Direito Desportivo

Entenda como funciona o patrocínio esportivo e o papel do patrocinador

abril 16, 2020
como funciona o patrocínio esportivo

A carreira de atleta profissional exige muito treinamento. Para manter o foco, a técnica não é suficiente. É preciso contar com um bom suporte financeiro para pagar pela participação nas competições, assim como pelo trabalho da equipe. Nesse sentido, o apoio de patrocinadores atende bem a essa necessidade. Você sabe como funciona o patrocínio esportivo?

Conseguir esse financiamento não é tarefa simples, mas existem algumas atitudes que podem facilitar — como procurar pelas empresas certas, manter uma boa relação com o público e cuidar bem da imagem. Com a estratégia correta, é possível ser notado pelos patrocinadores.

Para ajudar você a entender melhor sobre esse assunto e conhecer qual é o papel do patrocinador esportivo, preparamos este artigo com algumas informações sobre o tema. Confira!

Como funciona o patrocínio esportivo?

Esse modelo de financiamento é uma forma de investimento que as empresas fazem nos atletas ou em eventos esportivos com o objetivo de alcançar determinado público. Por meio do patrocínio, o atleta recebe um valor financeiro em troca da representação da marca.

Isso contribui para custear a participação em eventos competitivos e aumenta seu reconhecimento. Em contrapartida, a imagem da empresa melhora, ela ganha mais simpatia do público e, consequentemente, mais espaço no mercado.

Qual é a importância do patrocínio para o atleta?

Como você sabe, desde muito jovens, os atletas precisam enfrentar uma rotina intensa de exercícios e competições. Além disso, geralmente é necessário conciliar o esporte com os estudos no início da carreira. Nesse sentido, o patrocínio esportivo é uma forma de manter jovens atletas no esporte.

Com o suporte financeiros dos patrocinadores, é possível ter acesso aos itens essenciais para um bom desempenho — como suplementos, roupas e calçados específicos, alimentação especializada, tratamentos médicos, entre outros. Além disso, o patrocínio também atende aos gastos relacionados às competições, como passagens, hospedagens e taxas de inscrições.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

O que considerar ao buscar um patrocínio?

Ao buscar um patrocínio esportivo, é importante ter atenção ao contrato, em que devem constar todas as cláusulas necessárias ao cumprimento das obrigações do patrocinador e do patrocinado. Por isso, outro ponto que deve ser considerado é o auxílio de um advogado especialista em direito desportivo.

A assessoria jurídica especializada vai garantir que não constem regras abusivas ou qualquer erro de valores no contrato.

O acompanhamento jurídico possibilita que você tenham as condições necessárias para organizar sua carreira de modo seguro e planejado, pois esse profissional sabe orientar adequadamente com relação às normas envolvidas nessa prática.

Qual é o papel do patrocinador?

Com o passar dos anos, o esporte foi se firmando cada vez mais como um negócio lucrativo e, por isso, atraindo mais patrocinadores. As empresas patrocinadoras exercem um papel de destaque dentro da modalidade na qual investem.

Nesse sentido, não podemos dizer que a marca apenas contribui financeiramente em troca de alguns benefícios. O patrocínio esportivo é muito mais do que isso. Além disso, não é apenas a empresa que se beneficia ao investir no esporte, mas o esporte também tem muitas vantagens com essa relação.

O patrocinador tem o papel de atrair as equipes aos eventos, aumentar a cobertura da mídia e permitir maior engajamento do público. Por isso, ele pode ajudar bastante no crescimento e desenvolvimento da modalidade.

A associação entre marcas e atletas traz muitos benefícios a ambos os lados. Conquistar um patrocinador pode fazer a diferença entre desistir do esporte ou conseguir se manter firme na busca pelo sucesso. Por isso, é importante saber como funciona o patrocínio esportivo e como esse modelo de investimento pode alavancar sua carreira. Em caso de dúvidas sobre o assunto, não deixe de consultar um profissional especializado em direito desportivo.

Gostou de conhecer mais sobre patrocínios no esporte? Para ficar ainda mais por dentro desse assunto, veja como pedir patrocínio esportivo!

Contato EspecialistaPowered by Rock Convert

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply