Direito Desportivo

Como pedir patrocínio esportivo? Confira como você pode fazer!

dezembro 24, 2018
Tempo de leitura 4 min

Um atleta em início de carreira precisa de dinheiro para comprar uniformes, realizar inscrições em eventos esportivos, custear despesas com médicos, fisioterapeutas e nutricionistas, entre outros gastos necessários para o desenvolvimento da sua carreira. Para custear essas despesas, é possível contar com o apoio financeiro de terceiros, mas você sabe como pedir patrocínio esportivo?

Neste artigo, você entenderá qual é a importância da captação de recursos para a carreira do atleta e o que precisa saber para buscar patrocínio esportivo no mercado. Continue a leitura e descubra!

Qual é a relação entre a captação de recursos e a carreira do atleta?

A vida do atleta no Brasil não é tão simples, muitas vezes, é preciso conciliar trabalho, estudos e treino. O sonho de construir uma carreira está baseado na necessidade de ter disponibilidade financeira para cobrir os custos atrelados à rotina e aos compromissos do atleta.

Com uma rotina tão complicada, é comum que o desempenho do profissional não seja o esperado e isso faz com que milhares de pessoas desistam da prática do esporte profissionalmente, já que elas não alcançam os resultados pretendidos.

Dessa maneira, a captação de recursos via patrocínio é uma necessidade primordial, já que ela cobre custos com materiais, viagens, inscrições em campeonatos, tratamentos médicos, suplementação alimentar e tudo o que for necessário para a rotina do atleta no desempenho da prática esportiva.

Como o atleta pode buscar patrocínio esportivo no mercado?

Existem diversas alternativas para o atleta que deseja buscar patrocínio esportivo no mercado. Destacamos a seguir algumas das principais. Confira!

Patrocínio de empresas

O patrocínio de empresas é uma das formas mais conhecidas de apoio financeiro aos atletas. Ele ocorre quando uma empresa custeia financeiramente a carreira de um atleta, com fornecimento de materiais ou de dinheiro para cobrir as despesas.

Em troca, o atleta pode utilizar uniformes com a marca da empresa ou ainda realizar ações de marketing digital nas redes sociais, mencionando e indicando o seu patrocinador.

Crowdfunding

Outra modalidade de patrocínio que vem ganhando destaque nos últimos anos é o crowdfunding. Também conhecido como financiamento coletivo, esse tipo de solução possibilita que pessoas comuns contribuam financeiramente com projetos pessoais ou profissionais.

As campanhas são feitas em plataformas específicas e costumam oferecer recompensas para os doadores. A recompensa varia de acordo com as particularidades de cada financiamento.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Bolsa Atleta

A Bolsa Atleta é um benefício oferecido pelo governo federal e por alguns estados e municípios para atletas de alto rendimento. Os interessados podem se inscrever para concorrer a uma bolsa mensal pelo período de 12 meses.

Os valores podem variar de R$ 370 até R$ 15 mil no programa federal. Os critérios para obtenção da bolsa estão vinculados ao desempenho dos atletas no seu esporte e a possibilidade de conquistar campeonatos importantes.

Programa Atletas de Alto Rendimento

O programa, também conhecido como PAAR, foi criado pelo Ministério da Defesa em parceria com o Ministério do Esporte, e tem o objetivo de patrocinar atletas brasileiros com alto rendimento. Ele pode ser estendido para diferentes modalidades esportivas.

Caso aprovados, esses atletas são incorporados às Forças Armadas e passam a receber todos os benefícios de profissionais da área militar, tais como salário, férias e assistência médica.

Qual é a importância de uma assessoria jurídica neste processo?

A assessoria jurídica permite que os atletas profissionais tenham condições de organizar suas carreiras com planejamento legal e segurança jurídica.

Contar com o apoio de profissionais especializados é imprescindível para a manutenção e desenvolvimento de uma carreira como atleta. No que diz respeito ao patrocínio esportivo, além de orientar com relação à legislação, o apoio de advogados permite firmar contratos com empresas e patrocinadores, garantindo segurança e clareza nos direitos e deveres das partes envolvidas.

Agora que você já sabe como pedir patrocínio esportivo, que tal contar com o apoio de um advogado desportivo para a gestão jurídica da sua carreira? Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar na segurança e planejamento da sua carreira esportiva.

Somos especializados em Direito Desportivo. Maiores informações acesse o nosso site ou entre em contato nos telefones abaixo:

Fixo: (11)2403-3180

WhatsApp: (11) 97053-3654

Site: http://www.advocaciamariapessoa.com.br/

Contato EspecialistaPowered by Rock Convert

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário