Sem categoria

Por que os advogados estão migrando para o Direito Desportivo, uma área em ascensão?

outubro 26, 2020
direito desportivo
Compartilhe este conteúdo

Advogados podem atuar em incontáveis áreas, e uma delas é o Direito Desportivo. 

Essa é uma área em ascensão, e muitos advogados estão migrando para ela. E se tomarmos um tempo para entender o motivo, fica fácil entender. 

Você se lembra em 2013, quando o Fluminense foi rebaixado durante o jogo e conseguiu reverter a situação por conta do seu departamento jurídico que mostrou ótima atuação? 

Ou então, o caso em que o Dudu do Palmeiras se descontrolou e agrediu um árbitro em 2015? Nesse caso, ele havia sido condenado inicialmente a ficar afastado dos jogos por 180 dias, mas os advogados do time recorreram à decisão e conseguiram contornar. 

O jogador precisou ficar afastado apenas durante 4 jogos e pagar um valor de R$50 mil reais aos Médicos Sem Fronteiras. 

Deu para começar a entender a importância de um advogado especializado em Direito Desportivo? 

O setor está em ascensão no Brasil, e nesse artigo você entenderá porquê! 

Por que o Direito Desportivo é uma área em crescimento no Brasil? 

Se você pensou que é pelo fato de o Brasil ser o país do futebol, de certa forma, não está errado. 

O setor de Direito Desportivo no Brasil está em crescente expansão, sendo hoje um dos mercados que entram na lista dos 3 setores mais promissores no país para advogados. 

Isso se deve ao fato de que, além de o futebol ser o esporte mais praticado no país, há diversos serviços que esses profissionais podem prestar aos jogadores, ligas, entidades desportivas e clubes. 

Um advogado especializado em Direito Desportivo é ainda mais requisitado quando a pauta é a oficialização de processos dentro dos times e ligas. 

Afinal, se um jogador precisar de um advogado por conta de um comportamento irregular do próprio jogador ou do clube, ou até mesmo para mudar de liga, é imprescindível que um advogado especializado nesse mercado faça o intermédio e oficialize os processos de acordo com a lei. 

De modo geral, o dia a dia de um advogado especializado nesse setor é bem parecido com o de advogados especializados em outros mercados. 

Afinal, um profissional especializado em Direito Desportivo também acompanha processos em audiências e tribunais. 

No entanto, há uma pequena diferença. O advogado especializado em Direito Desportivo também deve acompanhar o processo de negociação de atletas, e isso pode acontecer em diversos horários. Em alguns casos, até mesmo de madrugada, por conta do fuso horário. 

A importância da especialização na área

É importante frisar que o crescimento acelerado desse mercado ocorre no mundo inteiro, e não apenas no Brasil. 

Mas se pensarmos no nosso país, uma grande parte da importância da expansão vem por conta do movimento de dinheiro gerado através do futebol. 

No caso do futebol especificamente, é um esporte que movimenta muito, mas muito dinheiro no mundo inteiro. 

Para você ter uma ideia, entre 2018 e 2019, apenas na Europa, o futebol movimentou aproximadamente R$112 bilhões de reais! 

Isso é facilmente explicado não apenas pela globalização do esporte, mas também pela transição de vários jogadores brasileiros de times nacionais para as ligas internacionais. 

Por conta disso, os clubes e as ligas de futebol buscam cada vez mais manter essas relações preservadas perante a lei, prezando pelo bem estar dos jogadores e de todos os envolvidos nos processos. 

E, consequentemente, esse movimento abriu portas para que mais profissionais do Direito se especializassem no mercado de Direito Desportivo. 

Uma das áreas que mais têm demanda é a de agenciamento de atletas. Os empresários dos jogadores não apenas defendem seus direitos, como também conduzem negociações e transferências entre times dentro da lei. 

Afinal, o advogado deve conhecer não apenas o futebol em si, mas também a legislação. 

E então, você gostou de saber mais sobre a ascensão do Direito Desportivo no Brasil e no mundo e da importância do profissional no mercado? 

Deixe o seu comentário abaixo, e aproveite para compartilhar esse post em suas redes sociais! 

Leia mais:  Escolhendo um escritório de advocacia para direito trabalhista
Você sabe com quantos anos o menor pode assinar um contrato como jogador de futebol? Você sabe quais os direitos trabalhistas que o jogador de futebol possui? Nós, da Advocacia Maria Pessoa estamos à disposição para te auxiliar! Somos um escritório de Advocacia com assessoria jurídica desportiva especializada que conta com profissionais capacitados para as mais diversas demandas. Atuamos na área do Direito Desportivo, Direito Trabalhista, Direito Cível, Direito de Família e Direito Previdenciário. Podemos te auxiliar? Entre em contato conosco e agende sua visita em nosso escritório: (11) 2403-3180, (11) 97053-3654 (Whatsapp), e-mail: maria.pessoa.lima@terra.com.br . Ficaremos honrados em atendê-lo!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply