Sem categoria

Idade para jogar futebol: qual é a certa?

janeiro 18, 2022
idade certa para jogar futebol
Compartilhe este conteúdo

E então, qual é a idade para jogar futebol? Existe uma certa? E se passar dessa idade, ainda é possível? Essas dúvidas são comuns, já que atuar como atleta profissional é o sonho de muitas pessoas.

No entanto, nem sempre é fácil seguir esse percurso. É verdade que a maioria dos profissionais demonstra que sim, existe uma idade para jogar futebol que é mais indicada para quem está começando. Você sabe qual é? Acompanhe!

Melhor idade para jogar futebol

idade para jogar futebol

De fato, se você está querendo começar no esporte, saiba que existe sim uma idade para jogar futebol. Embora não seja impossível começar fora do padrão, em geral os clubes priorizam atletas em uma certa faixa etária.

Dessa forma, estamos falando em particular dos jogadores jovens. Ou seja, quanto antes você começar, melhor é. Quem inicia no esporte já na adolescência, por exemplo, tem menos chance tanto de se desenvolver adequadamente quanto de conseguir uma vaga em um time.

Por isso, o ideal é começar desde pequeno mesmo. Se for possível, já quando criança devem iniciar os primeiros treinos e contatos com o esporte. Ainda assim, entrar em categorias de base até os 12 ou 13 é o ideal.

Alguns jogadores começam um pouco mais tarde, e o ideal normalmente é indicado até os 16 anos. E isso acontece por uma série de fatores.

Primeiramente, os olheiros dos clubes preferem jogadores mais jovens, com maior capacidade de se desenvolver. Além disso, os treinos para crianças estimulam o desenvolvimento técnico desde cedo, fazendo com que o jogador chegue mais pronto.

Para que você tenha alguns exemplos, pense nas transferências de Vinícius Junior, Rodrygo e Reinier, todos vendidos muito jovens. Eles foram negociados, respectivamente, por 45 milhões de euros, 30 milhões de euros e 45 milhões de euros.

Leia mais:  Escolhendo um escritório de advocacia para direito trabalhista

Note que nenhum deles havia ganhado grandes títulos no futebol, nem mesmo eram os principais atletas da seleção nacional. No entanto, por serem muito jovens, com grande qualidade e ótimo potencial, foram negociados por esse valor.

Contudo, isso não quer dizer que somente quem entrar no futebol desde cedo que irá ter sua chance. Como você vai ver abaixo, é possível começar tarde também em determinadas situações.

É impossível começar tarde?

Se começar desde cedo é o melhor quando falamos em idade para jogar futebol, não quer dizer que ninguém mais possa tentar. É verdade que temos uma série de exemplos de atletas que iniciaram mais tarde e conseguiram ter sucesso na carreira.

Para que você tenha uma ideia, vamos citar alguns centroavantes de alto nível. Todos eles começaram depois dos 20 anos.

Primeiramente, o ex-atacante do Corinthians e do Flamengo Liédson assinou seu primeiro contrato profissional somente aos 23 anos. Assim como ele, Jonas, ex-Grêmio e Benfica, que também passou pela seleção, iniciou igualmente após os 20.

De forma complementar, Leandro Damião, que brilhou pelo Internacional e foi artilheiro dos Jogos Olímpicos, sequer fez categoria de base.

Portanto, note que tudo depende de uma série de fatores. Em geral, são muito mais raros os exemplos de jogadores que começaram mais tarde e conseguiram ter sucesso. Ainda assim, eles existem.

Por isso, tenha em mente que, se você é iniciante, a melhor idade para jogar futebol é o quanto antes possível, de preferência antes dos 16 anos. Após isso, embora existam chances de se profissionalizar, elas se tornam muito mais difíceis.

Leia mais:  O que é o exame antidoping?

Como começar?

idade para jogar futebol

Independentemente da idade para jogar futebol, existem alguns métodos para conseguir começar no esporte. Eles visam aumentar as suas chances de melhorar como atleta e de aparecer para os clubes.

Em primeiro lugar, busque melhorar a sua capacidade de jogo. Ou seja, melhore sua técnica e seu entendimento sobre o esporte, treinando bastante e observando atletas profissionais de alto nível.

Além disso, veja como conseguir chances no Brasil e como jogar futebol no exterior, visto que as duas oportunidades são possíveis. Porém, fique atento porque as exigências e protocolos durante a pandemia estão diferentes visando evitar a contaminação pelo vírus.

Outra dica é sempre estar atento aos testes e às peneiras de futebol, que ocorrem em todos os lugares e com certa frequência. Você pode impressionar um olheiro e, quem sabe, conseguir a tão sonhada vaga em um clube.

Por fim, procure uma assessoria jurídica que possa protegê-lo legalmente, garantindo sua segurança jurídica. Assim, você evita problemas contratuais.

Tirou suas dúvidas sobre a idade certa para jogar futebol? Deixe nos comentários!

Você sabe com quantos anos o menor pode assinar um contrato como jogador de futebol? Você sabe quais os direitos trabalhistas que o jogador de futebol possui? Nós, da Advocacia Maria Pessoa estamos à disposição para te auxiliar! Somos um escritório de Advocacia com assessoria jurídica desportiva especializada que conta com profissionais capacitados para as mais diversas demandas. Atuamos na área do Direito Desportivo, Direito Trabalhista, Direito Cível, Direito de Família e Direito Previdenciário. Podemos te auxiliar? Entre em contato conosco e agende sua visita em nosso escritório: (11) 2403-3180, (11) 97053-3654 (Whatsapp), e-mail: maria.pessoa.lima@terra.com.br . Ficaremos honrados em atendê-lo!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply