Jogar futebol no Canadá é o sonho de muitos jovens brasileiros.
Jogadores como Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar são fontes de inspiração para milhões de jovens ao redor do mundo que têm o mesmo sonho: se profissionalizar no esporte.
Nesse sentido, como é jogar futebol no Canadá? Existem oportunidades para jogadores brasileiros que querem tentar a carreira por lá?
Apesar de parecer um processo complicado, há alguns anos as oportunidades no Canadá estão aumentando graças a um jogador brasileiro de Santa Catarina, Frederico Moojen, que mora no Canadá e joga pela seleção.
As seletivas sempre acontecem nos meses de maio e junho, período de verão no Canadá. Elas acontecem em Montreal, e jogadores do mundo todo participam, como Marrocos, Brasil, Austrália, Portugal e França.
Além disso, os recrutadores levam ainda cerca de 20 treinadores universitários para que eles fiquem de olho nos talentos que aparecem por lá.
Você se interessa pelo assunto? Então, continue lendo o post que preparamos abaixo para você!
Quero jogar futebol no Canadá. E agora?
Muitos jogadores brasileiros são chamados para fazer testes no Canadá, e ficam com a dúvida sobre qual visto emitir e como funciona a carreira de jogador profissional no país.
Antes de qualquer outra coisa, é importante ter em mãos o convite do clube para que seja exposto em detalhes o motivo pelo qual você está fazendo essa viagem.
As informações mais importantes são, por exemplo:
- O período em que o clube vai realizar os testes para novos jogadores;
- Se o clube se responsabilizará pelos gastos e custos de vida do atleta durante o período de teste;
- Quanto tempo é esperado que o atleta fique na região;
- E quaisquer detalhes que possam ser importantes.
Importante frisar também que esse convite feito pelo clube deve ser um documento oficial em papel timbrado e assinado pelo responsável, no caso, o clube.
E nesse caso, qual é o tipo de visto necessário?
O visto de turista, mas com algumas modificações. Por exemplo, ele deve ter a comprovação de que há um propósito específico para o atleta no país, e que ele não está indo apenas para passear.
Nesse sentido, é importante apresentar:
- Os documentos pessoais do jogador, como passaporte, identificação, etc.;
- E documentos que podem provar a permanência do jogador no Canadá durante o período de testes ou a região onde eles serão feitos. Cartas de clubes anteriores, contratos e fotos podem ajudar também com a comprovação.
Quero jogar futebol no Canadá! O que eu preciso fazer?
Mesmo que o clube esteja disposto a arcar com alguns custos do atleta durante o período de teste, é necessário comprovar que ele tem condições financeiras de se manter no país pelo tempo proposto.
Comprovando, por exemplo, que tem recursos suficientes para comprar as passagens de ida e volta.
E não para por aí. Um atleta que deseja jogar futebol no Canadá também precisa comprovar que tem vínculos no Brasil, caso os testes não deem certo.
Por exemplo: cursar uma faculdade, ter bens materiais como carro, apartamento/casa ou até mesmo estar em um relacionamento estável (casamento), pode ajudar a comprovar que existe um vínculo e que o jogador não ficará no Canadá caso não consiga a vaga como jogador de futebol.
E, claro, caso o atleta já tenha algum contrato com um clube brasileiro, isso também pode ajudar bastante a comprovar a volta no caso de as coisas não darem certo por lá.
Por fim, é importante saber que o visto de turista para o Canadá não oferece garantias ao jogador, e quaisquer decisões finais sempre ficam a critério da imigração canadense.
Ah, e mais uma coisa. Ter o visto canadense não dá direito a entrar nos Estados Unidos, mas o contrário sim.
Por isso, antes de tirar o seu visto, poderá recorrer a agências no Brasil que possam ajudar você a tirar o visto para o Canadá e Estados Unidos.
Dessa forma, caso você não consiga jogar futebol no Canadá, ainda assim terá a oportunidade de tentar nos Estados Unidos!
E então, você gostou das informações acima?
Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe esse post em suas redes sociais!
Aproveite para conferir nossos outros artigos para entender melhor como funcionam os direitos dos jogadores de futebol antes de assinar um contrato!
No Comments