima@terra.com.br . Ficaremos honrados em atendê-lo!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply